“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
Advertisements

PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA GOVERNANÇA ESTADUAL Novembro de 2006.
EUROsociAL S I N T E G R A ESAF- Brasília/DF - BRASIL
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Modernização da Gestão Fiscal Outubro / Modernização da Gestão Fiscal Gestão da Estrutura Funcional Gestão Tributária Gestão Financeira.
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
PNAFE ESTADO DO CEARA. ANTECEDENTES MASTER PLAN I MASTER PLAN II.
AVALIAÇÃO PNAFE 116ª Reunião Ordinária CONFAZ Foz do Iguaçu, dezembro de 2004.
1.
INOVAR FISCAL GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONFAZ/GEFIN Teresina, abril de 2009 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Fortaleza – CE 08 e 09 de dezembro de 2008
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
NF-e, Mais uma Inovação Álvaro Bahia – Coordenador Técnico do ENCAT.
Proposta para a avaliação do Profisco 11a Reunião da COGEF Brasília, Mar/2011.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
GT CAPACITAÇÃO Belo Horizonte/MG, 03 e 04 de dezembro de ª REUNIÃO DA COGEF.
Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Estratégias Projetos e Planos.
GT CAPACITAÇÃO Salvador/BA, 13 e 14 de novembro de ª REUNIÃO DA COGEF.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
COGEF BID-COGEF: PREPARAÇÃO DE UM NOVO PROGRAMA FISCAL: Programação, Avanços e Próximos Passos 12 DE AGOSTO DE 2014.
23ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 23ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: MISSÃO DAS AUTORIDADES FISCAIS BRASILEIRAS AO BID PALMAS, 14 DE MARÇO DE 2014.
BOATO OU AMEAÇA - Experiência do GDFAZ com a proposta do IEFE - Arranjo do Confaz - ENCAT e GEFIN com papéis mais claros - Crise de Gestão no Estado Brasileiro.
Cooperação ESAF/Estados em Ações de Capacitação Junho 2009.
24ª Reunião da COGEF Aracaju, 10 e 11 Ago 2014 Plataforma eleitoral do candidato André Cordeiro Gestão
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
NOVO PROGRAMA FISCAL NOVAS AÇÕES DE CONTINUIDADE BRASILIA, 18 DE AGOSTO DE 2014.
Material do Instituto Publix protegido por direitos autorais Gestão Matricial para Resultados® 2° dia Gestão para Resultados na Administração Pública.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
24ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 24ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO * Execução da Cooperação Técnica.
22ª Reunião da COGEF 3 e 4 de Dezembro de TDRs TRABALHADOS ESTADOQUANTIDADE Ceará01 Espírito Santo01 Maranhão05 Mato Grosso do Sul06 Minas Gerais01.
21ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 21ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Execução da Cooperação Técnica PRODEV TERESINA, 27 DE SETEMBRO DE 2013.
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
3a. Reunião COGEF Brasília-DF 23 a 27/03/2009 AGENDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EUROSOCIAL.
ACORDO DE RESULTADOS. ESTADO PARA RESULTADOS ÁREAS DE RESULTADOS DESTINATÁRIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PESSOASINSTRUÍDAS,SAUDÁVEIS EQUALIFICADAS CIDADES.
25ª REUNIÃO DA COGEF 25ª REUNIÃO DA COGEF Preparação dos Documentos Gestão Fiscal dos Estados PORTO VELHO, 27 DE NOVEMBRO DE 2014.
25ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 25ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO * Execução da Cooperação Técnica.
XXII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS PAINEL 33 - ORÇAMENTO, FINANÇAS E TRANSPARÊNCIA “CARTA DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO” 20 A 23 DE OUTUBRO DE 2014 RIO.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
INDICADORES FISCAIS PARA OS ENTES SUBNACIONAIS DO BRASIL Brasilia, 25 de Junho de 2015.
Gestão Estratégica – Fiscal e Financeira SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO TRAJETÓRIA DE MODERNIZAÇÃO DAS FAZENDAS ESTADUAIS:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEFAZ ALCANCE DO EQUILÍBRIO FISCAL AGOSTO
PROFISCO PA PCR (BR-L1093 e 2078-OC/BR): Avaliação do Projeto e Lições Aprendidas Belém, 04 de Agosto de 2015.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Iolanda Mª G. M. de C. Barbosa Coordenadora Geral Adjunta do GDFAZ Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão - SEFAZ/MA.
Fortalecimento do sistema de controle externo como instrumento de cidadania, incluindo a intensificação das relações intergovernamentais e interinstitucionais,
INDICADORES FISCAIS PARA OS ENTES SUBNACIONAIS DO BRASIL Florianopolis, 10 de setembro de 2015.
SISTEMA FAZENDÁRIO Setembro / Objetivo Servir de ferramenta para possibilitar a SEFAZ oferecer um melhor atendimento ao seu cliente externo e interno.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL I ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM – UCP/MF e UEMs 03 de Abril de 2002.
10/Setembro/2015 PROFISCO II (BR-X1039) Linha do Tempo.
Projeto Big Data Receita Estadual
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO Cooperação Federativa e Modernização da Gestão Fiscal Encontro Nacional de Administradores Tributários - ENAT.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO I SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS DAS ADMINISTRAÇÕES FAZENDÁRIAS ESTADUAIS Gestão de Pessoas no âmbito.
MISSÃO Promover e articular soluções de cooperação e integração entre as fazendas públicas para a permanente evolução da gestão fiscal Mapa Estratégico.
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
6/2/2016DRAFT - Huascar Eguino/FMM * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do.
11 Início: 19 de outubro de 2012 Fim: 19 de outubro de 2017 Contrato no valor de US$ Financiamento BID no valor de US$ Contrapartida.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Modelo para Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS) Estados e Distrito Federal Brasilia, 05 de Maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS” José Barroso Tostes Neto São Paulo, 16 e 17 de Setembro de 2015

