AÇÕES AFIRMATIVAS CONCEITO: são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Seguridade Social - Conceito
Direito Fundamental à Igualdade
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA
Saúde: bem público global e direito fundamental
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
World Education Research Association (WERA)
“La discriminación por etnia o raza”
Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras.
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
CENTRO FEMINISTA DE ESTUDOS E ASSESSORIA
Educação.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
Desenvolvimento Comunitário
Curso Direito à Memória e à Verdade
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Autoavaliação Institucional e a CPA
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
“A Lei Maria da Penha é uma das mais belas novidades transformadoras do Brasil pós Constituição de Ela coíbe exemplarmente a violência contra a mulher.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
Política Educacional Brasileira
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Percurso de constituição coletiva da Proposta Curricular de Santa Catarina. Juares da Silva Thiesen.
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Ações afirmativas e o sistema de cotas no Ensino Superior
Discriminação Racial (cotas)
II SEMINÁRIO “A JUSTIÇA E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL” SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - STJ DIA Mesa Redonda: HORIZONTE JURÍDICO E PRÁTICAS.
O que é política? Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Ciência do governo.
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Campina Grande Outubro 2015
Jardson brito| redação
Uma análise dos Projetos Políticos Pedagógicos do Programa Nacional de Formação em Administração Pública da UAB : Qual o lugar da diversidade e das ações.
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
A Cooperação como recurso fundamental no processo de desenvolvimento das universidades O caso da Universidade Polit é cnica, de Moçambique Rosania da Silva.
Lei nº – Estatuto Federal (20 Jul 2010)
Adotada pela ONU em 21 de dezembro de 1965, apresentou como precedentes históricos o ingresso de dezessete novos países africanos nas Nações Unidas em.
I DENTIDADE. O QUE DIZEM AS LEIS : Art O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de : IV - Educação infantil, em creche.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: DO PROTESTO DE RUA A PROPOSTAS E POLÍTICAS AUTORES Luiz Alberto Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais Petronilha.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
Transcrição da apresentação:

AÇÕES AFIRMATIVAS CONCEITO: são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros. Portanto, as ações afirmativas visam combater os efeitos acumulados em virtude das discriminações ocorridas no passado. (GTI, 1997;Santos,1999;Santos,2002).:

Ação Afirmativa é um conjunto de políticas que compreendem que, na prática, as pessoas não são tratadas igualmente e, conseqüentemente, não possuem as mesmas oportunidades, o que impede o acesso destas a locais de produção de conhecimento e de negociação de poder.

APANHADO HISTÓRICO: O termo surgiu pela primeira vez nos estados Unidos da América. Nos anos 60, os norte-americanos viviam um momento de reivindicações democráticas internas, expressas principalmente no movimento pelos direitos civis, cuja bandeira central era a extensão da igualdade de oportunidades a todos. O próprio Brasil possui um histórico de políticas de cunho afirmativo: a Lei dos Dois Terços (5.452/1943) do governo Getúlio Vargas, a Lei do Boi (5465/1968) que reservou vagas nas instituições de ensino - médio e superior - agrícolas para agricultores e filhos destes, a Lei 8.112/1990 que prescreve cotas para portadores de deficiências físicas no serviço público civil da União, a Lei 9.504/1997 que preconiza cotas para mulheres nas candidaturas partidárias, entre outras. Entretanto a medida mais polemizada é o sistema de cotas para negros e negras em instituições de ensino superior (IES). Que desde 2003 já possibilitou dezenas de milhares de vagas em mais de cinqüenta IES em todo país.

No Brasil Outra medida afirmativa em vigor em nosso país é a Lei 11.639/03, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional obrigando o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira em todo sistema educacional brasileiro, seja público ou privado. Por fim, ficam as palavras do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Benedito Barbosa Gomes, sobre o potencial transformador da Ação Afirmativa. “Entre os objetivos almejados com as políticas afirmativas está o de induzir transformações de ordem cultural, pedagógica e psicológica aptas a subtrair do imaginário coletivo a idéia de supremacia e subordinação de uma raça em relação a outra.” Por Thais S. Moya

OBJETIVOS PROMOVER A AIGUALDADE DE OPORTUNIDADES,COMBATE ÀS DESIGUALDADES NÃO JUSTIFICÁVEIS,GARANTINDO A DIVERSIDADE E O E PLUARISMO NAS DIRENTES ESFERAS DA VIDA SOCIAL,DENUNCIANDO E NATURALIZANDO A POSIÇÃO SUBORDINADA DE DETERMINADOS GRUPOS SOCIAIS (GOMES,20010).

FAZER COM QUE OS BENEFICIADOS POSSAM VIR COMPETIR EFETIVAMENTE POR SERVIÇOS EDUCACIONAIS E POSIÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO.( CONTINS,.SANTANA,1996). ...eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros. (Santos, 1999, p.25).

Considerações finais O caminho é longo e os obstáculos postos são significativos. A adoção de políticas de combate ao racismo,ao preconceito e à discriminação é condição básica para que as iniqüidades sejam proscritas e o país possam enfim galgar o caminho de uma verdadeira ordem democrática,onde as pessoas não sejam medidas por sua aparência física ou seu biótipo.

O Brasil que se busca,o país do desenvolvimento com igualdade de oportunidade e de acesso a bens e serviços,deve ter como desafio primeiro o combate ao problema racial,essa chaga secular que finda, deverá abrir uma nova etapa na existência da sociedade brasileira.