UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini

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UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP –MT 2015-2

Dados, informação e conhecimento Os dados podem ser considerados os fatos brutos, o fluxo infinito de coisas que estão acontecendo agora e que aconteceram no passado. Informação é o conjunto de dados os quais seres humanos deram forma para torná-lo significativos e úteis. Conhecimento é o conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres Conhecimento é a capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseando-se em experiências prévias.!!

Dados, informação e conhecimento

São características de uma informação valiosa: Precisa: Não contém erro. Clara ou Completa: Econômica: Equilibrar o valor de informação com o custo para produzi-la. Flexível: Pode ser usada para uma variedade de propósitos. Confiável: Método de coleta de dados. Dirigida ou Relevante: Tomador de decisão. Simples: Rápida ou Pontual: Verificável: Pode conferi-la. Acessível : Segura:

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação, ou simplesmente TI, é o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. Este conjunto de recursos desempenha uma ou mais tarefas de processamento das informações do SI, tal como coletar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular e exibir dados. O principal benefício que a TI traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores.

Conhecimento de computadores e conhecimento de sistemas de informação Os computadores e outras tecnologias da informação são as bases técnicas ou as ferramentas dos sistemas de informação.  Sistemas de informação são muito mais amplos em seu escopo. Eles abrangem as tecnologias, os procedimentos organizacionais, as práticas e as políticas que geram informação, assim como as pessoas que trabalham como essa informação.

CONHECIMENTO EM COMPUTADORES Significa saber como usar a tecnologia da informação. Envolve um conhecimento de hardware, software, telecomunicações e técnicas de armazenamento de informação O conhecimento de computadores é uma parte importante para o planejamento de soluções para os problemas, mas é apenas o primeiro passo.

CONHECIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Para desenvolver conhecimento de sistemas de informação Você precisa saber!!??? Entender a natureza dos problemas enfrentados pelas organizações! De onde eles vêm? Como podemos desenvolver os sistemas para resolvê-los? Quem mais está envolvido na configuração das soluções do sistema? Como o trabalho pode ser coordenado? Essas questões envolvem projeto, organização e pessoas. (PEN).

CONHECIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CONSISTE EM TRÊS ELEMENTOS:  Um conhecimento e uma habilidade prática com tecnologias de informação;  Uma compreensão ampla de organizações e indivíduos, com uma perspectiva comportamental;  Uma compreensão ampla de como analisar e resolver problemas.

CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS 1º Grau de complexidade – Simples e Complexos. Ex: Bolo; Fabricação de Automóveis. 2º Grau de interatividade com o ambiente – Abertos e Fechados. Ex: Universidades; Relógios. 3º Grau de adaptabilidade - Estáveis (Não-Adaptáveis) e Grau de adaptabilidade - Dinâmicos (Adaptáveis). Ex: Pequena Fábrica de Brinquedos de Madeira; fábrica de computadores/equipamentos eletrônicos. 4º Tempo de existência – Permanentes e Temporários. Ex: Empresas grandes ; grupos de pesquisa

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS São 6 (seis) os principais objetivos organizacionais que podem ser maximizados com o uso de Sistemas de Informação em organizações:  Excelência operacional;  Novos produtos, serviços e modelos de negócios;  Relacionamento estreito com clientes e fornecedores;  Melhor tomada de decisões;  Vantagem competitiva;  Sobrevivência.

O propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos: informação como apoio à decisão – reduz a incerteza na tomada de decisão. b) informação como apoio à produção – isso ocorre na medida em que a informação contribui para que as organizações possam desenvolver melhores produtos e serviços, agregando valor ao negócio. c) informação como fator de sinergia – ligação e no relacionamento das unidades organizacionais (departamentos, seções ou pessoas). d) informação como fator determinante de comportamento – comportamentos positivos ou negativos, esperados ou inesperados.

A informação como um ativo da organização (ou um recurso). Leis que regem esse tipo de recurso. 1ª lei – Informação é infinitamente compartilhável. 2ª lei – O valor da informação aumenta com o uso. 3ª lei – Informação se deprecia de modo distinto. 4ª lei – O valor da informação aumenta com a precisão. 5ª lei – O valor da informação aumenta quando há combinação de informações. 6ª lei – Mais informação não é necessariamente melhor. 7ª lei – Informação se multiplica.

