Edição: Site da Educação – SEDUC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATERIAIS PARA A ARITMÉTICA
Advertisements

Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1
“Matemática B” Janeiro e Junho de 2002
PROJETO Oficina de Expressão
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ALFABETIZANDO UM DOWN.
“Explorando grandezas e medidas: Experiências práticas”
Professora Simone Araujo Silva
PROJETO DE LIBRAS.
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
LABMAT Mat. p Conj Blocos Lógicos sugestões
Introdução ao conceito de Multiplicação
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
“QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO” “MOMENTOS DO JOGO”
PIBID EEB São João Batista
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 12
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
O Professor: 1. Propõe que diferentes grupos de alunos desenhem a silhueta de um deles em um papel grande disposto no chão 2. a seguir pergunta: “O que.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Linguagem Oral e Escrita
Módulo Conexão do Saber
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
Matemática Aprendendo Matemática
Matemática na Educação Infantil Orientações Curriculares
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Patrícia de Oliveira Souza
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ROTEIRO PEDAGÓGICO NATUREZA E SOCIEDADE
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROFª. Leila de Souza Ganem
Construção de um jogo de boliche
Sugestões de atividades com alunos surdos
Software Educativo Discente:Lucilaine de Fátima Ferreira Prof(a):Gilca Vilarinho dos Santos Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia.
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
Natureza e Sociedade Higiene no dia-a-dia
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Coordenadora: Eliana Magalhães
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Mapa da Escola Seqüência didática:.
(enviado junto com o presente)
(enviado junto com o presente)
ROSELI STARNINI DE PINHO SUELY BUENO DE TOLEDO PERDIGÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Abrir o Apetite Poético
ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Objetivo Pedagógico: Conceitos dentro e fora.
Transcrição da apresentação:

Edição: Site da Educação – SEDUC Matemática UME Cyro de Athayde Autores: Renata Mendes Nunes Márcia Lopes da Silva Sate Maria Lúcia de Souza Oliveira André Luiz Seixas Romualdo Anne Rosse Santos Novais Edição: Site da Educação – SEDUC

Informações Segmento/ano: Educação Infantil/Infantil VI Área de conhecimento: Matemática Módulo do Conexão do Saber: Número e Quantidade Educação Infantil - Matemática

Objetivos O aluno deverá: Reconhecer a sequência numérica, bem como a associação número-quantidade.

Conteúdo: Associação número / quantidade.

Orientações didáticas 1- Rotina diária: contagem oral dos alunos, separando meninos e meninas, desenhando um objeto para simbolizar cada criança e associando ao número obtido. Depois contar todos, somando as quantidades e escrever o número na lousa. 2- Manuseio livre e direcionado de materiais concretos (tampinhas, palitos, lápis, etc.) A professora realiza atividades em pequenos grupos com materiais concretos e sucatas para contagem. Ex. Ela pede que para pegar três palitos e todas as crianças pegam e levantam a mão com a quantidade de palitos solicitados. Nesse momento a professora já avalia o aluno (repetir com várias possibilidades).

Orientações didáticas 3- Apresentação da coordenação da escrita numérica(formal). Desenhar números no chão para que o aluno possa andar sobre o mesmo; Perfuração; Montagem com barbante; Colagem com bolinhas em cima do numeral, etc. 4- Jogo da trilha: uso do dado e contagem das casas. Com a trilha desenhada no chão e o uso do dado os alunos vão andando e jogando o dado, contando as quantidades correspondentes de casas até que um cruze a linha de chegada primeiro (deverá ser feito em grupo de três alunos). 5- Atividades gráficas para associação: numeral/quantidade, jogos de memória, dominó de número / quantidade.

Referências Endereço eletrônico: Módulo do Conexão do Saber - “ Número e Quantidade” Educação Infantil, Matemática