O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Advertisements

SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Logística Empresarial
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Logística e Gerenciamento da
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Logística de Distribuição
U08 Grupo: 19V.
As decisões estratégicas da Logística
O mecanismo de pedir.
L OGÍSTICA E E COLOGIA Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves Raquel Luz.
SUBGRUPO 01 REBECA TELES LÍGIA DE DEUS
Repensando a Logística
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E A LOGÍSTICA
Introdução Gustavo Alves da Costa Bandeira Unidade 3
Perguntas Logística Grupo 19R.
Logística Empresarial UNIDADE 6
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Alunos : Gustavo Rodrigues Arthur Gonzalez Jaime Sánchez Elias Freitas.
Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
GRUPO 6.
Repensando a Logística
Repensando da logística
Grupo 14 B, Subgrupo 02 Daniel Duarte Márcia Caroline
 Logística e ecologia.
Os mecanismos de pedir 19U061.
Logística É a execução de atividades relativas a todo o tipo de movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores e compras. Toda a produção é realizada.
Os processos chaves da logística
U01 Grupo 19X.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Logística Empresarial Grupo 08F
Fluxos Logísticos Aula 03 05/04/2017 Profª Daneelli Rodrigues.
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
Eras da logística NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 2.
MODELOS DE REDES E CADEIAS REVERSAS
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Logística Empresarial
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Iniciando na logística empresarial
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Repensando a Logística
- LOGÍSTICA - UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Logística Integrada Engenharia de Produção
Profº Marcello Utiyama
O papel da logística nas empresas Grupo 14D Subgrupo 02 – Eduardo e Lucas.
Logística e Gerenciamento da
Adriana, Cláudia e Marcelo
Logística Empresarial
Logística Empresarial
Administração de Compras e Materiais
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
LOGÍSTICA Grupo 19k Subgrupo X. HISTÓRICO DA LOGÍSTICA NO MUNDO Década de 40: Forças Armadas dos EUA, relação com o processo de aquisição e suprimento.
PERGUNTAS Quais são as práticas da responsabilidade ambiental da logística? O que é logística reversa? Quais são suas principais vantagens? Qual o objetivo.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
1 TEMA O SISTEMA LOGÍSTICADESUPRIMENTOS 2 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Centro Universitário Central Paulista – Unicep MBA em Gestão da Produção e Logística Empresarial Prof. James Pedro Nadin 28/06/08.
Transcrição da apresentação:

O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL: O PAPEL DA LOGÍSTICA Minelle Silva – UFPE

Logística Objetivo: Diminuir o hiato entre a produção e a demanda de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem (BALLOU, 1995).

Logística Missão Colocar as mercadorias ou serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ao menor custo possível (BALLOU, 1995).

Cadeia de suprimentos A cadeia de suprimentos delineia o relacionamento existente entre os envolvidos no setor, através de uma sequência de atividade pré-definidas. Fonte: Kruglianskas et al. (2008)

Gestão da cadeia de suprimentos Compreende empresas que colaboram para alavancar posicionamento estratégico e para melhorar a eficiência das operações. Operações da cadeia de suprimentos exigem processos gerenciais que atravessam áreas funcionais dentro de empresas individuais e conectam parceiros além das fronteiras organizacionais.

Atividades primárias Transporte: Movimentação de matérias- primas e produtos acabados; Manutenção de estoques: Amortecedor entre a oferta e a demanda Processamento de pedidos: Elemento crítico relativo ao tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes.

Atividades secundárias Armazenagem: Administração do espaço necessário para manter o estoque; Manuseio de materiais: Movimentação do produto local de estocagem ; Embalagem de proteção: Movimentação, manuseio e armazenagem de produtos;

Atividades secundárias Obtenção: Seleção das fontes, quantidades a serem adquiridas; Programação do produto: Distribuição do produto, quantidades e local de produção; Manutenção da informação: Informação de custos e desempenho essenciais ao planejamento e controle logístico.

Figura de atividades

Como o logística pode ser utilizado para práticas mais responsáveis?

Logística reversa Fluxo logístico reverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, influenciado por questões como ambientais, concorrência (diferenciação por serviço) e redução de custo (LACERDA, 2006)

Logística reversa Processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processamento e produtos acabados (e seu fluxo de informação) do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado (ROGERS, 1999).

Logística reversa Fonte: Kruglianskas et al. (2008)

Tipos de processamentos que os materiais podem ter: Retorno ao fornecedor; Revenda; Recondicionamento; Reciclagem; Descarte correto.

O processo de logística reversa abrange dois tipos de materiais: Produtos: Necessidade de reparo, reciclagem ou porque os clientes retornam; Exemplo: Embalagens: Reutilização ou restrições legais.

Fatores críticos de sucesso Bons controles de entrada: identificação correta dos materiais; Processos padronizados e mapeados: logística reversa tratada como processo regular; Sistemas de informação acurados: informações a respeito dos produtos, rastreamento de retornos, tempo de resposta, desempenho de fornecedores;

Fatores críticos de sucesso Reduzido tempo de espera do ciclo: quanto maior o tempo de resposta maior o custo. Rede logística planejada: implementação dos processos logísticos reversos; Relações colaborativas entre clientes e fornecedores: nível de confiança entre as partes envolvidas (responsabilidade dos donos)

Logística verde A parte da logística que se preocupa com os aspectos e impactos ambientais causados por essa atividade (DONATO, 2008). A logística verde utiliza a logística reversa como uma ferramenta operacional, no sentido de minimizar o impacto ambiental, não só dos resíduos na esfera da produção e do pós-consumo, mas de todos os impactos ao longo do ciclo de vida dos produtos.

Logística verde Essa ferramenta como a parte da logística que trata do retorno de materiais e embalagens ao processo produtivo, que quando traz um ganho ambiental pode ser vista como uma atividade Ecologística, pois tem como finalidade o Desenvolvimento Sustentável (DONATO, 2008).

Exemplo Em parceria com os fornecedores, começou a testar alternativas para aumentar a eficiência dos veículos, como o uso de defletores e a redução de viagens de caminhões vazios. Projeto-piloto de uso de biodiesel em cinco fornecedores, que reduziu as emissões e deverá ser ampliado. Renovando sua frota particular, formada pelos carros de executivos, com veículos de motor flex.

Cadeia de suprimentos verde Responsabilidade socioambiental na cadeia de suprimentos; Empresa focal Sustentabilidade Seleção de fornecedores Sistema de Gestão Ambiental Produção Limpa Utilização de indicadores

Palavras-chave Fluxo de Informação Mudança de comportamento Ética Cidadania