Santo Protetor dos Auditores Fiscais Resultados preliminares da Cooperação técnica de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de apoio para o PROFISCO II (BR-X1039) São Mateus Apóstolo e Evangelista E cobrador de Impostos séc. I A Igreja determinou o dia 21 de setembro para a celebração de são Mateus, apóstolo.

Antecedentes e Contexto Resultados preliminares da Cooperação técnica de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de apoio para o PROFISCO II (BR-X1039) Primeiro ciclo de modernização da gestão fiscal (1996 – 2006) Programa Nacional de Apoio à Modernização Fiscal para os Estados Brasileiros (PNAFE) Segundo ciclo de modernização da gestão fiscal (2009 – 2015) Programa de Apoio a Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil (PROFISCO)

Antecedentes e Contexto - PNAFE Resultados preliminares da Cooperação técnica de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de apoio para o PROFISCO II (BR-X1039) Programa Nacional de Apoio à Modernização Fiscal para os Estados Brasileiros – PNAFE - 1996 – 2005 - Alcance 27 Projetos Tributários 26 Projetos Financeiros Projetos setoriais: Controle Sistêmico do Orçamento e Gestão de Recursos Humanos; Administração do Contencioso Judicial, Gestão do Controle Interno e Externo e Gestão do IPVA

Antecedentes e Contexto - PNAFE Resultados preliminares da Cooperação técnica de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de apoio para o PROFISCO II (BR-X1039) Programa Nacional de Apoio à Modernização Fiscal para os Estados Brasileiros – PNAFE - 1996 – 2005 Objetivo Aumento da eficiência da administração tributária e financeira, a racionalização e a transparência na gestão dos recursos públicos, com o fim de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços e para a criação de espaço fiscal para os investimentos públicos nos estados

PNAFE – Principais Produtos Resultados preliminares da Cooperação técnica de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de apoio para o PROFISCO II (BR-X1039) Sistemas de Adm. Financeira Controle eletrônico das Declarações e pagamentos Infraestrutura de Tecnologia da Informação Criação e fortalecimento das Escolas Fazendárias Gestão de Pessoas e Programas de Capacitação Programas de Educação Fiscal Atendimento ao Contribuinte Integração e Intercâmbio de Informações Sintegra Rede Fazendária UCP e UCE

Antecedentes e Contexto - PROFISCO Resultados preliminares da Cooperação técnica de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de apoio para o PROFISCO II (BR-X1039) Programa de Apoio a Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil– PROFISCO - 2009 – 2015 - Objetivo Contribuir para a integração dos Fiscos e modernização da gestão fiscal, financeira e patrimonial dos estados

PROFISCO – Principais Produtos Resultados preliminares da Cooperação técnica de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de apoio para o PROFISCO II (BR-X1039) Nota Fiscal Eletrônica NFe Sistema Público de Escrituração Digital Cadastro Sincronizado Modelo de Fiscalização de Trânsito Novo Modelo de Contabilidade Pública Sistema Integração de Planejamento e Finanças Redes Fazendárias Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal Gestão do Conhecimento

Eliminando barreiras para o crescimento econômico Resultados preliminares da Cooperação técnica de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de apoio para o PROFISCO II (BR-X1039) Eliminando barreiras para o crescimento econômico Uma atualização com foco no varejo Dezembro de 2014 Em colaboração com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV)

Resultados preliminares da Cooperação técnica de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de apoio para o PROFISCO II (BR-X1039)

Resultados preliminares da Cooperação técnica de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de apoio para o PROFISCO II (BR-X1039)

