PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Aprender ao Longo da Vida
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Projeto Político-Pedagógico
Educação no contexto do Trabalho
Afinal, o que é Planejamento?
Desenvolver Por uma Nova Escola.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Portfólio de Estágio Supervisionado
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
FACULDADE REGIONAL DO JACUÍPE - FARJ Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente PESQUISA.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....

“Existe um consenso cada vez mais generalizado de que a escola atual não está cumprindo satisfatoriamente a função de formar as futuras gerações, nas capacidades que irão requerer o desenvolvimento do cidadão em uma sociedade de rápidas e céleres mudanças. Ao mesmo tempo, não existe consenso sobre quais devem ser essas capacidade e quem deve ser responsável por sua difusão.” (LITWIN, 2001, p. 153)

CABERIA À ESCOLA ( VIA CURRÍCULO) INCULCAR, FORJAR, 1.NOVOS VALORES, 2.CONDUTAS, 3. HÁBITOS, 4.CAPACIDADES “ADEQUADAS” ÀS NOVAS NECESSIDADES DA ECONOMIA.

“ “Sempre que a sociedade se defronta com mudanças significativas em suas bases, sociais, tecnológicas e produtivas, novas atribuições passam a ser exigidas da e na escola” (Penin & Penin, 2002)

EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS - ERA DAS INCERTEZAS - DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA - GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL - DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMÁTICA - GENERALIZAÇÃO DAS FONTES DE INFORMAÇÃO E DO ACESSO A ELAS

ESCOLA TRADICIONAL REDES DE APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM X

A educação vive um tempo de grandes incertezas e de muitas perplexidades Sentimos a necessidade da mudança, mas nem sempre conseguimos definir-lhe o rumo. Há um excesso de discursos, redundantes e repetitivos, que se traduz numa pobreza de práticas.

Redefine-se o papel da Educação (ensinar, fazer, conviver, pensar, ser) Redefine-se a função social da Escola (ANTES: ler/escrever/contar) AGORA: PENSAR/GERIR/PRODUZIR (Sociedade do Conhecimento)

PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA  FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA socialização do saber construção da cidadania Instrução formação para o trabalho

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA Atualmente: A escola é desafiada; Reconstrução do conhecimento do mundo usando outras linguagens; Aprendizagem e ensino não se fazem exclusivamente na escola; Utilização da tecnologia e os meios de comunicação;

 FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR Contextualização na ação, coerência; Utilização de múltiplos recursos; Interação, saber o como e o porquê foi feito; Prática intencional, agir com pertinência, interpretar, julgar; Ser um projeto, estar sempre em processo de atualização e construção;

. O trabalho docente deve privilegiar não apenas o processo de ensino mas, sim, o processo de ensino- aprendizagem; a ênfase deve estar presente na aprendizagem dos alunos e não na transmissão de conhecimentos.

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA TODA TEORIA SURGE A PARTIR DE UMA PRÁTICA.

PROFESSOR PESQUISADOR

PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA CURSOS DE FORMAÇÃO  Devem não apenas colocar à disposição dos alunos a pesquisa sobre a atividade docente, mas procurando desenvolver a pesquisa da realidade escolar.

A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA QUESTIONAMENTOS DA PESQUISA QUESTIONAMENTOS DA PESQUISA a. O que pesquisar; b. Por que pesquisar; c. Para que pesquisar; d. Como pesquisar; e. Que recursos utilizar.

Origem do Problema Origem do Problema (como surgiu, como foi percebido) necessidade de atualizar-se sobre o objeto da pesquisa; Delimitação do Problema: Delimitação do Problema: é situar o problema Temporal e geograficamente (tempo e espaço); Hipótese(s): Hipótese(s): proposta de solução do problema / idéia Geral que se pretende demonstrar e que demonstrada vira tese.

2. Revisão de Literatura Trata-se de uma redação sobre o tema eleito que reúne as diferentes fontes de consulta da pesquisa científica. Tal etapa da redação aceita itens correspondentes à divisão elucidativa da questão. Esse texto deverá ser elaborado com as palavras do aluno fazendo citações e referências bibliográficas ao material consultado.

Etapas do Pesquisa Caracterização do espaço escolar – principais aspectos a serem observados – 20h Caracterização do espaço histórico- pedagógico - principais aspectos a serem observados – 20h

Entrevistas - Realizar entrevistas com profissionais da instituição tendo como objetivo perceber o nível de satisfação profissional, produzir relatório conclusivo acerca do objetivo proposto: a) docente; b) direção; e/ou c) supervisão ou orientação pedagógica; e/ou d) coordenação pedagógica; e/ou e) secretário(a) escolar. e/ou – 40h Relatório final – 20h