HISTÓRICO DO FORUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TOCANTINS 2003 O tema da Economia Solidária ficou como mais uma bandeira do Fórum de Lutas – TO. Instituições.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Proposta de Reestruturação da Mesa Estadual de Negociação do SUS
I EREJASudeste Avaliando os cacos, retalhos e estilhaços do processo de construção coletiva.
Dos primeiros passos... I EREJA / Centro-Oeste
HISTÓRICO DA AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RS.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
5ª Conferência Nacional das Cidades:
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
CICLO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL.
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
Futuro do CFES Proposta para debate.
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA E GOVERNANÇA LOCAL
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
MÓDULO III: ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL SARAH ARAÚJO DE LUCENA.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
Consocial METODOLOGIA.
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
CONAPE Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Finanças Solidárias e Desenvolvimento Rural Sustentável
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
10º Congresso da Rede Unida
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, através do CESOL, o Conselho Estadual de Economia Solidária e o Fórum de Economia Solidária do Território.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
NOSSA CULTURA ESTADO DO PARÁ Tacacá. Teatro da Paz. Açaí.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
O CCDF E SUAS INSTÂNCIAS VINCULADAS. REESTRUTURAÇÃO A reestruturação do CCDF e suas instâncias vinculadas, de acordo com o Projeto da Lei Orgânica da.
II Oficina de Planejamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Plano Estadual de VISA OBJETIVOS  Apresentar as diretrizes de atuação da Vigilância.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRICO DO FORUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TOCANTINS 2003 O tema da Economia Solidária ficou como mais uma bandeira do Fórum de Lutas – TO. Instituições participantes: Rede Cidadã (Talher), Casa 8 de março, APA-TO, entre outras.

2004 Inserção da DRT-TO nas discussões e difusão da Economia Solidária ( extensão SENAES) Constituição do EGE, atual CGE (Comissão Gestora Estadual) para acompanhar e avaliar o mapeamento de Economia Solidária para o SIES Oficina de Economia Solidária para artesãos de Porto Nacional Encontro de Empreendimentos em Palmas (preparatório para o nacional) Seminário Regional e Feira da Agricultura Familiar em Araguatins

Oficina para educadores da Rede Cidadã (Talher) em Araguaína Participação do II Encontro de Empreendimentos de Economia Solidária em Brasília, com 44 delegados inscritos Seminário de Economia Solidária, no auditório da DRT – TO, em dezembro, sendo constituído o Fórum Estadual, momento de independência do Movimento de Economia Solidária Realização de uma feira experimental no Centro de Palmas

2005 Realização da primeira Plenária Estadual de Economia Solidária (depois do Fórum Constituído) Constituição de uma Comissão de Formação Realização do Mapeamento de Economia Solidária Seminário Regional em Porto Nacional Seminário Regional em Caseara

2005 Primeira participação em Vídeo Conferência Realização da I Feira Estadual (Política Pública do Governo Federal) em novembro IMPORTANTE Em todos os meses de 2005 ocorreram reuniões da coordenação do Fórum ou de grupos de Trabalho. Articulação e aproximação de diversas instituições (órgãos governamentais, universidades e outros)

Participação na I Feira Nacional de Economia Solidária na Teia de Cultura em São Paulo (integração da ECOSOL com pontos de cultura) Realização da I Conferência Estadual de Economia Solidária em Palmas (média de 200 delegados) Participação na Primeira Conferência de Economia Solidária (24 delegados inscritos) Reestruturação do Fórum Estadual (assunto já discutido dentro do movimento) As reuniões temáticas de Economia Solidária aconteciam de acordo com a necessidade do Fórum Brasileiro (Feira Nacional, Conferência Estadual e Nacional e Feira Estadual), e não com as demandas estaduais IMPORTANTE 2006

Realização do I Ciclo de Estudos em Economia Solidária e da II Feira Estadual de Economia Solidária e Natal Dourado (realização de reuniões preparatórias nos meses de julho a novembro)

2007 Participação em atividades de Formação e Reestruturação do Fórum Brasileiro (Manaus - janeiro) Plenária Estadual para responder provocativas referentes a Reestrutura do FBES

2007 RUMO À IV PLENÁRIA NACIONAL (membros da Coordenação Nacional e Articulador Ponte)

Constituição do Fórum Regional do Bico do Papagaio Realização de Cinco Plenárias Regionais com a escolha de delegados para a Plenária Estadual

Realização do II Ciclo de Estudos em Economia Solidária e III Feira Estadual de Economia Solidária e I Feira de Agricultura Familiar

Participação na I Feira PanAmazônia no Acre, com a participação de membros da Coordenação Nacional, Interlocutor e Empreendimentos.

