Educação em Saúde Profa. Halene Maturana.

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Transcrição da apresentação:

Educação em Saúde Profa. Halene Maturana

Cuidados na prática educativa Visão curativa; Modelo biomédico; Visão biológica do processo saúde-doença; Aulas ou palestras; Falta de espaço para discussão: apenas resposta às dúvidas pontuais; Culpabilização da população.

Necessidades Orientações sobre: Processo patológico Alternativas terapêuticas Perspectivas futuras Conseqüências da não-orientação: Abandono do tratamento Uso incorreto das medicações Procura excessiva pelos serviços

Unidades de Saúde Traço autoritário e coercitivo; Apenas transmissão de conteúdos; Interação comunicativa prejudicada: divergências culturais entre população e profissionais; Ordens ao invés de conselhos; Aumento do distanciamento com a população; Falta de valorização das atividades educativas e priorização da tecnologia;

Resultados Baixa vinculação da população aos serviços de saúde; Baixa adesão aos programas e tratamentos; Frustração dos profissionais;

Grupos educativos: benefícios Ampliação do controle da própria vida pela população; Transformações das realidades sociais e políticas; Melhoria da qualidade de vida e justiça social;

Concepções: Perfis epidemiológicos se diferenciam de acordo com as condições de vida da população; Promoção de saúde como instrumento de capacitação dos indivíduos para solução de suas dificuldades. Educandos preparam-se para gerir sua vida e trabalho, seu processo educativo e oportunamente a sociedade.

Recursos: Dramatização Álbuns Seriados Cartazes Folders Vídeos Músicas Dinâmicas

Objetivos da educação em saúde Promover a saúde Evitar riscos à saúde Restaurar a saúde Prevenir doenças Construção compartilhada

Processos da construção compartilhada Partir da realidade local Processos de desconstrução de conceitos, valores e posturas Uso de múltiplas linguagens, incluindo a arte Postura permanente de estudo e pesquisa durante processo educativo Planejamento coletivo das ações educativas Avaliação processual

Principais fatores de risco Sedentarismo Irritação no trânsito Poluição do ar Superalimentação Automedicação Falta de lazer Ansiedade Falta de tempo para cuidar da saúde

Assuntos emergentes na Educação em Saúde Prevenção ao uso de drogas Acidentes domésticos Violência DST;AIDS Planejamento familiar Tabagismo

Caso clínico Mariana, uma jovem mãe adolescente, moradora de uma comunidade da periferia, comparece mensalmente ao Posto de Saúde para levar sua filha de três meses, Kelly, à consulta de puericultura e para vacinação. É sempre atendida por Lucia, a enfermeira responsável pela puericultura. Nessa consulta, Mariana confessa que começou a dar mamadeira de leite em pó para Kelly, já que a menina chora muito durante a noite. Mariana mora com sua mãe e mais três irmãs em um casebre com um único cômodo, sem água encanada, e cozinham na lenha já que não tem condições de comprar gás em butijão. A água é trazida em baldes de uma torneira comunitária. Lucia atendeu Mariana rapidamente já que tem uma fila de puérperas e gestantes para atender. Questionou Mariana por não estar mais alimentando Kelly exclusivamente em seio materno, e lhe disse que isso poderá tornar a menina fraca para doenças. Entregou um folheto sobre como esterilizar mamadeiras, e como preparar a fórmula do leite sem contaminação. Deu-lhe uma amostra de sabonete anti-séptico líquido para banho do bebê e encaminhou-a para sala de imunização. Mariana voltou para casa questionando-se se era ou não uma boa mãe.

Para discussão: O que você achou das ações educativas executadas por Lucia. Por quê. Podemos notar que a situação de vida de Mariana e Kelly é bem difícil. Como fazer educação em saúde voltada para pessoas que vivem nessas condições.