www.institutoembratel.org.br MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Teoria das Inteligências Múltiplas
Professor Marcelo Rocha Contin
Inteligências Múltiplas
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
Informática na Educação
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
LINGUAGEM E PENSAMENTO
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Inteligências Múltiplas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências Múltiplas
Apenas Brincando Anita Wadley Clique para avançar.
Aula 7 Kant e o criticismo.
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
Bem vindos as aulas de informática
Encontro de Professores e Superintendentes da EBD
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Mente Positiva.
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
Metodologia do Ensino de Arte
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
…uma mente, dois cérebros… hacer click para continuar © Idea Champions, 2003.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Informática na Educação
Objetos de aprendizagem
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Linguagem Natureza e Aquisição.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
OS ENSAIOS  .
Por que o jornal na escola?
Professora: Janine Fernandes
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Estilos de Aprendizagem
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
A pré história da linguagem escrita
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 1. Comunicação O ser humano é um ser eminentemente social. A palavra COMUNICAR deriva do latim communicare, que significa “"partilhar,
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Múltiplas Inteligências Comenius “My Future Is up To me”
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Transcrição da apresentação:

MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência

Quando se fala que uma pessoa é inteligente, a maioria das vezes se associa com o aproveitamento acadêmico ou com provas convencionais de coeficiente intelectual. Porém, o trabalho do Dr. Howard Garner, (autor do livro de Inteligências Múltiplas) demonstrou que existem muitas formas de ser inteligente que não são medidas necessariamente com as provas aplicadas em sala de aula. Segundo Garner, a inteligência é a capacidade de solucionar problemas e criar produtos que tem um valor cultural. O Dr. Garner expõe uma lista de oito inteligências básicas, que, segundo ele, constituem uma relação funcional das diversas classes de inteligência.

Interpessoal Intrapessoal Lingüística Musical Espacial Corporal Matemática Naturalista

Esta se reflete à habilidade ou capacidade de usar as palavras efetivamente. Quem a possui tem um sentido auditivo muito desenvolvido e aproveitam o jogo com os sons da linguagem. Com freqüência, pensam em palavras e estão imersos na leitura de algum livro ou escrevem contos: são excelentes narradores.

Refere-se a capacidade de trabalhar bem com os números e/ou basear-se na lógica e no raciocínio. Esta é a inteligência que o cientista utiliza quando gera uma hipótese e a coloca rigorosamente em teste, segundo dados experimentais. As crianças têm esse tipo de inteligência, pensam de modo numérico ou em termos de padrões e seqüências lógicas. Na puberdade, evidenciam uma grande capacidade de pensar de modo altamente abstrato e lógico, gostam de fazer perguntas sobre fenômenos naturais, adoram computadores e tentam descobrir as respostas aos problemas difíceis.

Requere a habilidade para visualizar imagens naturalmente ou para cria-la em alguma forma bio-tridimensional. Quem tem esse tipo de inteligência são regularmente artistas ou escultores, assim como inventores que são capazes de visualizar antes de colocar no papel.

Esse tipo de criança adora fazer labirintos e quebra- cabeça, desenhar, construir com blocos ou simplesmente na imaginação. Preste atenção, porque este tipo de criança ocasionalmente tem problemas na escola, especialmente se não se enfatiza as artes ou os métodos visuais para apresentar a inflamação. Inclusive não é possível classificar essas crianças como “disléxicos” ou com “dificuldades de aprendizado” devido a dificuldades para decodificar as palavras. De fato, a teoria de Garner diz que no momento de inverter as letras, essas crianças pode estar, de fato, utilizando uma capacidade altamente desenvolvida, portanto, não se deve achar que eles são incapazes.

Esta inteligência faz referência a todo o corpo (alas, bailarino, mimo, ator) assim como a inteligência das mãos (carpinteiro, artesão, costureiro, maquinista). Essas crianças processam o conhecimento pelas sensações corporais: costumam se comunicar muito bem por gestos e outras formas de linguagem corporal. Quem tem esse tipo de inteligência corre o risco de ser diagnosticado como hiperativos, mas precisam se mexer, tocar e construir para poder atender.

Este tipo de inteligência está relacionado com a capacidade de cantar, lembrar melodias, ter bom senso de ritmo ou somente gostar da música. Também são sensíveis aos sons não verbais no ambiente, como o som dos grilos e dos sinos, assim como ouvem coisas que os outros passam por cima. É importante entender que existem pessoas com este tipo de inteligência, para aprender certas coisas precisam se mexer com ritmo, batucar ou cantarolar enquanto estudam.

É a capacidade de entender os outros e trabalhar com eles. Igualmente as outras inteligências, ser fanático ou relacionar- se com os outros incluem uma grande variedade de talentos, desde a capacidade de sentir empatia por outros seres humanos até a capacidade de manipular grandes grupos para alcançar um fim comum. Inclui a capacidade de “ler as pessoas”, assim como a de fazer amigos; já que grande parte da vida tem a ver com a interação com os outros, a inteligência interpessoal pode, de fato, ser mais importante para o sucesso que a capacidade de ler um livro ou resolver um problema matemático.

É a capacidade para conhecer a si mesmo e pensar sozinho. As crianças com esse tipo de inteligência sabem quem são e o que são capazes de conseguir no mundo. Quase sempre são bons para estabelecer metas próprias. Não são necessariamente introvertidos ou tímidos, mas provavelmente sentem uma forte necessidade de buscar a solidão para refletir. Às vezes, exibem uma espécie de visão interior ou intuição que os acompanha durante toda a vida.

É a capacidade para identificar as formas naturais ao redor de nós mesmos. Estas crianças adoram a natureza. Algumas delas se sentem mais próximos dos animais que dos seres humanos. Essas crianças sonham em ser veterinários, guardas florestais ou ecologistas.

No interior do crânio, guarda um dos órgãos mais fascinantes e misteriosos do seu corpo: O CÉREBRO, o qual é a parte mais preciosa e insubstituível do nosso Ser. Com apenas um quilo e meio de delicado tecido, guarda milhões de neurônios, e 100 trilhões de interconexões em série e em paralelo

O SER EXPERIMENTAL Curioso, imaginativo, integrador, rompe regras, intuitivo, sintetiza, especula, experimenta, riscos, gosta de surpresas O SER EMOTIVO Emocional, emotivo, sentimental, sensível, expressivo, interpessoal, espiritual, sente, fala, toca O SER CUIDADOSO Planeja, organiza, evita riscos, estabelece regras, disciplinado, sequência, detalhado, avalia O SER RACIONAL Lógico, analítico, quantitativo, é realista, busca o como, baseia-se em fatos, é crítico.

A inteligência não depende somente de fatores genéticos. É certo que existem crianças que desde pequenas se destacam, mas o fator principal que influencia na inteligência é a programação do cérebro. Hoje sabe-se que é possível preparar as pessoas para que desenvolva todos os tipos de inteligência, porque temos mais conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro.

LADO DIREITO VISUAL CRIADOR AUDITIVO CRIADOR SENTIMENTOS LADO ESQUERDO VISUAL LEMBRADO AUDITIVO LEMBRADO DIÁLOGO INTERNO