Resultados preliminares da Cooperação técnica de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de apoio para o PROFISCO II (BR-X1039)

Cooperação Técnica Produtos Emblemáticos COGEF CT COGEF GPR IPSAS GASTOS RELAÇOES INSTITUCIONAIS SEFAZ NACIONAL TEC e JURIDICO SOFTWARE GESTÃO INDICADORES E PESQUISA ITCF II PILOTO ITCF TRILHAS Resultados da Cooperação técnica (BR-T1145) de apoio ao PROFISCO (BR-X1005) e proposta de nova CT para apoio ao PROFISCO II (BR-X1039)

Novo Programa para Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal Diretrizes e Recomendações Técnicas para o Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal dos Estados Brasileiros – Convênio CONFAZ (2014)

Novo Programa para o Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal , Processo de formulação com apoio dos Grupos Técnicos do CONFAZ: Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN) Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT) Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros (FFEB) Conselho dos Contenciosos dos Estados (CCONT) Colégio Nacional das Procuradorias Fiscais (CNPF) No inicio de 2014, processo participativo conduzido pelo CONFAZ, em cooperação com a SEGES/SE/MF e o BID, identificou os desafios a serem enfrentados pelos Estados e formulou um conjunto de soluções, resultados e recomendações técnicas para um Novo Programa de Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal para os Estados Brasileiros Reuniões Preparatórias Workshops Temáticos Seminário de Consolidação r Publicação do Convênio de Cooperação e Documento de Diretrizes e Recomendações Técnicas Disponível em: https://www.confaz.fazenda.gov.br/arquivo-manuais/DiretrizeseRecomendacoes.pdf.

Desafios e Tendências para o Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal planejamento e avaliação de investimentos, gerenciamento de custos e de compras governamentais e uso dos dados da Nfe para compras públicas avaliação da qualidade e dos resultados do gasto público, controle da dívida e dos passivos contingentes, (precatórios, previdência pública, contratos de PPPs) simplificação das obrigações acessórias e do pagamento de impostos, padronização de normas e procedimentos, tratamento e utilização de informações digitais, simplificação e celeridade do contencioso, cobrança da dívida ativa transparência dos atos e decisões planejamento e avaliação do desempenho institucional gerenciamento dos riscos tributários e financeiros, orientando o processo decisório estímulo à participação e ao controle social, por meio da transparência e prestação de contas fortalecimento do controle interno e externo desenvolvimento de pessoas e a formação de sucessores com foco nas competências Como conter a expansão e melhorar a qualidade do gasto público? Como incrementar a receita tributária? Como aumentar a eficiência da gestão fiscal?

Diretrizes para o Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal Melhoria da qualidade do gasto público – o programa deve contribuir para aumentar a eficiência no uso dos recursos públicos nas dimensões de investimento e de custeio, permitindo a redução do desperdício de recursos públicos e a disponibilização tempestiva de bens e serviços de qualidade para a sociedade Melhoria da gestão do crédito tributário – o programa deve contribuir para aumentar a eficiência na arrecadação tributária, com simplificação de normas e procedimentos, que favoreçam o cumprimento das obrigações principal e acessória pelos contribuintes Fortalecimento da governança e da transparência fiscal – o programa deve contribuir para a melhoria do desempenho fiscal, promovendo a transparência e integração dos fiscos, com apoio ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) e seus grupos estratégicos e técnicos

Novo Programa de Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal Marco de Referência do Programa PROFISCO II

Marco de Referência do PROFISCO II Objetivo Geral: contribuir para a sustentabilidade fiscal e integração dos fiscos, por meio do aperfeiçoamento da gestão fazendária, da administração tributária e do contencioso fiscal e da administração financeira e gasto público, fortalecendo a modernização da gestão fiscal, contábil, financeira e patrimonial dos estados Gestão Fazendária Administração Tributária e Contencioso Fiscal Administração Financeira e Gasto Público Melhorar o desempenho da governança púbica contribuindo para o aumento da eficiência no planejamento, monitoramento e avaliação dos resultados, dos riscos, da transparência e da prestação de serviços na gestão fiscal. Melhorar o desempenho da administração tributária e do contencioso fiscal, contribuindo para o aumento da arrecadação das receitas próprias; a redução de tempos para cumprimento das obrigações tributárias, a celeridade na tramitação do processo administrativo fiscal e a recuperação da dívida ativa. Melhorar o desempenho da administração contábil e financeira contribuindo para o aumento da eficiência no planejamento dos investimentos; na contenção e a avaliação da qualidade do gasto público, na apuração dos custos e na gestão da dívida pública e dos passivos contingentes. Componentes e Objetivos Específicos

José Barroso Tostes Neto (FMM/CBR) jtostes@iadb.org / (61) 3317-4244