Realização da Plenária Estadual de Economia Solidária, com a escolha de nove delegados para a Plenária Nacional 2008

Participação na Plenária Nacional de Economia Solidária (priorização das bandeiras nos quatro eixos e reestruturação do FBES) 2008

Reestruturação do Fórum Estadual ( Constituição de uma comissão provisória ) Reuniões Itinerantes (Guaraí, Brejinho de Nazaré)

REUNIÕES ITINERANTES DO FÓRUM (Miranorte) Data: 31 de maio de 2008 Aprovação do Regimento Interno Escolha da Coordenação Estadual do Fórum

PROJETO BRASIL LOCAL (DESENVOLVIMENTO LOCAL E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA) Coordenação Estadual do Projeto – residente na região central do Estado (próximo de Palmas) em Porto Nacional; Agentes de desenvolvimento – estão em processo de seleção (março 2010) para atuação nos municípios contemplados com o projeto (Guaraí, Sampaio, Ponte Alta do Tocantins, Palmas e Porto Nacional).

Ações formativas tem sido desenvolvidas no Estado do Tocantins Ações formativas tem sido desenvolvidas no Estado do Tocantins Comitê Gestor – UNITINS e CONSAÚDE 10 formadores capacitados CENTRO DE FORMAÇAO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA – CFES NORTE

CONFERÊNCIAS ESTADUAL E REGIONAIS II Conferência de Economia Solidária do Tocantins (abril de 2010) Auditório da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS Conferências preparatórias – - Territorial do Bico do Papagaio - Regional de Porto Nacional - Regional Sul - Gurupi - Territorial do Sudeste – - Regional Centro – Palmas - A Regional do Norte – Araguaína

Uma proposta de Lei foi desenvolvida para o Governo do Estado com a assessoria do membro do GTA (do Conselho Nacional) LEI ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Fórum Regional do Sudeste – Taguatinga; Fórum Regional do Sudeste – Taguatinga; Fórum Regional do Centro Norte – Guaraí; Fórum Regional do Centro Norte – Guaraí; Fórum Regional do Bico do Papagaio (Extremo Norte) – Augustinópolis; Fórum Regional do Bico do Papagaio (Extremo Norte) – Augustinópolis; Fórum Regional do Centro Sul – Porto Nacional; Fórum Regional do Centro Sul – Porto Nacional; Fórum Regional do Norte – Araguaína (em constituição, consolidação – 03/2010); Fórum Regional do Norte – Araguaína (em constituição, consolidação – 03/2010); Fórum Municipal de Palmas (Capital) Fórum Municipal de Palmas (Capital) COMPOSIÇÃO DO FÓRUM ESTADUAL

Coordenadores do FBES 01 representante de Entidades de Assessoria e Fomento (Unitins - desde 2006) 01 representante de empreendimentos de Palmas (Coopter - desde 2004) 01 representante de empreendimentos de Guaraí (Associação da Matinha - a partir de 2010) REPRESENTAÇÕES DO ESTADUAL E DO FBES - FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

OUTRAS REPRESENTAÇÕES REDE DE GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA Seminário foi realizado pela Rede de Gestores sobre Políticas Públicas de Economia Solidária na cidade de Palmas (maio – 2009) COORDENAÇÃO DA REDE DE GESTORES DA REGIÃO NORTE O Tocantins tem dois membros na Coordenação da Rede da Região Norte: um representante da Prefeitura de Palmas e outro da Prefeitura de Guaraí O Tocantins tem dois membros na Coordenação da Rede da Região Norte: um representante da Prefeitura de Palmas e outro da Prefeitura de Guaraí A Rede de Gestores elegeu representante da Prefeitura de Palmas para a Coordenação Nacional do FBES. CONSELHO NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA Membro do Conselho Nacional representante do GTA da Região Norte (Grupo de Trabalho Amazônico) reside em Palmas.