Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Ambiental e Políticas Públicas:
Advertisements

Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Nome do Município data Uma educação básica de qualidade para todos é condição para o desenvolvimento do País A educação é compromisso de todos nós -
Nome do Município data. Nome do Município data.
PLANO DE GESTÃO.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Experiência do CEARÁ. Experiência do CEARÁ Objetivos Geral Fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente; Específicos: Contribuir para criação e implantação.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Juventude Cabocla Socialista do Pará Projeto Juventude Pela Vida.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
Objetivos Específicos:
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Blog do

O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação Ambiental, educação popular e da mobilização social, compartilhando suas observações, visões e interpretações, da mesma forma que planejam, implementam e avaliam processos de formação de educadores ambientais (PROFEA, 2006).

Links/”botões” na pág. Inicial do blog Objetivos/Missão; Integrantes; mandar grupo – checagem – quem faz parte do coletivo? Histórico; Território; (situando o Município de Piracicaba e suas bacias, as bacias vizinhas e as duas UGRHIs); alguém que faça um mapa (infos de municípios, ugrhi, bacias); Projetos, Eventos e Ações; (em andamento; já realizados;) Princípios e valores do Coletivo Educador Piracicauá; Diretrizes/Linhas de Atuação/ Formas de ação Propostas de Formação; Cardápio de Aprendizagem; Divulgação de Eventos e Iniciativas; Publicações com participação do Coletivo; Publicações recomendadas (já tem as publicações do MMA linkadas!!); Instituições parceiras; Instituições ligadas à EA; - Fotos / Notícias – que ficam mudando

Objetivo/Missão O Coletivo Educador Piracicauá busca ampliar e efetivar ações conjuntas que possibilitem sinergia de recursos e competências pessoais e institucionais, voltadas para a sustentabilidade das bacias do município de Piracicaba.

Integrantes Algumas instituições participantes: Laboratório de Educação Política e Ambiental/OCA – ESALQ/USP; Imaflora; Iandé Educação e Sustentabilidade; USP RECICLA - ESALQ/USP; Instituto Terra Mater/Ponto de Cultura Educomunicamos; Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba – NEA; Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba - Centro Rural de Educação Ambiental “Dr. Kok”

Histórico O Coletivo Educador Piracicauá iniciou suas atividades em setembro de 2006, formado por pessoas e instituições atuantes na bacia do ribeirão Piracicamirim, abrangendo um território com habitantes e tendo um grupo articulado há mais de cinco anos através de iniciativas do Projeto Pisca/ESALQ - USP. Em 2007 na retomada de suas atividades, sentiu a necessidade de ampliar seu território de atuação, devido às sugestões do DEA/MMA e da abrangência das ações de seus parceiros em outras áreas do município. Com a ampliação do território, a área passou a abranger 35 sub e micro bacias do município de Piracicaba e cerca de habitantes.

Território O território do Coletivo Educador define-se como sendo todas as bacias hidrográficas de Piracicaba e municípios por elas abrangidos e demais interessados que estejam nas UGHRIs – Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos “PCJ - Piracicaba, Capivari e Jundiaí” e “Tietê – Sorocaba”. Para atuar na totalidade desse território, elencamos as seguintes etapas de trabalho: Etapa 1 – Bacias urbanas de Piracicaba Etapa 2 – Bacias rurais de Piracicaba Etapa 3 – Municípios vizinhos Etapa 4 – UGRHIs PCJ e Tietê – Sorocaba OBS: a idéia é que essas etapas estejam na forma de links, a pessoa clica em cada uma para ter mais informações! (situando o Município de Piracicaba e suas bacias, as bacias vizinhas e as duas UGRHIs);

Projetos, Eventos e Ações (em andamento; já realizados;) -Apoio na Elaboração das Cartilhas : ACIPI (Resíduos, Água e Solos), De olho na Bacia, Repensando os processos de EA no Ensino Básico; -Apoio na Realização dos Cursos: Repensando os processos de EA no Ensino Básico (2009/10); EA e Resíduos Sólidos – Formação de Professores no Ensino Fundamental e Médio (2008); -Apoio na Realização do Fórum de Gestão de Resíduos de Piracicaba – 2010/2011; -Realização da I, II e III Simapira – Semana Integrada de Meio Ambiente de Piracicaba. PRECISA COMPLETAR!!!

Princípios e valores do Coletivo Educador Piracicauá; O Coletivo Educador se constrói cotidianamente através do debate dialógico, buscando formas de atuação e caminhos que contribuam para o enfrentamento das mudanças socioambientais, locais e globais. Nesse sentido, o papel dos valores é fundamental, pois eles buscam responder às angústias em relação à base em que está constituída nossa sociedade e também auxiliam na construção de sociedades sustentáveis.

Princípios e valores do Coletivo Educador Piracicauá; Tabela do PPP! Valores: Sociedades Sustentáveis; Participação; Ação, Reflexão e Complexidade; Contexto; Identidade; Pertencimento; Comunicação; Cooperação; Igualdade; Potência de ação; Emancipação/Autonomia; Coerência; Continuidade; Felicidade.

Diretrizes/Linhas de Atuação/ Formas de ação

Propostas de Formação (cursos);

Cardápio de Aprendizagem;

Divulgação de Eventos e Iniciativas;

Publicações com participação do Coletivo;

Publicações recomendadas; POR FAVOR ADICIONEM SUGESTÕES E O ENDEREÇO ONDE SE ENCONTRA A OBRA NA INTERNET! DO MMA (já estão linkadas! Entre elas:) - CEAs Brasil; - Círculos de Aprendizagem para Sustentabilidade; - Encontros e Caminhos vol. 1 e vol. 2; - Coletivos Jovens de Meio Ambiente; - Coletivos Educadores para Territórios Sustentáveis; - COM-VIDA e Agenda 21 na Escola; - II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente; - Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil ; -Caderno Metodológico para ações DE educação ambiental e mobilização social em saneamento I e II.

Publicações recomendadas; -Identidades da educação ambiental brasileira; -Município s Educadores Sustentáveis; -PPP: centros de educação ambiental e salas verdes; -PRONEA E SISNEA; -Viveiros educadores; -Juventude, Cidadania e Meio Ambiente: Subsídios para a elaboração de políticas públicas;

Instituições parceiras;

Instituições ligadas à EA;

Pessoas que Aprendem Participando Junte-se a nós! coletivopiracicaua.blogspot.com