LOGÍSTICA EMPRESARIAL

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Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Logística PRIMÓRDIOS: Rede de troca entre regiões produtoras e consumidoras A Logística é um fundamento para o comércio

Campo de estudo da Logística Origem militar Objetivo: dispor de material para combater, assegurar e ocupar áreas Estratégia tradicional: grandes quantidades, estoques bem posicionados geograficamente, e desenvolvimento de transportes

Logística Logística de Guerra 1ª Guerra Mundial (guerra de trincheiras) 2ª Guerra Mundial (Frente Russa,Invasão aliada na França) Guerra do Vietnã Segunda Guerra do Golfo

IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA SETOR MILITAR Soldados combatentes Soldados de apoio Etapa 50 a AC. 9000 25 1914-1918 10 3 1939-1945 1 1 Vietnã 85 15 Golfo >90 <10 5

Logística Empresarial MISSÃO Promover uma ligação entre as funções de produção e marketing, entre outras Atender o nível de serviço dentro do custo otimizado; contribuir para a gestão comercial da companhia, por meio da confiabilidade nos prazos e metas.

Objetivos da Logística Integração das partes da cadeia produtiva O fluxo de informações desencadeando o fluxo de materiais Otimização e confiabilidade no tempo Custo Nível de serviço

Logística Atividades Primárias Transporte: métodos de movimentar os produtos aos clientes; Gestão de estoques: administra o nível de estoque que age como amortecedor entre oferta e demanda; Processamento de pedidos: determina a forma de atendimento e o tempo necessário para a entrega de bens e serviços aos clientes.

Logística Atividades Secundárias Armazenagem: envolvem as questões relativas ao espaço necessário e operações para estocar os produtos; Manuseio de materiais: administra a movimentação dos produtos no local de armazenagem; Embalagem de proteção: finalidade de proteger o produto, ou viabilizar um transporte; Programação de produção : relacionada ao planejamento da necessidade de produção e seus respectivos itens da lista de materiais; Sistema de: desenvolvimento de uma disponibilização de informação para o planejamento e o controle da logística.

Adm. De Materiais e Logística A Adm. de Materiais no princípio era relacionada com a gestão de estoques da Adm. de Produção, cabendo ao Marketing toda a tomada de decisão que movimentaria materiais, produtos, componentes e serviços, sendo a área de transportes (muitas vezes denominada logística) uma área de apoio. A Logística ainda era definida como uma área de apoio funcional de transportes e distribuição, ainda de forma segmentada

LOGÍSTICA EMPRESARIAL e ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS   LOGÍSTICA EMPRESARIAL e ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Estudo da demanda Compras Planif . de pedidos . produção Planif. de materiais Estoq Prod . Acabados Planif. distribução P rocesso de pedidos Embalagem industrial Serviço ao cliente Transporte Fragmentação 1960… Integração Total Integração Parcial 1980… LOGÍSTICA INTEGRADA Armazenagem Manipulação de materias ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS DISTRIBUIÇÃO FÍSICA 2000… 11

Definição de Logística O termo “LOGÍSTICA” se refere à toda movimentação do material e ao fluxo de informações gerados pro essa movimentação. A Logística trabalha em todos as áreas da empresa e visa a integração de interesses e otimização de resultados. Assim, a logística trabalha com o conceito de Empresa Integrada e Administração de Sistemas

Definições de logística LOGÍSTICA é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender requisitos do consumidor. Council of Logistics Management

Definições de logística A LOGÍSTICA pode ser definida como sendo a administração e a operação dos sistemas físicos, informacionais e gerenciais necessários para que insumos, produtos e serviços superem barreiras espaciais e temporais. Daskim, 1985

Definições de logística A LOGÍSTICA é responsável pelo planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informação, desde a fonte fornecedora até o consumidor. Petrônio Garcia Martins, 2000

Definições de logística Dispor de material de consumo ou suprir uma cadeia produtiva na quantidade certa, na hora certa, com o menor custo, baseando-se em informações decorrentes do próprio fluxo de materiais.

Missões da Logística Atender o nível de serviço dentro do custo previsto; contribuir para a gestão comercial da companhia, por meio da confiabilidade e eficiência da movimentação de materiais, bem como nos prazos e metas de atendimento aos pedidos efetuados pelo cliente.

