Texto Impresso (elemento principal) Metodologia de ensino= fisicamente palpável Deve permitir o resgate da relação teoria- prática Redação metodológica=

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega =
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
IST/SOCIESC - MATERIAL DIDÁTICO: DESCONSTRUINDO O ONTEM PARA CONSTRUIR O HOJE E O AMANHÃ JANAE GONÇALVES MARTINS IST/SOCIESC -
O Ensino de Química a Distância
Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais
Proposta de Checklist para Avaliação de Sites Educacionais
Reorientação curricular
Liliani Lecco Dettogni
Contexto de Educação a Distância
Os Mediadores. Na aula anterior você estudou alguns dos principais conceitos de EaD. Nesta aula você aprenderá sobre as principais formas para mediação.
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
História da matematica Evair nº4.
Desenhado de acordo com a metodologia SENAI mediante contato com especialistas da Rede.
Artemilson Lima Ilane Cavalcante
Projeto Interdisciplinar
Rotina na Alfabetização:
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
A Vida no Contexto Cósmico Pâmela e Monaliza Data: 03/12/2010.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
INTRODUÇÃO.
Projeto Caça-Erros “Na prática escrever mal prejudica mais do que falar mal; a escrita permanece” (Antenor Nascentes)
A ATUAÇÃO DA EGAP/FUNDAP NA FORMAÇÃO DE TUTORES E A CUSTOMIZAÇÃO DE CURSOS ONLINE. Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP Escola de Governo.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
SOBRE O ENEM 1.
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
Universidade Castelo Branco - UCB
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
PLANO DE PRODUÇÃO – LIVRO PROPRIETÁRIO
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
Duas Mídias Atende Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação Introdução →  objetivos → materiais utilizados → experimentos com discussão →  síntese da.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Questionário do Estudante Enade
Atividade complementar 04
Título do trabalho Autor (es) e Orientador (es) Curso e Instituição
Pesquisa Bibliográfica
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Guilherme Dias Mattiello – Bolsista SEAD, acadêmico de Engenharia de Materiais - UFRGS. Alvaro Meneguzzi - Professor Dr do Departamento de Materiais da.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Introdução ao processo de aprendizagem
Título do Trabalho MOSTRA DE EXTENSÃO, INOVAÇÃO E PESQUISA - POLI/UPE 2015 – 24 a 26/11/15 Nome do Aluno Orientador Coorientador Cooautor(es) Curso (Engenharia.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
“Um país se faz de homens e livros”
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
Goldenberg, M. Introdução. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 5 ed. Rio de Janeiro: Record, p Aula.
A pré história da linguagem escrita
Indexação e Resumos: teoria e prática
Universidade... Curso de... Trabalho de Conclusão de Curso Nome do Autor do trabalho Orientador: nome do orientador Local / data.
Transcrição da apresentação:

Texto Impresso (elemento principal) Metodologia de ensino= fisicamente palpável Deve permitir o resgate da relação teoria- prática Redação metodológica= Parâmetros do curso, Características da clientela.

Material Impresso Produção do material Impresso para EaD Organização (introdução ou apresentação) Apresentação Do tema Objetivos (orientar a aprendi- zagem) Desenvolvimento (divisão de unidades) Atividades, leituras,Avaliação, Considerações gerais)

Material Impresso Aspectos orgânicos (introdução, divisão do Conteúdo) Aspectos linguísticos (vocabulário, tipos de Linguagem) Aspectos físicos (impressão, acabamento, Diagramação)

Texto online Vantagem: Facilidade com que são distribuídos, e inte- ratividade. Sua extensão, sua composição e seu desenho estão permanente- mente em jogo A partir de um texto base Pode-se construir outras fontes De informação, interligadas. Vantagem: Possibi- lita a Constante atua- lização dos conteú- dos disponibilizados

. Texto online