Sistema de transportes Conjunto de fatores fundamentais que promovem maior fluidez na dinâmica de circulação de bens, pessoas e informações no espaço geográfico.
Transporte de cargas e pessoas
Transporte de cargas 1-LÍQUIDOS – PETRÓLEO E DERIVADOS; 2-SECOS – CARVÃO MINERAL, MINÉRIOS, PRODUTOS AGRÍCOLAS; 3-PRODUTOS FINAIS- MÁQUINAS, ALIMENTOS, MANUFATURADOS.
Classificação dos meios de transportes: Terrestre- rodoviário e ferroviário; Aéreo; Aquáticos- marítimo, fluvial e lacustre; Dutoviários.
Classificação quanto ao modo e forma de utilização. Unimodal- um só veículo e um contrato de serviço; Multimodal- diferentes veículos de diferentes modalidades, e um só contrato de serviço; Sucessivos- diferentes veículos de uma mesma modalidade, e apenas um contrato de serviço; Segmentado- vários veículos de diferentes modalidades e vários contratos de serviço.
O espaço geográfico é a combinação desigual de objetos fixos – naturais ou criados – conectados em rede por fluxos de pessoas, mercadorias e informações.
Transporte marítimo: ganha maior impulso com o navio a vapor do século XIX.
Principais portos do mundo Roterdã (Holanda) Porto de Cingapura
Canal de Suez
Estreito de Bad el Mandes
Estreito de Ormuz
Canal do Panamá
Estreito de Málaca
Estreito de Gibraltar
Estreito de Bósforos e Dardanelos
Portos marítimos brasileiros
Navegação de cabotagem é a navegação realizada entre portos interiores do país pelo litoral ou por vias fluviais. A cabotagem se contrapõe à navegação de longo curso, ou seja, aquela realizada entre portos de diferentes nações.
Principais rios de transporte internacional e regional. Estados Unidos – Mississipi; Canadá- São Lourenço; Brasil- Amazonas; Europa- Reno, Ródano, Danúbio e Volga.
Rodoviário
Fatores que levaram o Brasil a privilegiar o sistema rodoviário: Estímulo a indústria automobilística; Integração entre o Norte e o Sul do país; Ligar os principais centros urbanos às áreas industriais; Escoamento da produção industrial até os portos.
A construção de Brasília foi um importante fato para o desenvolvimento do transporte rodoviário no Brasil.
Plano Rodoviário Nacional: Rodovias radias: BR 0 até 100 Rodovias Norte – Sul: BR 101 até 200 Rodovias Leste – Oeste: BR 201 até 300 Rodovias diagonais: BR 301 até 400 Rodovias de ligação: BR 400 até 500
Rodovias Radiais
Rodovias Norte-Sul
Rodovias Leste-Oeste
Rodovias diagonais
Mapa rodoviário brasileiro
Ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento econômico. É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energeticamente eficiente, embora careça de flexibilidade e exija uma contínua aplicação de capital.
Transiberiana é a maior ferrovia do mundo