Logística Interna e Externa Com a tendência de a Logística interferir em outros setores da empresa, de forma a integrar esses setores, foram criados os termos de logística interna e externa Definimos como “logística interna”, o planejamento e operacionalização da movimentação dentro da empresa, na linha de produção, armazenagem, expedição, etc E como “logística externa”, o planejamento e operacionalização toda a movimentação externa à empresa, caracterizada pelo transporte, distribuição, entrega, contato, pedido, etc.

Logística de Producao, Suprimetos e Distribuicao Outra definicao, bem mais completa, divide a Logistica Empresarial em 3 partes Logistica de Producao – corresponde a Logistica Interna, se refere a movimentacao dentro da empresa Logistica de Suprimentos – se refere as atividades de compra, abastecimento, coleta, relacao com fornecedores; todo o suprimento que a Logistica de producao precisa Logistica de Distribuicao – se refere a todas atividades externa a fabrica, para fazer o produto acabado chegar ate seu destino final, o mercado/consumidor

Cadeia de Suprimento Logística da Produção Logística de Distribuição Consumidor Cadeia de Suprimento Almoxarifado de Matérias-primas Fabricação Estocagem em Processo Montagem Armazenagem de Produtos Acabados Manufatura Fornecedores Terceiros Fontes Primárias Recebimento Expedição Distribuidor Atacadista Centro de Distribuição Montadora Varejo Logística de Suprimentos ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Suprimentos Transportes Armazenagem de Matéria-Prima Planejamento e Controle de Estoques Logística da Produção Logística de Distribuição MOVIMENTAÇÃO DE Planejamento, programação e controle da produção Estocagem em processo Embalagem dos recursos da distribuição DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Armazenagem produto acabado Processamento de Pedido Fonte: A Dinâmica dos Estoques Daniel Gasnier

PCP – Planejamento e Controle da Produção O PCP é o maior exemplo de logística interna. Apesar do nome remeter a funcaoi a Adm. da Producao, o PCP é uma funcao da Adm. de Materiais. Sua funcao é realizar o planejamento de odens de fabricacao, montagem, compra de materiais, servicos, etc. O PCP define o que é prioridade, quem vai fazer o que, faz o balanceamento da producao, a sincronizacao de atividades

A Logística PCP Clientes Capacidade Fornecedores Abastecimento Estoque de componentes materiais PCP Previsão de vendas Clientes Montagem Depósitos pronta-entrega Produção de

Características da Logística A Logística e fundamentada no conceito de Administracao Sistêmica, ou seja, a empresa é entendida como um organismo vivo, e as areas que compoe o sistema existem para se apoiar e trocar informacoes para garantiar a sobrevivencia da empresa, ou seja, atingir a meta da empresa

Características da Logística Essa abordagem conceitual simples se confronta com a visão tradicional de empresa dividida em setores, cada qual com a sua função e suas próprias metas Nesse ponto, a função da logística é promover a integracao de areas atraves da troca de informacoes, visando atingir as metas da empresa e nao dos setores

Logística Empresa Setorizada Empresa Integrada Funções e metas por setor Gerenciamento entre conflitos de setores X Empresa Integrada Integração entre áreas (antes setores) para permitir o melhor Fluxo de Materiais e Informações

A Logística MARKETING PRODUÇÃO Atividades de interface: - Controle da qualidade - Planejamento detalhado - Manutenção de equipamento - Manuseio interno Atividades de interface: - Programação da produção - Localização industrial - Suprimentos - Padrões níveis de serviço - Formação de preço - Embalagem - Localização de depósitos MARKETING - Promoção / Propaganda produção - Pesquisa de mercado - Administração da força de vendas LOGÍSTICA Atividades típicas: estoques - Processamento de pedidos - Armazenagem - Manuseio de materiais

Características da Logística Como pontos centrais da Logística podemos destacar: - Ter uma visão integrada e sistêmica de todos os processos da empresa. A ausência deste conceito faz com que cada área/departamento da empresa pense e trabalhe de forma isolada. Isto gera conflitos internos de interesses e faz com que os maiores concorrentes da empresa, estejam dentro dela própria; - Fazer com que as informações e o conhecimento se movimentem o mais rápido possível, conseguindo assim otimizar os investimentos em recursos;

