PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC) Prentice Hall.
Administração Financeira e Orçamentária III
ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE FINANCEIRO
Fluxos de caixa e planejamento financeiro
Módulo 2 Reclassificação das Demonstrações
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO DE CAIXA: - estratégico – longo prazo
COMPARAÇÃO ENTRE A DOAR E A DFC
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS COMPLEMENTARES
4 – Algumas Decisões em Relação ao Balanço Patrimonial
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
Terminologia de Capital de Giro.
Administração Financeira e Orçamentária – Administração Capital Giro
Administração Financeira
Administração de caixa
ADMINISTRAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DO
Departamento Jurídico-Financeiro
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
Análise das Demonstrações Financeiras
Orçamento Empresarial
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 7ª aula 01/10/14.
Fluxo de operações e de fundos
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Aula 2 – Planejamento Financeiro Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Orçamento de Produção.
Balanço Patrimonial da Cia. Expert
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ORÇAMENTO
GESTÃO FINANCEIRA 1 Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Objetivos Apresentar a estrutura dos demonstrativos econômico-financeiros. Identificar as funções da Contabilidade Financeira. Analisar as demonstrações.
Planejamento Financeiro
Módulo 03 Capital de Giro.
Análise do fluxo de caixa da empresa
1-Demonstrativos contábeis básicos
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Técnico Contabilidade
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
Controle Orçamentário Gerencial
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Analise das Demonstrações Contábeis
PROF. JOSÉ MANOEL DA COSTA
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira II Fluxo de caixa Fluxo de caixa descontado A avaliação econômico-financeira de um projeto utiliza o fluxo.
Demonstração dos Fluxos de Caixa
Integração das Demonstrações
TEORIA DE ORÇAMENTO.
Exercício Orçamento.
Administração Financeira e Orçamentária I
Administração Financeira e Orçamentária I
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
Administração do Capital de Giro
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
FLUXO DE CAIXA É um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar na tomada de decisões sobre a situação financeira da empresa. Consiste em um.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II- CICLOMETRIA
André Amorim Site:
Recebimentos das Vendas
Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO FINANCEIRO FLUXO DE CAIXA PLANEJAMENTO FINANCEIRO CAPITAL DE GIRO

Os administradores financeiros preocupam-se muito mais com os fluxos de caixa do que com os lucros.

As transações do caixa Fonte: Prof Marion

Transações que afetam caixa

Transações que não afetam caixa Perda do valor do bem ao longo do tempo (devido ao uso) Depreciação, amortização e exaustão (reduções do ativo) Provisão para devedores duvidosos (estimativa de perdas) Acréscimos e/ou diminuições de itens do investimento pelo método de equivalência patrimonial Outros exemplos: Compra de matéria-prima a prazo (gera Fornecedores) Vendas de mercadorias a prazo (gera Duplicatas a receber) O pagamento de fornecedores e o recebimento de duplicatas no futuro afetarão o caixa. Atualizar o valor contábil

Planejamento do fluxo de caixa Consiste em informações que: Estimam os futuros ingressos e desembolsos de caixa, chamado: Fluxo de caixa projetado SFC = SIC + I - D onde:   SFC = saldo final de caixa; SIC = saldo inicial de caixa; I = ingressos; D = desembolsos.  

Importância do planejamento Indicar antecipadamente as necessidades dos compromissos Com isso, o administrador financeiro estará apto a planejar os problemas de caixa que poderão surgir, como: reduções cíclicas das receitas ou aumentos no volume dos pagamentos.

Requisitos para planejar F.C. considerar as possíveis variações – flexibilidade (Ex: antecipação importações matéria prima)   dados econômico-financeiros buscar informações em outros departamentos (exatidão, clareza e confiabilidade dos dados)

Implantação do F.C. consiste em apropriar os valores fornecidos pelas várias áreas da empresa períodos que efetivamente vão ocorrer: ingressos e desembolsos considerar todos que alteram a posição de caixa (ex: política comercial) consiste em estruturar as estimativas em: planejamento dos ingressos planejamento dos desembolsos Fluxos operacionais

Alguns problemas do F.C. Possibilidade de os administradores colocarem seus objetivos pessoais à frente dos objetivos da empresa clubes viagens carros jóias outros

Planejamento F.C. - orçamento orçamento de caixa é uma demonstração das entradas e saídas previstas de caixa da empresa. estima-se no curto prazo (um ano) projeções no tempo x flexibilidade Excedente = deve ser aplicado Déficit = deve ser financiado

Planejamento F.C. - orçamento começa com uma previsão de vendas pré-requisito da previsão de vendas é: previsão da economia, do setor, da empresa e de outros fatores externos e internos Obs: política comercial – determina o fluxo das entradas

Lidar com incertezas - orçamento elaborar vários orçamentos de caixa - diferentes cenários : (exemplos: pessimista, mais provável, otimista) cenários permite: determinar o volume de financiamento necessário para cobrir a situação mais desfavorável.

Processo de Planejamento Financeiro ordem, harmonia e divisão nas decisões (o quê, quando, como, quem, quando, onde? envolve orientação, coordenação e controle das atividades planejamento financeiro, subdivide-se: - planejamento de caixa - planejamento de resultados. planejamento de caixa: envolve a elaboração do orçamento de caixa planejamento de resultados: consiste na elaboração tanto de orçamentos de caixa quanto de demonstrações financeiras projetadas.

Planejamento Financeiro – longo prazo considera: gastos propostos em ativos permanentes atividades de pesquisa e desenvolvimento desenvolvimento de produtos e marketing fontes de financiamento

Capital de Giro envolve decisões de: compra e venda Ex: política de estocagem compra de materiais produção venda de produtos prazo de recebimento Sua importância varia em função das características da empresa, desempenho da economia relação risco/rentabilidade desejada

Capital de Giro Conhecido por Capital Circulante é o valor total dos recursos para financiar seu ciclo operacional Capital de giro é ATIVO CIRCULANTE. Passivo circulante não é capital, é financiamento de curto prazo.

O fluxo do ativo circulante