Teoria Geral de Sistemas e Turismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abordagem Sistêmica da Administração
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Descrever sistema de saúde
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
Teorias de Sistemas de Informação
COMPLEXIDADE SISTÊMICA
26/10/2009Centro Universitário Franciscano Estudos Socioeconomicos I 1 O planejamento surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades,
DIRETRIZES CURRICULARES
Mercado Introdução MERCADO
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
TÓPICOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA EM ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Cristiane jonas Francisconi
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
DISCIPLINA: Teorias da Administração
Teoria de Sistemas Origens
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: geografia Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)
Teoria Geral de Sistemas
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA PESQUISA QUANTI QUALITATIVA
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Economia e Mercado 2ª AULA.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Metodologia de Pesquisa
Gestão de projetos culturais - 3
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
Teoria dos Sistemas Prof. Carlos Magno.
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
PESQUISA.
Fundamentos de economia
Profª. Taís Linassi Ruwer
Técnicas de Negociação e Decisão aula 1- Plano de Ensino
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Teoria Geral dos Sistemas
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTÁVEL
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Professor: Karina Oliveira Bezerra
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Análise Estrutural do Turismo
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Finalidades da pesquisa científica
Universidade Federal de Itajubá Ciência, Economia e Inovação Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
Entendendo a dinâmica do turismo
Segmentação de Mercado
Sociologia das Organizações
Entendendo a dinâmica do turismo. Sistema de Turismo Ecológico Cultural Econômico Social OFERTADEMANDA MERCADO Produção Consumo Distribuição Infra-estrutura.
Transcrição da apresentação:

Teoria Geral de Sistemas e Turismo

Bertalanffy reconheceu que as leis da Física não poderiam ser aplicadas igualmente na Biologia e na sociedade humana; por isso, ele postulava novas categorias do pensamento científico, com leis que pudessem ser aplicadas tanto na Física quanto na Biologia e nas Ciências Sociais.

As idéias de Bertalanffy foram publicadas em vários artigos e livros, mas o seu livro mais conhecido é TEORIA GERAL DOS SISTEMAS, publicado nos Estados Unidos, em 1968, no qual ele apresentou a sua teoria para os sistemas abertos. Tais sistemas poderiam ser de qualquer natureza, e a sua teoria geral de sistemas pretendia ser interdisciplinar.

A partir das idéias básicas de Bertalanffy (1973), constituem exemplos de sistemas o corpo humano, a economia de um país, a organização política de um município e o turismo de uma região qualquer.

Dessa forma: A teoria geral de sistemas permite analisar cada um desses sistemas de forma total – o sistema unido – ou dividir o sistema em partes para facilitar sua compreensão e seu estudo.

Note que: Um sistema, para ser completo, deve possuir meio ambiente (local em que o sistema se encontra); unidades (as partes do sistema); relações (entre as unidades do sistema); atributos (qualidade das unidades e do próprio sistema); input (o que entra no sistema); output (o que sai do sistema); feedback (o controle do sistema para mantê-lo funcionando corretamente); modelo (um desenho do sistema para facilitar a sua compreensão).

Existem vantagens e desvantagens de se estudar o turismo a partir da teoria geral de sistemas Pela criação de um modelo (desenho conceitual), tem-se uma visão geral do “todo” do turismo. É possível segmentar o sistema em partes e estudá-las separadamente. É possível separar o sistema turístico de outros sistemas, sendo seu estudo facilitado desta forma. Possibilita o estudo interdisciplinar do turismo. A separação do sistema turístico dos outros sistemas facilita o estudo, mas, entretanto, ocasiona uma visão fragmentada do objeto de estudo. Ao separar o turismo em um sistema, deveria ser levado em conta que o turismo faz parte de um sistema maior, como o social, por exemplo.

Getz (1986), Fez uma revisão teórica de artigos e livros publicados em língua inglesa e encontrou cerca de 150 modelos de abordagens do turismo, todavia nem todos são baseados na teoria geral de sistemas.

(2) Processos de planejamento e gerenciamento; e Segundo esse autor, Os modelos de turismo encontrados dividem-se basicamente em três grupos: (1) Modelos teóricos; (2) Processos de planejamento e gerenciamento; e (3) Modelos de previsão.

