Doing Business 2007 Comércio Internacional Allen Dennis Rita Ramalho Moçambique 18 Abril 2007.

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Transcrição da apresentação:

Doing Business 2007 Comércio Internacional Allen Dennis Rita Ramalho Moçambique 18 Abril 2007

A importância de simplificar comércio internacional Os indicadores de Doing Business ajudam a diagnosticar os problemas de logística no comércio interenacional por cada dia adicional que o embarque de um produto é atrasado há uma redução no comércio de pelo menos 1% (Djankov et al. 2006) Apesar da redução em tarifas e outras barreiras em muitos países em vias de desenvolvimento, o sector exportador não se expandiu, mostrando a importância de políticas complementares. (WB 2006, IEG) Melhorias de bem estar económico resultantes da liberalização de tarifas poderão triplicar se acompanhadas com melhorias em logística (Dennis, 2006)

Metodologia Empresa: - Porte médio com 200 trabalhadores ou mais - localizada na cidade mais populosa do país - privada, sociedade por quotas limitada - de capitais nacional sem sócios estrangeiros - exporta mais de 10% da produção, mas não funciona em zona franca Bens transacionados: - container de 20 pés por transporte marítimo - não impoem risco ambientais ou de outro tipo, não são militares ou com standards especiais Participantes: principalmente despachantes, companhia de frete, exportadores/importadores, mas também alfandegas e autoridades portuárias

Passos, tempo e custo 1.Registramos cada passo, duração e custo associados ao processo. 2.Exportação: desde a conclusão do contrato de venda até ao embarque dos bens no porto de partida. 3.Importação: desde a conclusão do contrato de compra até à chegada dos bens ao armazém do importador.

De accordo com a UNCTAD, uma transacção de comércio internacional em média passa por 27 a 30 entidades incluindo despachantes, bancos, carregadores, empresas de fretes, etc….Estas transacções necessitam de pleo menos 40 documentos, não só de entidades governamentais, mas também privadas. Mais de 200 dados são normalmente necessários, dos quais cerca de 60 a 70% são introduzidos pelos menos duas vezes, e 15% da informação é re-escrita 30 vezes. UNCTAD, 2001 Mais complicado do que parece ?

Importador/ Exportador

Documentos, tempo e custo Documentos relacionados com bancos ex. Letra de credito Documentos relacionados com a alfandega ex. Licença de importação, Bill of lading, packing list, factura comercial, certificado de inspecção Documentos relacionados com o porto ex. Recibo de manuseamento da carga Documentos relacionados com o transporte Ex. Documentos de carga em transito

Alfandega, tempo e custo O formulário(s) da alfandega é enviado manualmente ou de forma electrónica? Quantas visitas à alfandega são necessárias? Inspecções Controle técnico Processo de pagamento

Portos, tempo e custo Tempo de espera do navio Atracamento e decarregamento dos containers Taxas de manuseamento no porto

Transporte terrestre, tempo e custo Contratar transporte terrestre Tempo de transporte(rodoviário, ferroviário) O tempo de espera e custos associados com fronteiras terrestres são incluidos

Uganda – Exportação

Tempo necessário para importar

Melhores práticas em logística (Trade Facilitation) Electronic Data Interchange (troca de dados electrónica: Kenia, Senegal, Djibouti Balcão único: Singapura, Gana, Mauricias, Tunisia Risk Management (analise de risco): Paquistan, India E-Manifest (manifesto electrónico): Jamaica, Djibouti Acordos de cooperação fronteiriça: El Salvador-Honduras, União Europeia