Comunicação Científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Publicações Eletrônicas
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Sistema de Indicadores
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Técnicas da Comunicação Científica
Comunicações Técnico-científicas
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
UNIVERSIDADE DE ÉVORA 9 de Novembro de Missão Aperfeiçoar o seu Sistema de Informação Científica melhorando valências existentes e criando novas;
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
O PESQUISADOR E A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica
OBJETIVO Encerrar o processo formativo do aluno de Administração com a realização de um trabalho de curso integrado e desafiador.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Métrica do Qualis: Exemplo da Química. Jornal da Ciência, Julho 2009.
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
UMC Local de produção e socialização do conhecimento
Elaboração de Artigo Científico
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
METODOLOGIA DA PESQUISA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília Recife
Política Educacional Brasileira
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e instituição do Programa Indicar o para contato Todas as.
Workshop de Avaliação Continuada (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e a instituição do Programa.
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
TRABALHOS CIENTÍFICOS
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
Universidade Sociedade. Brasil tem um parque produtivo -Metalúrgia -Siderúrgica -Automotiva -Papel e celulose -Aeronautica -Petroleo -Agroindustria.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural.
PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NO FORMATO DO TCC
Pesquisa Bibliográfica
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
QUALIS Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Núcleo de Estudo e Pesquisa no Cuidado e Desenvolvimento Humano NEPCDH Ana Luiza de Aquino.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Tipos de documentos na área da saúde Disciplina – Comunicação e Informação – Atividade Integradora.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Comunicação Científica Importância e Veículos de Comunicação

Comunicação Científica Conceito troca de informações entre membros da comunidade científica, incluindo, atividades associadas à produção, disseminação e uso da informação, da concepção aos resultados de sua pesquisa.

Comunicação Científica Importância e função Disseminação do conhecimento continuidade ao conhecimento científico definir e legitimar novas disciplinas e campos de estudos

Comunicação Científica História Cartas entre os pesquisadores e publicações esporádicas de panfletos e livros revista científica disseminação da literatura científica, caráter de publicação regular, divulgação rápida e garantida dos resultados de um número maior de pesquisas Estimulação de novos trabalhos e promoção de avanços científicos

Comunicação Científica Padrões da comunidade científica qualidade, confiabilidade e credibilidade críticas e avaliações feitas por outros cientistas da área, são vitais para a consecução de pesquisas científicas consistentes.

Comunicação Científica Comunicação Informal (colégio invisível) representados por canais de comunicação oral público mais restrito maior capacidade de feedback ao pesquisador ocorre mais na fase inicial ou conceitual do trabalho de pesquisa Ex:conversas entre colegas pesquisadores e entre pequenos grupos reunidos em encontros, almoços, visitas a laboratórios.

Comunicação Científica Periódicos público potencialmente grande pouca interação entre esse público e o pesquisador mais antiga e pode ser armazenada permanentemente e recuperada linguagem escrita periódicos, livros, teses, dissertações e anais de reuniões científicas redes eletrônicas públicas, revistas de popularização da ciência, artigos de jornal em seções especializadas

Comunicação Científica Formato das comunicações Monografias Relato escrito detalhado de um único tema tratado em extensão e profundidade, mas não em alcance metodologia científica; Dissertações Relato escrito detalhado de trabalho de mestrado Teses Relato escrito detalhado de trabalho de doutorado Artigos Relato escrito resumido de pesquisa científica Resumos Relato escrito do resumo de pesquisa científica

Comunicação Científica Comunicação Formal no Brasil periódicos, livros e monografias anais de encontros científicos e profissionais teses e dissertações Periódicos arquivo oficial da comunidade científica avaliação e crítica prévias, por editores e bancas de especialistas Qualidade dos periódicos

Comunicação Científica CAPES(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) avaliação da pós-graduação stricto sensu; acesso e divulgação da produção científica; investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; promoção da cooperação científica internacional. http://www.capes.gov.br/

Comunicação Científica CAPES Qualis (programa) classificação feita pela CAPES dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos, objetivo é atender às necessidades específicas da avaliação da pós-graduação realizada por esta agência. Classificação de periódicos enquadrados em estratos indicativos da qualidade: A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero. http://qualis.capes.gov.br/webqualis/