Profª Adriana S. Nagahashi 2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Advertisements

O Mercado de Vending e as Tendências em Alimentação Saudável
Informação Nutricional Complementar
Informação Nutricional Complementar
APRESENTA Eu sou diet & Eu sou light.
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Dicas sobre alimentação para pacientes com Porfirias agudas
3ª POLICLÍNICA DE NITERÓI
VERDADES MITOS E EM NUTRIÇÃO Cap Serpa– Nutricionista.
COMBATE A FOME 6°B.
Importância da leitura do rótulo
NUTRIÇÃO.
Professor Cristofer A. Masetti
OS ALIMENTOS E SEU PAPEL
Alimentos com alegação Diet e Light
ACERTANDO NA ESCOLHA NO CAFÉ DA MANHÃ
10 dicas para uma alimentação saudável
MENSAGEM DO DIA.
Dietoterapia Aula 5 Nínive Pinto.
DIABETES e DOENÇA CELÍACA Secretaria de Estado da Educação Departamento de Apoio Escolar.
Alimentação Alimentação saudável.
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
ALIMENTOS Eu sou diet & Eu sou light Prof. Amanda.
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Dra. Henriqueta Sacramento
Bem-vindos!.
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
A influência da mídia na alimentação
Cuidando do coração.
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
DICA DE SAÚDE – novembro 2010 COMO COMBATER O DIABETES (03/ 11)
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Composição dos Alimentos Nutrição Humana - SAU 119
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
Papel dos Guias Alimentares
Uso de Edulcorantes em Produtos Diet e Light
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Trabalho: “Nutrição e saúde”
Porque Engordamos.
INFORMÁTICA APLICADA I
ALIMENTOS ENRIQUECIDOS
Professora Debora - 8° ano 1° trimestre  Identificar os diferentes níveis de organização dos seres vivos.  Distinguir necessidade calórica de.
COMO FAZER TOFU TRADICIONAL
Alimentos Diet e Light CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
Ludmila Santana Braz Bolsista de extensão do grupo Renascer
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Diet x Light Adoçantes Equipe Nutrição 2009.
ABORDAGEM NUTRICIONAL NA LITÍASE RENAL
Rotulagem Nutricional
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
Tecido Apidoso.
FISIOLOGIA HUMANA.
Desenvolvimento de Produtos: aspectos legais
Nutrição na Atividade Física no Âmbito Escolar
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Óleo de coco é hit do verão.
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
composição, nutrição e energia
Alimentos Diet e Light.
Transcrição da apresentação:

Profª Adriana S. Nagahashi 2015 Alimentos diet x light Profª Adriana S. Nagahashi 2015

Alimentos diet São produtos isentos de determinado nutriente (como açúcar, glúten, colesterol ou gordura), desenvolvidos para atender a grupos específicos, como as pessoas que sofrem com diabetes ou hipertensão.

Para quem é indicado? Os consumidores de produtos diet geralmente têm condições metabólicas ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), o sal (hipertensos) ou o glúten (celíacos).

Como os produtos mais encontrados no mercado são os isentos de açúcar, as pessoas associam alimentos “diet” destinados apenas para diabéticos. De olho no rótulo: A inscrição diet escrita na embalagem não é suficiente. Deve estar especificada, também, que substância foi retirada ou substituída na fórmula.

Atenção!!! É comum que produtos diet sejam usados em dietas de emagrecimento, mas muitas vezes o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. É o caso do chocolate diet, por exemplo, que não contém açúcar, mas apresenta maior quantidade de gordura e, consequentemente, de caloria do que a receita original. Em outros casos, o nutriente eliminado (sódio, por exemplo), não interfere na quantidade de calorias.

Alimentos light São produtos com redução no valor calórico ou em algum outro nutriente. Eles não precisam, necessariamente, ter isenção total de certo ingrediente. Basta uma diminuição de, no mínimo, 25% de calorias ou de qualquer outro nutriente (açúcar, gordura total, gordura saturada, sódio, etc.) em comparação aos produtos similares convencionais.

Para quem é indicado? Pessoas saudáveis que preferem produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, comparado com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Tais consumidores buscam o bem-estar, manutenção da saúde ou redução de peso. De olho no rótulo: O produto ao qual o alimento light é comparado deve ser indicado na embalagem.

Atenção!!! Os produtos light só ajudam a perder peso se houver diminuição significativa na quantidade de algum nutriente energético. O consumo exagerado de um produto light pode resultar na ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não light. Por isso, não se deve exagerar na dose!

Resumindo...

DIET São alimentos adequados para utilização em dietas diferenciadas ou opcionais, normalmente com restrição do nutriente que não se pode ingerir. A expressão DIET pode ser usada também para alimentos sem adição de açúcar.

LIGHT São alimentos cujo valor energético (calorias) ou conteúdo de algum nutriente (açúcares, gorduras, sódio, etc.) é baixo ou reduzido em pelo menos 25% quando comparado ao produto em sua apresentação normal.

ATENÇÃO AOS RÓTULOS Os rótulos são a maior fonte de informação quanto à composição, qualidade e características dos alimentos e auxiliam para uma escolha certa e adequada na hora da compra. Ler a tabela nutricional dos alimentos e as informações nutricionais do rótulo é muito importante! Assim o indivíduo saberá quais as quantidades de calorias e nutrientes (gorduras, carboidratos, proteínas, etc.) presentes na porção do alimento a ser consumido.

Dicas na hora de escolher o produto DIET Bolos sem açúcar e Capuccino sem adição de açúcares Geleia sem adição de açúcares Sal hipossódico (até 20% de sódio presente no sal convencional) LIGHT Bolo light – com teor reduzido de açúcar Sal light – com teor reduzido de sódio Margarina light – com teor reduzido de gordura

DÚVIDAS FREQUENTES 1- Diet é um produto somente “sem açúcar”? Não necessariamente. O produto diet tem, na maioria das vezes, restrição de algum nutriente seja esse carboidrato (açúcar) gordura, proteína, sódio ou outro.

2- Qual a diferença do alimento diet sem açúcares e o alimento diet sem adição de açucares? O alimento diet sem adição de açúcares é aquele em cujo preparo não são utilizados açúcares como ingredientes (açúcar refinado, cristal, mel, glicose, etc.), porém o produto final pode conter açúcares provenientes de seus próprios ingredientes (ex: frutose, o açúcar da fruta). Já os alimentos diet sem açúcar não possuem nenhum tipo de açúcar (adicionado no preparo ou do próprio ingrediente) em sua composição.

3- O alimento DIET tem sempre menos calorias que o produto convencional? Isso depende dos nutrientes restringidos no produto. Portanto, é importante comparar a tabela nutricional dos produtos para saber a composição e a quantidade dos ingredientes presentes nos mesmos. Ex: No chocolate convencional os principais ingredientes são açúcares e gorduras, já no chocolate diet o açúcar é retirado deixando a gordura como ingrediente principal e aumentando as calorias do produto, já que gorduras têm mais calorias que os açúcares.

4- E o alimento LIGHT tem sempre menos calorias que o produto convencional? Depende. Se ele for light porque tem baixo ou reduzido valor energético, ele será menos calórico. Mas, se ele for light relacionado ao teor reduzido de sódio ou colesterol seu valor energético poderá ser igual ao do alimento convencional.

5- Qualquer pessoa pode consumir alimentos DIET? O alimento diet é destinado às pessoas que não podem ou não querem ingerir determinado nutriente, porém em alimentos que são retirados o açúcar (sacarose) e adicionado adoçantes, crianças e gestantes devem ter o consumo após recomendação de médico ou nutricionista.