Sistema de transportes

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Transcrição da apresentação:

Sistema de transportes Conjunto de fatores fundamentais que promovem maior fluidez na dinâmica de circulação de bens, pessoas e informações no espaço geográfico.

Transporte de cargas e pessoas

Transporte de cargas 1-LÍQUIDOS – PETRÓLEO E DERIVADOS; 2-SECOS – CARVÃO MINERAL, MINÉRIOS, PRODUTOS AGRÍCOLAS; 3-PRODUTOS FINAIS- MÁQUINAS, ALIMENTOS, MANUFATURADOS.

Classificação dos meios de transportes: Terrestre- rodoviário e ferroviário; Aéreo; Aquáticos- marítimo, fluvial e lacustre; Dutoviários.

Classificação quanto ao modo e forma de utilização. Unimodal- um só veículo e um contrato de serviço; Multimodal- diferentes veículos de diferentes modalidades, e um só contrato de serviço; Sucessivos- diferentes veículos de uma mesma modalidade, e apenas um contrato de serviço; Segmentado- vários veículos de diferentes modalidades e vários contratos de serviço.

O espaço geográfico é a combinação desigual de objetos fixos – naturais ou criados – conectados em rede por fluxos de pessoas, mercadorias e informações.

Transporte marítimo: ganha maior impulso com o navio a vapor do século XIX.

Principais portos do mundo Roterdã (Holanda) Porto de Cingapura

Canal de Suez

Estreito de Bad el Mandes

Estreito de Ormuz

Canal do Panamá

Estreito de Málaca

Estreito de Gibraltar

Estreito de Bósforos e Dardanelos

Portos marítimos brasileiros

Navegação de cabotagem é a navegação realizada entre portos interiores do país pelo litoral ou por vias fluviais. A cabotagem se contrapõe à navegação de longo curso, ou seja, aquela realizada entre portos de diferentes nações.

Principais rios de transporte internacional e regional. Estados Unidos – Mississipi; Canadá- São Lourenço; Brasil- Amazonas; Europa- Reno, Ródano, Danúbio e Volga.

Rodoviário

Fatores que levaram o Brasil a privilegiar o sistema rodoviário: Estímulo a indústria automobilística; Integração entre o Norte e o Sul do país; Ligar os principais centros urbanos às áreas industriais; Escoamento da produção industrial até os portos.

A construção de Brasília foi um importante fato para o desenvolvimento do transporte rodoviário no Brasil.

Plano Rodoviário Nacional: Rodovias radias: BR 0 até 100 Rodovias Norte – Sul: BR 101 até 200 Rodovias Leste – Oeste: BR 201 até 300 Rodovias diagonais: BR 301 até 400 Rodovias de ligação: BR 400 até 500

Rodovias Radiais

Rodovias Norte-Sul

Rodovias Leste-Oeste

Rodovias diagonais

Mapa rodoviário brasileiro

Ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento econômico. É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energeticamente eficiente, embora careça de flexibilidade e exija uma contínua aplicação de capital.

Transiberiana é a maior ferrovia do mundo