pesquisa, aplicação e ensino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

DEPARTAMENTO DE CARDIOLOGIA CLINICA
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
I Reunião Qualidade e Ética Profissional Projeto Selo SBHCI Recomenda Brasília, Distrito Federal, junho de 2007 Mª do Rosário Leite/PE Gestão
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
Prêmio Universitário Desafio Renault Experience
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Comissão de Infecções Respiratórias e Micoses CIRM / SBPT fev, 2011/SP: Reunião de diretoria com comissões e departamentos as SBPT. Biênio:
Setembro/2007 José Henrique Noldin Júnior Diretor, Regional Rio de Janeiro Apresentação.
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
PET – HISTÓRIA UFPR
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA. MISSÃO A ABEC tem por missão promover o desenvolvimento das práticas de educação corporativa nas organizações,
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS REITORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS 49º FÓRUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
ADCE - São Paulo Santiago do Chile 2006 ADCE-SP – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo Rua Santanésia, 528 and. S1 – Butantã –
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
29/05/2015 Ciclo de Debate sobre Educação Profissional em Saúde na Fiocruz - Desafios do mercado de trabalho para a formação técnica em Biotecnologia Tatiane.
A B P G Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás CNPJ / Caixa Postal 1673, CEP – Natal – RN Caixa.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Comissão de Cooperação Nacional e Internacional CCNInt.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
 .
Rede Social Brasileira por Cidade Justas e Sustentáveis
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
10º Congresso da Rede Unida
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
3ª Web Conferência Formação Secadi Ainda há cursos em processo de aprovação que não constam no mapa ao lado.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
LARES: SOCIEDADE LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS IMOBILIÁRIOS LATIN AMERICAN REAL ESTATE SOCIETY UMA ENTIDADE A SERVIÇO DO MERCADO IMOBILIÁRIO.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DE ICMS ECOLÓGICO A Educação Ambiental no contexto do ICMS Ecológico Eliane Maria Garcia.
Profissional Séc. XXI Academia e Empresas Currículos Existentes Inovador Arrojado Provocador Para o mundo e não só para a escola ou só para a empresa.
Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) é um órgão subordinado à Subsecretaria.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
V Simpósio em Ecologia: Ecologia do Comportamento. Ecologia do Comportamento 22 a 24 de setembro de 2009 UERJ (RJ) Profa. Dra. Maria Alice S. Alves – UERJ.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
10 ANOS DE BVS: FORTALECENDO A PSICOLOGIA BRASILEIRA E LATINOAMERICANA MARIA IMACULADA CARDOSO SAMPAIO III Reunião do Comitê Técnico da Brasil.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
Editora EditAedi Quem somos A Editora Universitária da Assessoria de Educação a distância – AEDI da UFPA - Editora EditAedi é um órgão suplementar da AEDI.
Sem fronteiras: acesso livre na web multiplica leitores e colaboradores de revista de história das ciências Roberta Cardoso Cerqueira Ruth B. Martins da.
O PROFISSIONAL DO FUTURO Observatório & Redesenho Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Apresentação. | A Maior Estrutura de Educação Financeira do País NÚMEROS Corpo docente com 68 instrutores.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
BVS-PSI Maria Imaculada Cardoso Sampaio BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - PSICOLOGIA BVS-PSI I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

pesquisa, aplicação e ensino uma sociedade científica para profissionais que atuam na pesquisa, aplicação e ensino das Ciências Ecológicas no Brasil

roteiro como surgiu a ABECO metas o que já fizemos próximas etapas por que se associar?

Histórico as primeiras pós-graduações brasileiras em Ecologia têm mais de 30 anos – desde então, houve um crescimento explosivo da pesquisa ecológica no Brasil faltam periódicos de qualidade para publicar pesquisas em ecologia e conservação tropical há necessidade de uma associação pró-ativa, que represente os profissionais ativos em ciência Ecológica no Brasil - pesquisadores, docentes, técnicos, pós-graduandos

Campo Grande, MS - novembro de 2005 Durante o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Ecologia foi lançada a ideia de uma nova Associação alguns dos participantes da reunião não estão na foto

1a comissão organizadora (preparatória) Érica Caramaschi UFRJ Kleber del Claro UFU José Alexandre Diniz Fº UFG Gislene Ganade (Unisinos) UFRN Sandra Hartz UFRGS John Hay UnB Thomas Lewinsohn Unicamp Luiz Martinelli USP-CENA Rogério Parentoni Martins UFMG Jean Paul Metzger USP Valério de Patta Pillar UFRGS Fábio Roland UFJF Fábio Scarano (UFRJ) CI Brasil José Maria Cardoso da Silva CI Brasil Marcelo Tabarelli UFPE

Fundação: 2 março 2007 Reunião do Fórum de Coordenadores de PG-Ecologia, Brasília

Registro e CNPJ: 2008

Metas centrais da ABECO publicações reuniões científicas divulgação e representação intercâmbio e capacitação