Características da Logística - Enxergar toda a cadeia de integrantes como parte indispensável do todo. Seus fornecedores, colaboradores (funcionários), comunidade e clientes são como elos de uma corrente e estão intimamente interligados. Por isso, devemos sempre avaliar se suas necessidades e expectativas estão sendo plenamente atendidas, em conjunto; - O uso de "Sistemas de Informação" (ERP, WMS, TMS, etc.) que forneçam suporte a decisões que precisam ser cada vez mais velozes, em um ambiente de incertezas e competição muito grandes, torna-se fundamental para o êxito do gerenciamento;

Razões da importância da Logística Rápido crescimento dos custos, principalmente relativos aos serviços de transporte e armazenagem Desenvolvimento de ferramentas de TI (tecnologia da Informação) Complexidade crescente para administrar materiais e distribuição física Necessidade de maior gama de serviços logísticos mudanças de mercado e de canais de distribuição, especialmente para bens de consumo tendência de os varejistas e atacadistas transferirem as responsabilidades de administração de estoques para os fabricantes.

Evolução da logística Primeira fase: Atuação segmentada Segunda fase: Integração rígida Terceira Fase: Integração Flexível Quarta fase: Integração Estratégica

Evolução da logística Primeira fase: Atuação segmentada Surgiu após a Segunda Guerra Mundial A logística de transporte ainda era vista como atividade de apoio vinculada a gerência de produção E a logística de estoques como responsabilidade do setor de vendas e/ou finanças Consumidores adequavam suas necessidades aos produtos existentes (pouca variedade de produtos) O estoque era o elemento chave da cadeia de suprimento A estratégia de abastecimento se limitava a manutenção de estoques em posições geográficas Pedido era demorado (consulta por telefone, correio, visita de fornecedores, etc...) Produção verticalizada

Evolução da Logística Segunda Fase: Integração Rígida Fortalecimento do Marketing para ganhar o consumidor como estratégia de competição Maior foco na operações de compra e venda e pouca preocupação com abastecimento maior número de produtos Processos de fabricação mais flexíveis Anos 70, crise do petróleo. Escassez de materiais e aumento considerável dos custos logísticos (combustível). Início de utilização de multimodalidade (aéreo, terrestre, ferroviário, marítmo, fluvial, dutos, etc...) Início do uso de TI, ainda visto como ferramenta de apoio (banco de dados)

Evolução da Logística Terceira Fase: Integração Flexível Conceito de Logística Empresarial passa a ser encarado como foco de negócio Amadurecimento da TI como elemento fundamental para logística Início do EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) A logística passa a interferir diretamente no Marketing e na Administração de estoques Programação de produção mais flexível, permitindo ajustes constantes A opinião do cliente (final e intermediário) começa a influenciar no produto e no abastecimento Busca de estoques mínimos (otimizados) Redes logísticas e centros de distribuição mais complexos Início da terceirização

Evolução da Logística Quarta Fase: Integração estratégica (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) Uso da logística para ganhar competitividade e induzir novos negócios Globalização de mercados Uso pleno e intensivo de TI Crises de energia justifica investimento em logística Logística passa a interferir diretamente na produção (PCP, PO) Compras pela Internet Escassez de material e questões ambientais (Logística Reversa) Fortalecimento de parceria entre fornecedores e clientes, possibilitando acesso mútuo às informações operacionais e estratégicas Terceirização plena (core bussines)

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS é a integração de processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente. Fórum de SCM realizado na Ohio State University

CADEIA DE SUPRIMENTOS material Fornecedores de matéria-prima Beneficiamento primário Fabricação Distribuidores Montagem Atacadistas e Varejistas Mercado, clientes, consumidores informação Recursos naturais CADEIA DE SUPRIMENTOS

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Conceito novo ou extensão da logística? Logística tradicional visa ao fluxo de produtos e informações na empresa; Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos busca coordenar os processos da empresa com os de seus clientes e fornecedores.

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos A sobrevivência de uma empresa depende da sobrevivência da cadeia de suprimentos à qual ela pertence.