ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA INTERNACIONAL
Advertisements

Política comercial.
Macroeconomia e o Setor Agrícola
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
Macroeconomia Aula 2.
AUDITORIA FISCAL Imposto sobre Importação e Exportação
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Comércio Internacional

Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Instrumentos de Política Macroeconômica
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
MICROECONOMIA.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Ajuda no Equilíbrio na Balança de Pagamentos;  Arrecadação de Impostos  Ajuda a Indústria Nacional  Gera renda e emprego.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Amanda Spregacinere Fabiana Aparecida Itamar Prestes Itamara Marques
Macroeconomia Política Fiscal
Noções gerais de Economia
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Inflação e Índice de Preços
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
POLÍTICA CAMBIAL.
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
Macroeconomia ..
Sistema Econômico / Organização Econômica
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Introdução à Macroeconomia
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
Exercícios de Revisão Parte 1 e 2.
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
INTCEX 8 - FUNDAMENTOS EM COMEX.
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
TEXTO: BARREIRAS IMPOSTAS PELOS ESTADOS UNIDOS AOS PRODUTOS BRASILEIROS Carne bovina e carne de aves: barreira fitossanitária (contaminação.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
FUNDAMENTO COMÉRCIO EXTERIOR Órgãos Reguladores 1.1.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Objetivos e Instrumentos
Inflação Aula 9.
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
FATORES DETERMINANTES
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS

SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA ATIVIDADE ECONÔMICA AGENTES ECONÔMICOS As famílias; As empresas; O setor Público. SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA ATIVIDADE ECONÔMICA

AGENTES ECONÔMICOS AS FAMÍLIAS Consistem, por um lado, em consumir bens e serviços; Vender seus recursos (trabalho e capital) nos mercados de fatores. AS FAMILIAS ATUAM PROCURANDO MAXIMIZAR SUA SATISFAÇÃO, LIMITANDO SUAS DECISÕES À RENDA DISPONÍVEL.

AGENTES ECONÔMICOS AS EMPRESAS Realizam duas funções básicas: Elaboram bens e os vendem; E empregam recursos no mercado de fatores. AS EMPRESAS REALIZAM ESSAS AÇÕES TENTANDO MAXIMIZAR SEUS LUCROS.

AGENTES ECONÔMICOS SETOR PRIMÁRIO – agricultura, pesca e mineração; OS AGENTES ECONÔMICOS PODEM SER AGRUPADOS EM TRÊS GRANDES SETORES: SETOR PRIMÁRIO – agricultura, pesca e mineração; SETOR SECUNDÁRIO – indústria e construção; SETOR TERCIÁRIO – serviços, comércio, transporte, bancos etc.

AS EMPRESAS AS EMPRESAS TÊM CAPACIDADE DE ORGANIZAR OS COMPLEXOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO EXIGIDOS PELAS SOCIEDADES MODERNAS.

AGENTES ECONÔMICOS O SETOR PÚBLICO Estabelece marco jurídico-institucional; É responsável pela política econômica; Emana medidas protecionistas; O SETOR PÚBLICO TAMBÉM ATUA COMO UM EMPRESÁRIO, NO CASO DOS BENS PÚBLICOS.

FLUXO REAL E MONETÁRIO DA ECONOMIA MERCADO DE BENS E SERVIÇOS FAMILIA Governo EMPRESAS MERCADO FATORES DE PRODUÇÃO Fluxo monetário Fluxo real

TEORIA DA POLÍTICA COMERCIAL

FORMAS DE PROTEÇÃO TIPO DE BARREIRA TARIFA FIXA – o governo pode determinar um percentual fixo sob o valor importado (ad valorem);

EFEITOS DERIVADOS DA ADOÇÃO DE TARIFAS PRODUÇÃO – estímulo à produção interna competidora com importações; EFEITO CONSUMO – redução do nível de consumo do produto importado; EFEITO FISCAL – aumento da arrecadação fiscal derivada do novo imposto sobre importações;

EFEITOS DERIVADOS DA ADOÇÃO DE TARIFAS EFEITO SOBRE ALOCAÇÃO DE FATORES DE PRODUÇÃO - que tenderão a mover-se em direção aos setores mais protegidos contra concorrência de produtos importados; Efeitos distributivos.

FORMAS DE PROTEÇÃO TIPOS DE BARREIRA QUOTAS DE IMPORTAÇÃO – restrições quantitativas;

BARREIRA NÃO-TARIFÁRIAS FORMAS DE PROTEÇÃO BARREIRA NÃO-TARIFÁRIAS Normas internas que regulamentam aspectos fitossanitários; Financiamentos de equipamentos nacionais; Aquisição de material militar;

FORMAS DE PROTEÇÃO Alteração nos preços relativos, via POLÍTICA CAMBIAL, de modo a tornar as importações mais caras que a produção nacional;

FORMAS DE PROTEÇÃO PROIBIÇÃO DE IMPORTAÇÃO É a forma mais direta de controle e pode ser seletiva em função da mercadoria ou do país de origem. Um exemplo recente é a barreira imposta pelos estados Unidos às importações procedentes de Cuba.

Um exemplo é o da importação de petróleo, monopólio da Petrobrás. FORMAS DE PROTEÇÃO MONOPÓLIO ESTATAL O próprio governo centraliza a importação de determinado produto e impede a atuação de outros agentes nesse mercado. Um exemplo é o da importação de petróleo, monopólio da Petrobrás.

FORMAS DE PROTEÇÃO LEIS DE COMPRAS DE PRODUTOS NACIONAIS O governo baixa normas visando impedir a importação de determinado produto, caso exista produção de similar nacional. Quando existe interesse para o desenvolvimento econômico, alguns bens importados são isentos de impostos de importação ou alíquota reduzida.

FORMAS DE PROTEÇÃO SUBSÍDIO Todos os estímulos dados para aumentar a oferta de produtos exportáveis; A idéia de subsídio envolve uma transferência de renda real das sociedade a um setor selecionado, no caso o exportador.

FORMAS DE PROTEÇÃO OS INCENTIVOS AS EXPORTAÇÕES O apoio à realização de feiras internacionais; A isenção de impostos sobre interna de mercadorias; Criação de agencias no exterior para apoio logístico aos exportadores nacional.