Aula Roteiro -corrigir exercicio da aula passada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
O ENQUADRE NO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PIAGET.
PSICOLOGIA Profª Dinamara Selbach 201E
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Concepções de Aprendizagem.
Psicopedagogia Clínica Institucional
Transtornos da Aprendizagem
Psicologia Educacional vs psicologia clínica
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
  Reabilitação cognitiva nos Transtornos de Aprendizagem.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Está sujeita a três elementos fundamentais:
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
PSICOPEDAGOGIA.
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
O trabalho de Jean Piaget
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.
A importância da vida afetiva
Terapia cognitivo comportamental
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Fundação de Atendimento de
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Adaptação e Inadaptação Escolar
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
DIFICULDADES DE APRENDIAZGEM
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
TREINAMENTO DESPORTIVO
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Plasticidade Cerebral
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Guarda, Adoção, Abuso Sexual
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Problema de Aprendizagem
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia, Infância e Educação
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
MIELOMENINGOCELE ASPECTOS PSICOLÓGICOS ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE - PSICÓLOGA.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
GISELE BALDRATI PSICOLOGA CRP 08/03264 SEXUALIDADE na ESCOLA.
Transcrição da apresentação:

Aula 12-05-10 Roteiro -corrigir exercicio da aula passada - A família de aluno com dislexia -seminário sobre os aspectos afetivos da DAs

A família do aluno com dislexia Os problemas de aprendizagem afetam toda família. A expressão de uma predisposição genética depende muito da presença de um entorno facilitador. A importância do luto da criança imaginada para não acontecer exigências impossíveis.

A família do aluno com dislexia Como decorrência do fracasso escolar pode aparecer sintomas de hiperatividade( para manipular o entorno), ansiedade ou depressão. A avaliação do funcionamento familiar é muito útil para orientação da mesma.

A família do aluno com dislexia A abordagem psicoterapêutica visa : o desabrochar global da criança, em vez de tratar a disfunção. Definir de forma realista as expectativas dos pais e informar corretamente sobre os problemas( compreender o papel das difunções cerebrais, saber sobre as perturbações comportamentais e afetivas, identificar o impacto familiar, escolar e social.)

A família do aluno com dislexia No atendimento das crianças disléxicas é essencial : A detecção precoce, Aporte de medidas reeducativas, e/ou/farmacológicas, evita o ciclo vicioso do fracasso, Melhorar a auto-estima, Reconstruir a própria imagem,

A família do aluno com dislexia Construir o prazer na leitura/escrita, Despertar o desejo de saber, Aumentar a tolerância à frustração, Valorizar setores de atividades que a criança é bem sucedida.

Aspectos afetivos e as Dificuldades de aprendizagem Aspecto afetivo como importante elemento a considerar no processo de aprendizagem . (problemas de auto-imagem, ansiedade excessiva, momento de luto, etc. Todas teorias concordam com isso.

Teoria psicogenética Para Piaget toda conduta , afetiva ou cognitiva é adaptativa. Em relação a aprendizagem : Afeto-interesse-assimilação- forma individual de aprender (visual, cinestésica, auditiva,etc), acomodação- equilibração O afeto pode estimular ou retardar o desenvolvimento intelectual, direciona os interesses dos indivíduos,é a motivação para o ato de conhecimento. O processo afetivo e cognitivo são de naturezas diferentes.

Enfoque psicanalítico O motor da vida é a pulsão sexual. Parte do desejo de saber mais sobre a sexualidade é sublimado e outra parte reprimido, deslocados para outros elementos socialmente aceitos(não ligados a sexualidade),

Enfoque psicanalítico Para Freud, a energia sexual sublimada é que alimenta a inteligência. Os impulsos afetivos e sexuais são o motor do desenvolvimento psicológico.

Teoria fatorialista Ênfase no estudo das diferenças individuais de inteligência. fala de uma capacidade geral ou inteligência, através de enfoque correlacional, na tentativa de demonstrar as semelhanças e diferenças entre os indivíduos. São usados testes e avaliações.

Bibliografia Sisto,F.F. Dificuldades de aprendizagenm no contexto psicopedagógico. Cap 5 Selma de Kassia Martineli. Estienne, F. Dislexias descrição, avaliação, explicação, tratamento. Pg 216. O papel da família.