Acometimento Vascular Compatível Com Vasculite De Sistema Nervoso Central Em Paciente Portadora De Esclerose Sistêmica/CREST Resumo A Síndrome de CREST.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
V SIMPÓSIO NACIONAL DE ELETROMIOGRAFIA
Advertisements

Paulo Rogério Mudrovitsch de Bittencourt Dimpna
Projeto de Prevenção Secundária de Eventos Cardiovasculares no CBMERJ
PORFIRIAS Envolvimento Neurológico
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
O Envelhecimento do SNC
Miopatias inflamatórias
Síndrome de Edward.
Artrite reumatóide É uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional.
CRISES ISQUÊMICAS TRANSITÓRIAS
Encefalomielite Disseminada Aguda
COMO FONTE DE PESQUISA:
José Roberto Tude Melo-Neurocirurgia-HUPES
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
Reunião científica SPTDT 11/09/12
ABORDAGEM DO PACIENTE COM DOENÇA RESPIRATÓRIA
Caso Clínico Eduardo Kestelman.
SÍNDROMES VESTIBULARES
Miopatias inflamatórias
Lesão Medular Espinhal
Cefaleia Crônica Diária – Avaliação e Terapêutica
Alopécia neoplásica: Relato de caso
Reunião Nicola Caminha Data Discussão do Caso
CREST com boa resposta aos imunossupressores: Relato de caso em homem jovem e negro, com fibrose pulmonar Eduardo Mastrangelo Marinho Falcão Pablo.
Acometimento renal na Síndrome de Sjögren
III SIMPÓSIO NACIONAL DE ELETROMIOGRAFIA DO HSPE-SP
Reunião de Reciclagem Setembro/2012.
GLOMERULONEFRITE PÓS INFECCIOSA
Caso clínico de Neurologia
HIPERTENSÃO VENOSA PULMONAR OCULTA EM ESCLERODERMIA - RELATO DE CASO
Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídio ou Síndrome de Hughes
DOR NEUROPÁTICA FACIAL
D.M.M.V., Feminina, Diabética, 68 anos, ex-tabagista,com processo obstrutivo severo nas Artérias Carótidas Direita e Esquerda. AVCI de repetição. Paciente.
Mônica Corso Pereira Unicamp PUC - Campinas
Anamnese Paulo Henrique J. Silva.
Psoríase e Doença de Crohn
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
VII Sessão Conjunta UERJ-UFRJ Abril
Aneurisma sacular na artéria descendente anterior.
Manifestações cutâneas na doença mista do colágeno
Lúpus Eritematoso Giselly De Crignis.
CASO CLÍNICO Neurologia infantil Doenças DESMINIELIZANTES
Tratamento da HAP baseado em ECO é justificável?
Saulo da Costa Pereira Fontoura
Isquemia Intestinal Definição:
Coréia de Sydenham Escola Superior de Ciências da Saúde/SES/DF Estudantes: Juliana Tepedino Roberta Tallarico Túlio Gama Vinicius Riella Orientador: Prof.
Caso clínico 1 Menina de 6 anos de idade é atendida no Posto de saúde com história de disúria e polaciúria há 2 dias. Nega febre. ISDA: obstipação; corrimento.
J Pediatr (Rio J) 2010;86(6): Apresentação: Paula Balduíno Coordenação: Dr. Filipe Lacerda Hospital Regional da Asa Sul/Materno Infantil de Brasília/SES/DF.
do Desconforto Respiratório Agudo
Artrite Psoriásica.
Lupus Eritematoso Sistemico (LES)
Esclerodermia ( Esclerose Sistêmica ).
Além da hipersonia diurna e distúrbios de sono noturno, os pacientes com AOS apresentam HAS, arritmia cardíaca durante o sono. Complicações sistêmicas.
CASOS CLINICOS – NEUROLOGIA
Escola Técnica Geração:28/06/2011
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
Úlcera de Martorell: Relato de caso
A Trombose Venosa Cerebral (TVC), de veias ou seios venosos, é uma entidade com incidência de aproximadamente 5 casos por milhão por ano sendo três vezes.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
SÍNDROME DA VEIA CAVA SUPERIOR: RELATO DE CASO
Polimiosite: Relato de Caso
Módulo II Procedimentos Realizados Indicações
1 Médica Residente em Clínica Médica do Hospital Regional de Cacoal. 2 Médica dermatologista e Preceptora do Programa de Residência em Clínica Médica do.
Nathalia Carbinatti Franzini
Realizou-se um estudo observacional, retrospectivo e transversal, através da análise de 148 prontuários de pacientes com hanseníase assistidos em um centro.
De crise convulsiva a quadro vegetativo: a rápida evolução de um caso de Panencefalite Esclerosante Subaguda Pós Sarampo (SSPE) em criança de 12 anos Introdução:
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
PATOLOGIA CLINICA HUMANA
Vasculites sistêmicas
Transcrição da apresentação:

Acometimento Vascular Compatível Com Vasculite De Sistema Nervoso Central Em Paciente Portadora De Esclerose Sistêmica/CREST Resumo A Síndrome de CREST é uma variante da Esclerose Sistêmica, com evolução limitada e mais indolente. Caracteriza-se por calcinose, fenômeno de Raynaud, dismotilidade esofageana, esclerodactilia e telangiectasias. As alterações pulmonares são frequentes, principalmente a Hipertensão Pulmonar, que é uma causa importante de morbidade e mortalidade. O envolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC) é raro, podendo ocorrer psicose ou arterite cerebral. O caso apresentado é de uma paciente de 59 anos, já com diagnóstico de Síndrome de CREST com achados típicos da doença, que evoluiu após cerca de 30 anos dos sintomas iniciais, com manifestações pulmonar e de SNC. Palavras-Chave: Síndrome de CREST; Sistema Nervoso Central; Vasculite.

Objetivo Relatar caso de paciente portadora de síndrome CREST que desenvolve manifestação neurológica rara compatíveis com vasculite. Métodos Revisão de prontuário e pesquisa de bibliografia/artigos científicos. Relato de caso Paciente EPP, 59 anos, sexo feminino, inicio aos 29 anos com quadro de fenômeno de Raynaud, evoluindo com lesão ulcerada e gangrena de falanges distais necessitando de amputação de terceiro e quarto quirodáctilos da mão esquerda. Nesta ocasião foi levantada hipótese diagnostica de Esclerodermia que por falta de acompanhamento, por parte da paciente, não foi confirmado diagnóstico. No ano de 2013 a paciente procura atendimento médico com queixa de disfagia para líquidos e sólidos, dispnéia aos grandes esforços.

Ao exame físico apresentava lesões clássicas da síndrome CREST, além das sequelas decorrentes do fenômeno de Raynaud, esclerodactilia de todos quirodáctilos da mão direita e do primeiro e segundo quirodáctilos da mão esquerda, mãos em garra, telangiectasias em mãos e face, lesões em moeda em couro cabeludo. Iniciada investigação através de exames laboratoriais demonstrando FAN positivo, anticorpo anti centrômero positivo. Exames de imagem mostrando acometimento do esôfago na cintilografia de trânsito esofágico, Ecocardiograma com pressão sistólica na artéria pulmonar (PSAP) estimada 40mmhg. Em setembro de 2014 apresenta quadro de crises de ausência e alucinações auditivas, realizado tomografia e ressonância sem alterações. Devido hipótese de vasculite do SNC foi realizado Eletroencefalograma (EEG) com provável diagnóstico de vasculite. Feito arteriografia a qual mostrou lesões vasculares em ramos da artéria carótida externa em topografia de couro cabeludo. Conclusão A prevalência e severidade do envolvimento vascular do SNC em pacientes com Esclerose Sistêmica ainda é um assunto em discussão, considerado raro.