Publicações de periódicos Meta: produzir periódicos com boa presença internacional Indexação no ISI e outras bases Impacto e penetraçã equivalente a revistas tropicais estabelecidas (Biotropica, JTE) requisitos: Alto padrão de qualidade de conteúdo Conselho editorial internacional prestigioso estratégia: Buscar parceria com outras sociedades Buscar publicação por editora internacional Grupo de Trabalho Fábio Scarano José Alexandre Diniz Jean Paul Metzger Thomas Lewinsohn Valério Pillar

Publicações: Natureza & Conservação Editor-Chefe José Alexandre Diniz Fº Corpo Editorial Ana Luisa Albernaz, MPEG Carlos R. Fonseca, UFRN Daniel de Brito C. da Silva, UFG Fábio Scarano, UFRJ/CI Fernando Fernandez, UFRJ Guarino Colli, UnB Jean Paul Metzger, USP Leandro da Silva Duarte, UFRGS Marcelo Tabarelli, UFPE Maria Alice S. Alves, UERJ Rafael Loyola, UFG Sérgio Floeter, UFSC Sidinei M. Thomaz, UEM Valério De Patta Pillar, UFRGS Periódico fundado em 2000 pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza Indexado no ISI (Web of Science) e outros A ABECO assume a responsabilidade editorial da revista, com apoio financeiro da Fundação Boticário A partir de 2010, a revista terá novo formato (artigos científicos em inglês, colunas técnicas e fórums em português) Primeiro número quase completo

Reuniões científicas prioridade: reuniões com focos temáticos, talvez agregadas em congressos “modulares” ABECO poderá organizar diretamente, ou fornecer apoio a iniciativas de sócios ou de associações parceiras iniciativas independentes devem obter financiamento próprio pretendemos parcerias com outras sociedades, inclusive internacionais Grupo de Trabalho em formação

Divulgação e representação estabelecer ABECO perante: agências financiadoras órgãos de governo ONGs sociedades científicas (SBPC, SBQ etc) sociedades ecológicas de outros países formar imagem pública da ciência ecológica dialogar com jornalistas atuantes na área científica ambiental parcerias e captação de recursos – projetos especiais Grupo de Trabalho (em formação) coordenador: John Hay, UnB

Intercâmbio A ABECO já está na FESA – Federation of Ecological Societies of the Americas junto com as sociedades ecológicas de Argentina Chile Estados Unidos México Venezuela

O que já fizemos: Institucionalização estatutos diretoria abrir conta bancária (pessoa jurídica) cumprir requisitos legais

Estatutos e organização Simplicidade e agilidade Diretoria formal: estrutura mínima exigida por lei Mandato de 3 anos, 1 reeleição Diretoria pode reunir-se virtualmente Participação e interação com associados Associados podem ser consultados eletronicamente Na prática, eleições poderão ser feitas on-line

Diretoria Inicial presidente Thomas Lewinsohn (Unicamp) vice-presidente Rogério Parentoni (UFMG) secretária Sandra Hartz (UFRGS) tesoureira Érica Caramaschi (UFRJ) 1° mandato: 2008 - 2010

Categorias de sócios Efetivos Fundadores: que se associarem até fim de 2009 Colaboradores: indivíduos ou pessoas jurídicas que apoiem a ABECO, sem participação ativa Pós-graduandos são sócios efetivos plenos Alunos de graduação são sócios efetivos, mas não são elegíveis para cargos executivos

Anuidade % Salário mínimo categoria 30 15 10 efetivo efetivo pós-graduando 15 efetivo estudante de graduação 10 colaborador institucional a definir

O que já fizemos: Reuniões e intercâmbio Primeiro congresso apoiado pela ABECO: IALE-LA, Conferência Latino-Americana de Ecologia da Paisagem (Campos do Jordão, SP, outubro 2009) Lançamento da nova Natureza & Conservação, em conjunto com a Fund. Boticário, no Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (Curitiba, PR, setembro de 2009) Contatos para parcerias e intercâmbios com outras sociedades ecológicas latino-americanas Seremos entidade-parceira do próximo Congresso Internacional de Ecologia (INTECOL) – Londres, 2013

Próximos passos: divulgar e ganhar sócios campanha de associados em universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais, etc divulgação da ABECO em congressos e na mídia dinamizar web site (fórums; blog para comentar literatura recente e projetos; dicas de bolsas e oportunidades trabalho)

Próximos passos: dinamizar a Associação formar novos grupos de trabalho para: produzir sínteses de conhecimento atual (“position papers”) e de divulgação (midia, educação ambiental etc.) planejamento de encontros e oficinas (independentes ou dentro de outras reuniões) memória da Ecologia brasileira (acessível on-line) acolher sugestões e propostas dos associados

Por que se associar? receba publicações com descontos ou gratuitamente obtenha descontos em inscrições de eventos participe de forums e redes de intercâmbio técnico, teórico, de aplicações e de ensino informe-se sobre oportunidades de estágio, emprego, financiamentos, bolsas torne a ABECO uma Associação profissional forte, atuante e representativa dos profissionais da Ciência Ecológica do Brasil

Como se associar: Entre no web-site da ABECO: www.abecol.org.br Preencha a proposta de associação (pré-inscrição) on-line Aguarde confirmação por e-mail Deposite anuidade no Banco do Brasil

Informações/ inscrições / contato: www.abecol.org.br Associe-se hoje!