PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO SETE NÍVEIS DE CONCEITOS LINGUÍSTICOS SETE NÍVEIS DE INDÍCIOS DE LEITURA PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO JOSETTE JOLIBERT PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
1.A noção de contexto (contexto de um texto ,não de uma palavra): ao mesmo tempo contexto de situação:Por quais vias concretas um texto chegou aos olhos do leitor ? PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
1.A noção de contexto (contexto de um texto ,não de uma palavra): e contexto textual (origem do texto a ser lido): é extraído de um escrito complexo (jornal, revista infantil, álbum, fichário, livro de contos ou poemas, antologia , etc.)?Ou é autônomo (carta, cartaz, panfleto, etc.)? PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
2.Principais parâmetros de situação de comunicação: emissor; destinatário; meta e o que está em jogo; objeto. PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO 3.Tipos de textos (no sentido de tipo de escrito funcionando hoje em dia em nossa sociedade): Carta? Cartaz? Relato? Novela? Poema? Artigo informativo? Ficha técnica (receita, regra do jogo, ficha de construção?) Etc. PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
4.Superestrutura que se manifesta sob a forma: de organização espacial e lógica dos blocos de texto (“silhueta”)*; de esquema narrativo tratando-se de uma “história” (conto, lenda,novela ou romance); PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
4.Superestrutura que se manifesta sob a forma: de dinâmica interna (abertura/encerramento e progressão de um ao outro). PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO 5.Linguística textual: as escolhas de enunciação (pessoas, tempos, lugares) e suas marcas; os substitutos; PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO 5.Linguística textual: os conectores; os campos semânticos (redes de sentido); a pontuação do texto. PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO 6.Linguística da frase: sintaxe: classes, grupos, relações (suas marcas) e transformações; vocabulário: as escolhas lexicais e as palavras em contexto; PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO 6.Linguística da frase: ortografia dita gramatical e o que pode ser aproveitado dela para o sentido; pontuação de frases. PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
7.Palavras e microestruturas que as constituem: grafemas (minúsculas e maiúsculas), suas combinações características ,neste caso, em francês, e as relações grafemas /fonemas; PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
7.Palavras e microestruturas que as constituem: Microestruturas sintáxicas, marcas nominais (singular/plural, masculino/feminino) e marcas verbais (pessoas e tempos); PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
7.Palavras e microestruturas que as constituem: Microestruturas semânticas:prefixos, sufixos e radicais. PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO
PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO Referência JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Leitoras.Porto Alegre: Artmed, 1994,p.142 - 143. PEDAGOGIA - UNESP - RIO CLARO - PROF. DOUTORA MARIA A. H. W. RIBEIRO