GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
Advertisements

ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
Comércio,sistemas de transportes e de comunicações
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Negócios Internacionais
Globalização:.
Blocos Econômicos.
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Administração Estratégica
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
GRUPO 4 INTEGRANTES DO GRUPO 4 194y1Gustavo Lopes Calil 09/10074
Anexo Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa Milena Alves
GESTÃO DE ESTOQUE NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA Contábeis 01 Plínio Borges 06/23857 Ivan Teléscio 05/84568 Verônica Paula 06/43904 Tiago Lucas 05/94261.
REPENSANDO A LOGÍSTICA
O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS
Estratégias do agronegócio
A Globalização.
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Dimensões da Globalização
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
A Circulação da Mercadoria
Prof. Jeferson C. de Souza
Desenvolvendo uma visão e mentalidade global
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
Unidade 7 Dinâmica Intra-organizacional - Estoques folga na disponibilidade dos objetos para atender ao processo interno visando a demanda externa. 19GX:
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Repensando a Logística
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Gabriel Bastos Machado
Localização e planejamento de longo-prazo da capacidade de produção
Seminário Avançado - Eletiva A
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Modernidade e a Evolução do Conhecimento
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Professor Luiz Felipe Geografia
1 Aula 3 Economia e Mercados Globais Regulação Internacional.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
Comunidade Européia (pág 06) - –Surgiu na Guerra Fria onde colaborou para a hegemonia norte-americana sobre a Europa ocidental. –Na década de 1990, as.
Administração e Mercado de Trabalho.
A Sociedade em Rede Manuel Castells
Aspectos positivos Aspectos Negativos
O que é globalização ?.
Novos modelos de negócios
Origens e bases do mundo global.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Globalização e Gestão com Pessoas
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Agora vamos mudar o nosso olhar
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
MODOS DE PRODUÇÃO CAPITALISMO I.
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
 Conflitos em busca de um país de primeiro mundo.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador das instituições, face ao impacto inovador, desequilibrando as estruturas vigentes, solucionando problemas, criando situações novas e, trazendo problemas novos.

As duas principais tendências do mundo moderno InstantaneidadeVirtualidade Tempo menor Compreensão do tempo Just-in-time Informação em tempo real Flexibilidade organizacional Agilidade nos serviços Espaço menor e portabilidade Compreensão do espaço e do tamanho Fábrica enxuta Organização em redes Unidades estratégicas de negócio Miniaturização dos produtos

Aldeia global A produção e comercialização de produtos e serviços feita em nível mundial através de sistema de trocas e intercâmbios O crescimento das organizações, a moderna tecnologia da informação, a sofisticação dos meios de transportes fazem com que se procure mapear e localizar os lugares do mundo em que se possa extrair maiores vantagens competitivas de produção, custo, localização, distribuição e comercialização de produtos e serviços

Desafio da globalização: conhecer diferentes línguas e a diversidade cultural dos países envolvidos com as quais o administrador precisa lidar. Globalização da economia veio para ficar, derrubando fronteiras, ultrapassando línguas e costumes e criando um mundo diferente. Fronteiras dos negócios desapareceram: tênis Adidas (alemão), Reebok (inglês), fabricados em Taiwan, Cingapura ou Malásia.

Para a Honda não existe “overseas”, porque opera como se estivesse em um “negócio global” qualquer lugar do mundo onde estejam os consumidores. Países de industrialização recente (Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Indochina) e mais recentemente a China estão marcando presença nos mercados mundiais.

A Comunidade Econômica Européia (CEE) formada por países dentre eles: Alemanha, França, Inglaterra, Espanha e Portugal. Tornou-se um bloco econômico de grandes dimensões. O NAFTA (North American Free Trade Agreement) EUA, Canadá e México O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) Sâo exemplos de integração regional entre diferentes países.

Globalização é um fenômeno mundial e irreversível e apresenta os aspectos: Desenvolvimento e intensificação da Tecnologia da Informação e dos transportes, fazendo do mundo uma aldeia global; Ênfase no conhecimento e não nas matérias primas básicas; Formação de espaços pluri-regionais; Automação – máquina substitui o Homem (desemprego estrutural); Expansão dos mercados.

A globalização Favorece os países mais desenvolvidos; Possuem melhor tecnologia, maiores recursos e estabilidade econômica permanente; Capazes de produzir em larga escala por preços mais reduzidos; Por outro lado, os países desenvolvidos enfrentam o desafio de um custo de mão-de- obra maior, mais onerosa que países emergentes.

Maior desafio da globalização Criar um sistema que seja equitativo e capaz de integrar as potências econômicas emergentes, alimentando os esforços dos países marginalizados para se beneficiarem da expansão econômica mundial, reduzindo o hiato entre países ricos e pobres.

Globalização cria uma situação em que o administrador: Precisa de condições de capacitação profissional e mobilização pessoal; Desempenhar atividades em um mundo de negócios que exigem dele a compreensão de outros idiomas, culturas e costumes diferentes.

A globalização dos negócios está trazendo novos desafios ao administrador devido a três fatores inter-relacionados: Proximidade – o administrador passa a trabalhar com maior proximidade frente a um número diversificado de clientes, concorrentes, fornecedores e reguladores governamentais. Essa proximidade é devido à redução do tempo que a tecnologia das telecomunicações proporciona entre as pessoas ao redor do mundo através da transmissão em segundos de vídeo, voz, televisão, rádio etc.

Localização – a AT&T desenha sistemas telefônicos e equipamentos computadorizados para telefonia nos Estados Unidos, os quais são produzidos em Cingapura e em fábricas americanas para serem vendidos em todo o mundo a clientes que os utilizam para conectar-se a longa distância em todo o globo.

Atitude – a globalização está trazendo uma atitude nova e aberta em relação às práticas de administração internacional. Essa atitude combina uma curiosidade a respeito do mundo externo além das fronteiras nacionais com uma vontade de desenvolver habilidades para a participação na economia global. As atitudes mudam com o tempo A eficiência que, com Taylor, Ford era caracterizada pela idéia da produção em massa e pela visão voltada para o chão da fábrica, agora passa a ter a globalização como base de referência para o administrador.