Passos para romper o travamento organizacional: Daniel Kim, 1999 7 90.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUÇÃO DE CUSTOS COM INTELIGÊNCIA
Advertisements

Flávia Spitale Jacques Poggiali
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
A TOMADA DE CONSCIÊNCIA Conclusão IV
Centrado na arquitetura
Mecanismo de Proteção (Prevenção e Detecção)
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
Diagrama de Classes.
Comunicação.
Logística de distribuição
Princípios e Conceitos de Software(v2)
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
DICAS DE UMA PROFESSORA:
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Diagrama de Classes.
CRM Customer Relationship Management
Software de Rede Willamys Araújo.
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Modelo de referência OSI
O PROCESSO CIVILIZADOR
Funções da Administração
Conceitos.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Apresenta. Os 5 pecados mortais do líder medíocre por Raúl Candeloro.
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Programação Orientada à Objetos
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
UTFPR – Campus Curitiba - DAELN Cursos de Eng. Eletrônica/Eng
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
O que queremos fazer hoje?
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
Ensino Especializado em TGDs
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
Ergonomia I.
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula II
Estratégia Organizacional
Engenharia de Software
Estruturas Organizacionais
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Propriedades dos materiais
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
MANUTENÇÃO.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
Sistemas de Arquivos- Cap4
Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho
A DISSERTAÇÃO PASSO A PASSO.
Gerenciando a si mesmo.
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
Competição  É a interação de indivíduos da mesma espécie ou espécie diferentes (humana, animal ou vegetal) que disputam algo. Esta disputa pode ser pelo.
Trabalho elaborado por: Clara Carvalho Hugo Martins Marisa Viana Administração e Gestão de Centros Assistenciais para Idosos.
Gerenciamento de riscos
Prof.João Galdino. . Liderança é a influencia interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de.
Avaliação de Desempenho
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

Passos para romper o travamento organizacional: Daniel Kim,

Ocorre travamento quando protagonistas individuais continuam a se comportar como se fossem independentes de todos os demais - cada um puxando numa direção diferente, embora a remoção de camadas os tenha tornado mais interdependentes.

Num programa de desenvolvimento de automóveis, pode ocorrer travamento quando duas equipes funcionais (cada qual responsável por um componente ou subsistema) querem otimizar seu trabalho. Em cada caso, os "consertos rápidos" de problemas parecem fáceis e eficazes a princípio, porém eles suscitam rivalidade e ressentimento, o que torna mais difícil seguir as melhorias mais fundamentais, que ambas as equipes só poderiam realizar trabalhando em conjunto. Um exemplo

O método dos Sete Passos, utilizando o arquétipo Transferindo o Fardo como exemplo, pode ajudar equipes a achar uma saída do enlace do travamento.

PASSO 1: IDENTIFICAR O SINTOMA INICIAL DO PROBLEMA Examine retrospectivamente um período de tempo e identifique uma classe de sintomas que venham se repetindo. Para o fabricante de automóveis, os sintomas poderiam incluir especificações perdidas, erros nos números das peças, e peças incompatíveis - todos eles podendo ser enquadrados numa rubrica mais geral de "problemas de coordenação."

Em seguida, tente mapear todas as soluções que foram usadas para atacar o problema identificado. O objetivo é identificar um conjunto de enlaces equilibradores que pareça manter os problemas sob controle. Por exemplo, no esforço de desenvolvimento do automóvel, uma equipe a cargo de Ruído, Vibração e Aspereza (RVA) encontra um problema de ruído e o conserta, adicionando reforços ao chassi do carro. PASSO 2: MAPEAR TODOS OS "CONSERTOS RÁPIDOS"

As soluções não são implementadas isoladamente. Ações adotadas por um grupo quase sempre afetam outros na organização. A persistência do travamento sugere a presença de um processo reforçador que trava os protagonistas numa resposta padronizada. No nosso exemplo, a solução da equipe RVA para o problema do ruído aumenta o peso do carro e acarreta um problema para a equipe do Chassi. Esta, por sua vez, "conserta" seu problema aumentando a pressão do pneu, o que piora a aspereza e conduz a outro problema para a RVA. Outra rodada de soluções rápidas da RVA leva a outra rodada de soluções rápidas do Chassi, numa espiral reforçadora viciosa. PASSO 3: IDENTIFICAR IMPACTOS INDESEJÁVEIS (INCLUSIVE IMPACTOS SOBRE OUTROS)

Tendo identificado os efeitos indesejáveis do nosso conserto rápido, necessitamos achar uma solução que aborde o(s) problema(s) de modo mais fundamental. No caso do travamento, ou de qualquer outra situação envolvendo diversos protagonistas, isto significará analisar e examinar a situação do ponto de vista de todos. Uma solução fundamental para RVA e Chassi poderia começar com a melhoria da Qualidade e freqüência de comunicação entre os dois grupos, de modo que os potenciais problemas pudessem ser identificados mais cedo e atacados juntos. PASSO 4: IDENTIFICAR SOLUÇÕES FUNDAMENTAIS

Lembremo-nos que, numa estrutura de "Transferindo o Fardo“, existem normalmente efeitos colaterais das soluções rápidas que, invariavelmente, minam a viabilidade da solução fundamental. Isso leva a uma espiral reforçada de dependência. No nosso exemplo de desenvolvimento de produto, os consertos podem levar cada equipe a focalizar cada vez mais o atendimento das suas próprias metas cronológicas, o que leva a equipe a investir ainda menos na comunicação entre equipes. PASSO 5: MAPEAR EFEITOS COLATERAIS VICIADOS DE CONSERTOS RÁPIDOS

-

Os efeitos colaterais podem levar à miopia, mas eles geralmente não são fortes o bastante para criar travamento organizacional. Encontrar ligações entre os efeitos de interação e a solução fundamental pode identificar algumas razões por que os muros funcionais tornam-se mais espessos e mais altos com o tempo. PASSO 6: ACHAR INTERLIGAÇÕES COM ENLACES FUNDAMENTAIS

No nosso exemplo, temos essencialmente duas estruturas viciadas de "Transferindo o Fardo" ligadas entre si, cada uma contribuindo para o problema da outra.  Os "efeitos de interação" (nos quais a solução de cada equipe provoca um problema para a outra equipe), criam ressentimento incessante, o que leva a uma crescente falta de disposição para se comunicar com a outra equipe.  A mentalidade "nós contra eles" torna-se entrincheirada como outra força viciada, tornando ainda menos provável a solução fundamental. PASSO 6: ACHAR INTERLIGAÇÕES COM ENLACES FUNDAMENTAIS

Quando você está no meio do travamento, é difícil ver exatamente sua posição ou como sair dela. Porém, se for possível obter uma vista aérea, você poderá ver a rede maior. Por essa razão, o processo de mapear uma situação de travamento pode constituir uma ação de alta alavancagem, podendo parar as acusações e atribuições de culpa que muitas vezes ocorrem no travamento, e proporcionando um ponto de partida para a comunicação através dos muros. PASSO 7: IDENTIFICAR AÇÕES DE ALTA ALAVANCAGEM

Resultado final