Criação de BD de Artigos de Periódicos (e Eventos!) Prof. Jayme Leiro (UnB/FCI) Recife (PE) abr. 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Técnicas da Comunicação Científica
Programa Especial de Treinamento
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Patrícia Kayser Vargas Mangan Março de 2009
Educação Ambiental e a dimensão sócio-ambiental na Educação Superior.
Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.
Universidade Federal de Santa Catarina
Primeira Reunião Acadêmica
EXEMPLO DE APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Instituições responsáveis:
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
Avaliação da produtividade em pesquisa pelo CA de Psicologia do CNPq: Uma proposta de discussão com a comunidade científica Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio.
EXTENSIONISMO MINERAL
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
VRAC Atividades pedagógicas no ensino do Departamento Curso / Programa:__________________________________ Departamento: _____________________________________.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Fundamentos da Seleção
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
CQT, 14/03/2011 Acesso ao Fórum Pós Graduação Área Restrita.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Universidade Metodista de Piracicaba Piracicaba 14 de maio de 2015.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
INTERNACIONALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO (STRICTO SENSU): RACIONALIDADE HEGEMÔNICA E RESSIGNIFICAÇÕES NO LOCAL Jozeane Iop – Mestranda na UTFPR/PPGDR.
Título do Trabalho MOSTRA DE EXTENSÃO, INOVAÇÃO E PESQUISA - POLI/UPE 2015 – 24 a 26/11/15 Nome do Aluno Orientador Coorientador Cooautor(es) Curso (Engenharia.
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

Criação de BD de Artigos de Periódicos (e Eventos!) Prof. Jayme Leiro (UnB/FCI) Recife (PE) abr. 2013

2 Introdução Enfatizar necessidade de BD nacionais em áreas não cobertas Mostrar forma de criar bases: disseminar/divulgar produção fonte de indicadores proporcionar conhecimento do campo cient./comunidade científica

3 Histórico: início déc Literatura científica das AI no Brasil com pouquíssima cobertura nas bases internacionais e bases locais (catálogos de bibliotecas) sem indexação de artigos Mais de 10 periódicos científicos nas AI, alguns com décadas de publicação regular e alguns milhares de artigos

4 Histórico: início déc Oportunidade de aproveitar alunos de nova disciplina de BD para trabalhos práticos Oportunidade de orientar monografias (TCC) Decisão pessoal de criar uma forma de disseminar literatura científica nacional especialmente para alunos de graduação (mitigar barreira do idioma) e proporcionar formação na manutenção e gerência de BDB

5 Início da Base: ABCID Criada BD com artigos dos principais periódicos (8) das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação e CI (ABCID) como resultado de monografias Crescimento substancial com monografias (TCC): 18 títulos com coleções menores Início do uso da Atividade Complementar: composição de equipes (8/10 alunos) para descentralização da E.D. e controle de qualidade

6 Período de 2005 a 2010 Base é escolhida como fonte de dados bibliométricos para a tese com inclusão de campos específicos com dados de perfil de autores e relações de autoria Inclusão da Museologia como área de cobertura (ABCDM) Integração de esforços de alunos de Monografia, Atividade Complementar e PG para produção de informações sobre as AI

7 Período de 2005 a 2010 Início da produção de artigos para eventos e periódicos Tentativa de agregar outros professores no esforço de melhoria da indexação e disseminação Decisão de não disseminar enquanto não houver parceiro ou parceiros para assumir tarefa e dividir custos Início do atendimento de pesquisadores: envio de dados (listas e tabelas) por , instalação prof,

8 Período de 2011 a 2012 Gerência passa para alunos de graduação mais experientes com integração ao Grupo ComCient Ingresso no PPGCInf e Coordenações (Extensão e posteriormente Graduação) Paralisação das atividades de PAC em dez. 2012, decisão de prosseguir com Monografias e ProIC Proposta de parceria para disseminação online em andamento (editor+fabricante de software+associação de classe)

9 Situação atual 36 títulos de periódicos e todos os artigos e pôsteres de Enancib = registros Procura por parceiros para disseminar dados e fomento para proporcionar bolsas para alunos em fim de curso ou recém formados (menor rotativ.) Processo de integração com Pós-Graduação (orientandos, alunos regulares e especiais de disciplinas específicas): criação de uma disciplina sobre periódicos para incentivar bibliometria

10 Considerações finais Há condições de criação de outras BD complementares usando os mesmo mecanismos: Baixo custo Demanda gerência de equipes Grande demanda por informações Oportunidade de integrar ações de Graduação e PG, além de várias instituições e grupos de pesquisa Cobertura informações nacionais está aumentando

11 Obrigado! Prof. Jayme Leiro Vilan Filho