PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA e o Agente Comunitário de Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Advertisements

POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
O Estado de bem estar social.
A Evolução da População Mundial
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
Saúde do Brasil Um Sistema na UTI
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
Brasil: Dinâmica Demográfica
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
PROMOÇÃO A SAÚDE PROTEÇÃO ESPECIFICA
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
A Revolta da Vacina Grupo: Bruna Neves, Fabrizzia e Susane Turma:82
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL
TEORIAS POPULACIONAIS
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Rede de Promoção da Saúde
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
EUROPA: POPULAÇÃO E ESPAÇO
REGIMES DE CONTRATAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO PSF Marta Prado Técnica de Controle Externo Técnica de Controle Externo.
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
A dinâmica da população brasileira
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Evolução da População Mundial
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A dicotomia entre saúde e saúde mental
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Políticas Públicas de Saúde: PSF
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE CURSO DE ENFERMAGEM Profª
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Cláudio Marcelo Mariana Caldeira Meline Nathália Sales Tiago.
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO SUS ANÁLISE HISTÓRICA
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Programa Saúde da Família
Políticas de Saúde no Brasil
PASA Normas Operacionais Básica. SUS. Aula 2. POLÍTICAS DE ATENÇÃO A SAÚDE DO ADULTO NORMAS OPERACIONAIS DO SUS.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
RELATÓRIO DE GESTÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE 2012.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Vigilância Epidemiológica e Farmacoepidemiologia no Brasil.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Transição demográfica transição epidemiológica
Transcrição da apresentação:

PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA e o Agente Comunitário de Saúde

Linha do Tempo Idade Média: Começou com a peste de 542 e terminou com a peste negra (bubônica) de 1348. destacam-se a hanseníase, a peste bubônica, a varíola, a tuberculose, a escabiose, a erisipela, o antraz, o tracoma e a febre epidêmica. O isolamento de pessoas em resposta a doenças transmissíveis surgiu em resposta à hanseníase. 

Linha do Tempo Renascimento : Maior compreensão do corpo humano e as doenças como outros fenômenos passaram a ser atribuídas a causas naturais.

Linha do Tempo Revolução Industrial Século XVIII: Problemas Sociais: -Aumento de mortalidade geral; -Redes de esgoto e de abastecimento de água mal projetadas; -Deficiência quantitativa e qualitativa da assistência médica; -Deficiência hospitalar, além da carência e da insalubridade das moradias.

Linha do Tempo Século XIX: -Movimento por melhoria das condições sanitárias das cidades; -Crescimento dos hospitais; -Educação para população em matéria de saúde;

Linha do Tempo Século XX: Marco inicial do controle de doenças endoepidêmicas foi no ano de 1876, quando Robert Koch demonstrou a origem microbiana de uma doença humana. Robert Koch

Linha do Tempo  Século XX no Brasil: Emílio Ribas Oswaldo Cruz

Linha do Tempo Século XX no Brasil: - exames médicos periódicos; - educação sanitária; - melhoria do padrão alimentar; - especial atenção as gestantes, os bebês e as crianças em idade escolar.

Primeira Experiência Agentes Comunitários de Saúde (ACS) - Brasil Pernambuco em 1940 Ocorre a primeira experiência com agentes comunitário de saúde no intuito de conter a epidemia de esquistossomose Ceará na década de 1970 Inicia se um trabaho com agentes comunitários de saúde para conter a mortalidade infantil 1987: Criar oportunidade de emprego para as mulheres na área da seca; Queda da mortalidade infantil; 1991: O ACS, resultou na criação do PACS, no processo de Construção do SUS, Estabelecida por norma constitucional em 1988; Ceará em 1994: Primeiras experiências nos moldes atuais do PSF – Incorporação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS)

Tendências Atuais Saúde Pública - Tendência à urbanização em todo o mundo; - Aumento da vida média da população e seu consequente envelhecimento; -Problemas médicos e socioeconômicos motivados pelo envelhecimento da população; -Elevação sensível, em todos os países, da parcela de população que vive de salários; -Aumento acelerado de indivíduos que, embora não sejam indigentes, são incapazes de financiar o tratamento médico-cirúrgico de urgência ou clínico-hospitalar de doenças crônicas.

LEIS E PORTARIAS REFERÊNTES AO ACS 1997 - Criação da Função de Agente Comunitário de Saúde 2006 - Criação da Lei N° 11.350 Regulamenta as atividades dos ACS e regulamenta a Profissão 2011 - Portaria 2488 Aprova a Política Nacional de Atenção Básica ( Revisão das diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). 2014- Lei 12.994 - Instituiu o piso nacional da terceira categoria no Brasil.

Debates Importantes dos Dias Atuais Uso da tecnologia em benefício do trabalhador; Reajuste: está tramitando porque criou se a lei mas sem regra de reajuste;

Fontes: Créditos: Ronaldo Lopes http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/Historia.html (30.09.2015) https://pt.wikipedia.org/wiki/Agentes_comunit%C3%A1rios_de_sa%C3%BAde (30.09.2015) http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/18207-decreto-regulamenta-piso-de-agentes-comunitarios-e-de-endemias (30.09.2015) http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8474.htm (30.09.2015) Créditos: Ronaldo Lopes