O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
Monstrinhos Irresistíveis
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O Início da Comunicação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
DIA A DIA DE NOSSAS CRIANÇAS NA EMEI
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
ALFABETIZANDO UM DOWN.
OS TRÊS PORQUINHOS.
“Explorando grandezas e medidas: Experiências práticas”
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Projeto de Integração :
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Percepção do Espaço Pela Criança
Introdução ao conceito de Multiplicação
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Promoção de leitura em família
TEMA: VALORES MONETÁRIOS
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTIFÓLIO VIRTUAL MINI GRUPO MANHÃ
CRECHE ÁGAPE/ 2014.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Brincadeiras infantis
Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
Metodologia do Ensino de Arte
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Resgatando as brincadeiras populares através das cantigas de roda.
Planejamento da Rotina Semanal
TÉCNICAS DE RECREAÇÃO FEEDBACK TRABALHOS EXPERIMENTAIS DE RECREAÇÃO POR ESPAÇO - MATUTINO.
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Registro do jogo de TRILHA
PRINCÍPIOS: ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Da avaliação ao acompanhamento
CANTINHO DE MATEMÁTICA
FABIANA DE PAULA PEREIRA
AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Construção de um jogo de boliche
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
Construindo a cultura educacional inclusiva
Coordenadora: Eliana Magalhães
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
ARTESANATO JEITO FACIL. Atenção: os associados são classificados em três níveis: Nível 1 – aqueles que estão preparados para exportar por conta própria.
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
PRINCÍPIOS: ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Transcrição da apresentação:

Integrando as experiências para crianças de 4 e 5 anos (sugestão de planejamento) O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado PARA QUE Que aprendizagens as crianças podem construir? COMO De que forma organizo as experiências propostas, espaço, material, participação das crianças ...? Tempo de Chegada - Experiência envolvendo Música (Inciso II, Art. 9º) Crianças podem aprender: - a apreciar diferentes músicas; a explorar as possibilidades sonoras e expressivas da própria voz; a cantar e inventar outras músicas, a se expressar através da dança.... - Experiência de conhecimento de si e dos outros por meio da expressão motora (Inciso IV) - a ajustar seu movimento nas diferentes situações das quais participa (brincadeira); - usar gestos, expressões faciais e movimentos corporais para se comunicar com diferentes parceiros; Receber as crianças com músicas variadas e dançar com elas ao som dos vários ritmos. Àquelas que não quiserem participar sugerir outras experiências. - Organizar o jogo de Amarelinha

Tempo de alimentação e higiene - Experiência de cuidado de si e dos outros. As crianças aprendem a: Para que as crianças construam atitudes de cuidado de si; Para que as crianças aprendam habilidades na hora de comer. Para que as crianças aprendam a comer sem ajuda (inciso VI, art.9) - Preparação para o lanche: - roda de conversa sobre a importância de lavar as mãos antes de comer. - acompanhar as crianças até o banheiro para que elas lavem suas mãos. - Lanche: solicitar que as crianças peguem seus copos /talheres e incentivar que se alimentem de forma independente, sem desperdiçar.

Tempo da Roda de história Tempo do Parque - Experiência de conhecimento de si e dos outros por meio da expressão motora (Inciso I) As crianças aprendem a: - explorar o espaço por meio de movimentos diversos, como andar, correr, saltar, subir, descer etc, com autonomia, presteza e confiança. - Delimitar certas áreas do pátio com divisórias, giz ou fita adesiva e colocar alguns obstáculos para que as crianças se movimentem dentro deles. - propiciar situações em que as crianças fiquem à vontade no parquinho. Oferecer bambolês, cordas e desenhar uma amarelinha no chão para incentivar as brincadeiras. Tempo da Roda de história Para que as crianças antecipem o significado da história através das ilustrações. (inciso III, art.9) - Escolher, com a ajuda das crianças, uma história já conhecida delas. Em seguida, ir mostrando as imagens e solicitando que eles contem a história através das ilustrações. Ir complementando suas ideias ao longo das falas.

Tempo de exploração e construção de conhecimento de si e do mundo - Experiência de relações quantitativas e numéricas (inciso IV, art.9) As crianças aprendem a: - Produzir coleções de objetos, - A contar os objetos da coleção, - A representar as quantidades envolvidas (do jeito que sabe) - No parque, pedir que as crianças recolham pedrinhas, folhas, gravetos e outros objetos que encontrem pelo chão. Depois ir para a sala fazer a classificação e a contagem do material que conseguiram. Para finalizar, pedir para as crianças que desenhem o conjunto de objetos de que mais gostaram. Tempo da saída - Experiência que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas; (inciso IV, art.9) - As crianças aprendem a: - a cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo; • a guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares enquanto esperam os pais - As crianças vão escolher o cantinho que quiserem para brincar enquanto aguardam seus pais chegarem para buscá-las.