Perguntas!! Quais os ganhos que o Sr. Joaquim conseguiu obter com o uso da informação? 2) Proponha pelo menos uma melhoria que o Sr. Joaquim poderia incorporar ao seu sistema de informações atual. Justifique a melhoria baseando-se em algum benefício para o negócio. 3) Quanto aos tipos de informação, dê um exemplo de cada um daqueles encontrados no caso da mercearia. Informação operacional: Informação gerencial: Informação coletada no ambiente externo: Informação interna: Informação formal: Informação informal:

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Segundo as áreas funcionais: De forma a atender as necessidades de informações das funções empresariais, encontramos nas empresas: sistemas de informação de produção; sistemas de informação de finanças e contabilidade; sistemas de informação de vendas e marketing; sistemas informação de recursos humanos.

Segundo os níveis organizacionais: Para atender as necessidades de informação nos vários níveis, encontramos nas organizações: Sistemas de informação de nível operacional; Sistemas de informação de nível gerencial; Sistemas de informação de nível estratégico; e, Sistemas de informação de nível de conhecimento.

Sistemas de nível operacional: Denominados sistemas de processamento de Transação (SPT). Os SPT têm uma estrutura relativamente padrão: * Inf. Menor Nível. * Dados e Regras conhecidos.

Sistemas de informação de nível gerencial; Dois tipos de sistemas de informação se apresentam para dar suporte a essas atividades: Sistemas de informação gerenciais (SIG) e Sistemas de apoio à decisão (SAD).

Sistemas de informações gerenciais (SIG) Os SIGs proporcionam aos gerentes relatórios e consultas sobre o desempenho atual e registros históricos da empresa, de forma a apoiar as atividades de planejamento, controle e tomada de decisão.

Os SIG enfocam situações de decisão estruturadas, que são conhecidas antecipadamente Quadro: Alternativas de Relatórios Gerenciais

De acordo com Laudon e Laudon (2001, p De acordo com Laudon e Laudon (2001, p.36), as principais características dos sistemas de informação gerenciais. Dão suporte a decisões estruturadas nos níveis operacional e de controle gerencial; também são úteis à alta administração. Geralmente são orientados para relatórios e controle; são projetados para relatar as operações existentes e, então, ajudar a cuidar do controle das operações diárias. Baseiam-se em dados corporativos existentes e fluxos de dados. Têm pouca capacidade analítica. Geralmente ajudam na tomada de decisão usando dados passados e presentes. São relativamente inflexíveis. Têm uma orientação mais interna do que externa.

Segundo a abrangência organizacional: Ênfase na amplitude da organização e na sua complexidade. a) Sistemas de informação pessoais: No nível pessoal, encontram-se aplicações que os profissionais usam para melhorar sua produtividade. As principais aplicações de sistemas de informação pessoal são para dar suporte a: comunicações, análise e tomada de decisão, e registro e monitoramento das atividades.

b) Sistemas de informação de grupos: Em nível de grupo tem-se os sistemas que facilitam o processo de trabalho em grupo. As principais aplicações voltadas a grupos são aquelas que: compartilham hardware, promovem as comunicações, permitem análises, e apoiam o controle de documentos e monitoram o trabalho do grupo. c) Sistemas de informação corporativos: Em nível corporativo, os sistemas de informação dão suporte a todas as divisões e outras unidades de uma organização, integrando as ações desenvolvidas pelas diversas unidades empresariais, de modo a facilitar o fluxo de informação entre elas.

d) Sistemas de informação Interorganizacionais: Nessa categoria enquadram-se os sistemas que conectam duas ou mais organizações. Esses sistemas são comuns entre parceiros de negócios e podem favorecer a comunicação. São aplicações típicas nesse nível: Intercâmbio eletrônico de dados (EDI – eletronic data interchange) – troca eletrônica de documentos empresariais entre parceiros de negócios; Transferência eletrônica de fundos (EFT – eletronic funds transfer) – transferência de dinheiro através de redes de telecomunicação; Extranets – intranets estendidas que ligam parceiros de negócios; Bancos de dados Compartilhados – compartilhamento entre parceiros comerciais. Sistemas globais – SI que conectam duas ou mais empresas em dois ou mais países.

Atividade. Aperfeiçoamento http://www.vip-systems.com.br/  Sistemas de informações gerenciais (SIG) e sistemas de apoio à decisão (SAD).: Auxiliam na monitoração, no controle, na tomada de decisão e nas atividades administrativas.  Sistemas de processamento de transações (SPT): Monitoram as transações e as atividades básicas da organização (como vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, decisões de crédito ou fluxo de materiais em uma fábrica). http://www.vip-systems.com.br/