O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REDE EM NÚMEROS ATENDIMENTO 2007 A Educação Especial (Alunos de Escolas Especiais, Classes Especiais e Incluídos) Ano Educação InfantilEnsino.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
NOVA DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Profa Dra Rosa Carmina de Sena Couto
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Estágio Supervisionado PE: ES
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
Rafael João Sampaio UFRRJ – Departamento de Ciência Ambientais
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
Experiência de Habilitação do Estado do Rio de Janeiro na NOAS
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Indicadores sociais e educacionais
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
IPRS 2010 Índice Paulista de Responsabilidade Social
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Prefeitura Municipal de Mariana Pimentel/RS
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
Consórcio Energético do Rio Uruguai
Castanhal – maio 2015.
Caracterização Regional
Conceição do Araguaia – 2015
Belém 3 – maio 2015.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
SisPAE – Sistema Paraense de Avaliação Educacional Resultados SisPAE 2014 Belém – abril 2015.
Indicadores de Gestão Municipal Educação
Sistema Estadual de Meio Ambiente
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Contexto para a hipótese Não existe uma diretriz única de gestão pública para a oferta da educação municipal. Existem estratégias distintas de alocação.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
TERRITORIALIZAÇÃO.
Paragominas – maio 2015.
PCH Legislação e Estudo de Caso
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Lago de Tucuruí Edson da Silva e Silva Coordenador de Socioeconomia da FAPESPA.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Informe sobre as iniciativas.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL Campo Grande – MS 2014.
Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.
A Educação Infantil no Estado do Rio Grande do Sul.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
Plano de Desenvolvimento da Educação - MEC. Algumas frentes do PDE Compromisso Todos pela Educação Programa de Metas (IDEB) Avaliação de alfabetização.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO Tucuruí – 2015

A REGIÃO Nº de municípios: 07 População: 394.177 habitantes. Área territorial: 40.011 km². Destaca-se pela importância energética, através da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Potencial produtora de gado do rebanho bovino do estado. 4ª maior taxa de analfabetismo de 15 anos ou mais do Pará. 4ª menor taxa de pobreza do Pará. Possui a menor taxa de mortalidade infantil ente as RI do Estado.

POPULAÇÃO A população residente na Região de Integração Lago de Tucuruí, em 2010, correspondia a 359.332. Aproximadamente um terço desta população encontra-se em área rural, a grande maioria, 68,09%, localizada em áreas urbanas. Em relação a população total residente na Região, os municípios mais populosos são Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Jacundá e Itupiranga.

ECONOMIA Com base na estrutura e operacionalização dos órgãos ambientais presentes na região com a finalidade de implementar ações que visem reduzir os impactos ambientais, 28% dos municípios dessa RI possuem alta capacidade de gestão, principalmente, Itupiranga e Tucuruí. Goianésia do Pará e Jacundá possuem média capacidade. Breu Branco e Nova Ipixuna baixa capacidade. O município de Novo Repartimento não possui nenhuma estrutura de gestão ambiental (Perfil da Gestão Ambiental- IDESP/2010). A predominância da estrutura econômica da região é industrial, porém, concentrada no município de Tucuruí, responsável por 70% do PIB. Os municípios de Breu Branco, Novo Repartimento, Jacundá, Itupiranga, Goianésia do Pará e Nova Ipixuna apresentaram contribuição inferior a 10%. A caracterização econômica, mensurada pelo PIB, como industrial, determinada, pela localização na Região da Hidroelétrica de Tucuruí.

EDUCAÇÃO Nº de estabelecimentos- Fundamental - 515 Nº de estabelecimentos- Médio - 22 Nº de estabelecimentos – Superior - 1 Nº de matriculas Fundamental (2010) - 80.573 Nº matrículas Médio (2010) - 12.768 Nº de matrículas Superior (2009) - 2.391 Nº docentes com formação – ensino fundamental completo (2006) - 72 Nº docentes com formação – ensino médio completo (2006) - 2464 Nº docentes com formação – superior (2006) - 1969 Nota IDEB 2009 - 3,17 Gasto em educação/hab (R$) 2010 -12,64 Taxa de analfabetismo: 4ª maior taxa do Pará Nº de municípios com o Ensino Fundamental municipalizado: 06

Do total de alunos do Estado matriculados no ensino fundamental, 5,2% estudam nos 515 estabelecimentos do ensino fundamental existentes nos municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí. As matrículas efetivadas no ensino médio para Região representam 3,6% do total contabilizado para o Estado. Para atender a demanda por vagas no ensino médio a Região conta com 22 estabelecimentos de ensino, em sua maioria da rede pública estadual de ensino. Os municípios de Tucuruí e Novo Repartimento registraram os maiores contingentes de alunos matriculados no ensino básico: no ensino fundamental (60,2%) e no médio (46,2%).

Referência Consultada Secretaria de Integração do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Planejamento/Plano Plurianual 2016 – 2019/Documento de Referência para a Elaboração do PPA 2016 – 2019. Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Lago de Tucuruí. FAPESPA – Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará. www.sepof.pa.gov.br. Acesso em 18/04/2015 Diretoria de Educação Infantil e Ensino Fundamental/ SEDUC. Contato: (91) 32015164