Segundo a bibliografica levantada: A primeira análise do turismo utilizando a teoria geral de sistemas foi feita por Raymundo Cuervo (1967); entretanto, não está presente no levantamento de Getz (1986), que trabalhou somente com textos em inglês.

No Brasil: O sistema turístico mais difundido e conhecido é o de Beni, que desenvolveu a sua teoria com inspiração na obra de Christofoletti (1979).

No exterior O sistema turístico mais conhecido é o de Leiper (1979). Sem dúvida, a teoria geral de sistemas é a teoria mais utilizada nos estudos turísticos mundiais, e grande parte dos autores internacionais baseia-se nela para empreender seus estudos do turismo.

Todavia: O sistema em questão não está livre de críticas, sendo mais comuns aquelas direcionadas à teoria de sistemas de um modo geral, como o fato de que os modelos sistêmicos oferecem algumas explicações de como funciona o turismo, mas não conseguem aprofundar fatos importantes para a compreensão total.

Isso ocorre pq algumas perguntas ficam em aberto, tais como: Qual seria a lógica que existe entre os componentes do sistema? Como os atributos do sistema influenciam seu funcionamento? Em que sentido é possível dizer que se constitui em um sistema funcional social? Como é possível a quantificação das entradas (input) e das saídas (output) de energia do sistema? Se não é possível essa quantificação, como seria possível, então, a sua análise qualitativa? Como é possível delimitar o sistema turístico de seu entorno?

Talvez: Devido a essas perguntas sem respostas, recentemente autores passaram a investigar e a procurar outras formas e teorias para se analisar o turismo; daí têm surgido análises inovadoras com a aplicação da teoria dos rizomas, da complexidade e da fenomenologia. (Perceba meu caro Unespiano que o Turismo faz uso de outras ciências para buscar respostas aos seus fenômenos próprios).

Modelo SISTUR de BENI O modelo de BENI busca identificar os componentes desse sistema, suas relações de CAUSA e EFEITO e o surgimento de subsistemas controladores e dependentes; de identificar e analisar outros sistemas antecedentes, interferentes e condicionantes ao sistema de turismo brasileiro; de analisar os elementos que o constituem.

a) delimitação e descrição física da área receptora; Esses elementos em linhas descritivas são: 1º Estudo do espaço turístico, abrangendo o levantamento de : a) delimitação e descrição física da área receptora; b) recursos naturais e culturais e análise do diferencial turístico; c) equipamentos receptivos:alojamento hoteleiro, extra hoteleiro e complementares de alimentação e recreação; d) infraestrutura de apoio a atividade turística recreativa.

2º Perfil socioeconômico da área receptora, compreendendo o levantamento de: a) ocupação do território e densidade demográfica; b) composição étnica da população e organização social; c) indicadores macroeconômicos, tais como: renda, investimentos de capital, consumo, importação e exportação; d) indicadores dos setores da atividade econômica, com ênfase no setor terciário.

a) organização institucional e legal; 3º Estudo da ordenação geopolítica e administrativa da área receptora, compreendendo a necessidade de levantamento de : a) organização institucional e legal; b) grau de intervenção do Estado; c) políticas básicas.

4º Estudo e previsões do comportamento do mercado de Turismo na área receptora, compreendendo a análise de CLUSTERS e o levantamento de: a) Oferta: indicadores de ocupação dos equipamentos receptivos e medidas de ocupação dos espaços de recreação. b) Demanda: quantificação e qualificação do tráfego turístico para caracterização e classificação dos fluxos em função de permanência, solicitação de equipamentos e outras variáveis de consumo, e medidas de intensidade de participação nas várias atividades de recreação e entretenimento.

5º Diagnóstico do turismo na área receptora, analisando-se seu potencial de influência no processo de desenvolvimento econômico da região. Meu caro estudante do curso de Turismo da UNESP lembre-se que: “O turismo moderno caracteriza-se fundamentalmente pela supersegmentação da demanda, a flexibilidade da oferta e a distribuição e busca de rentabilidade na integração regional e consequente economias de sistema, no lugar das economias de escala.

Próxima Aula Objetivos do Sistur