Profa. Jeiel Lucena jeielucena@yahoo.com.br RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena jeielucena@yahoo.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Redação Científica Conteúdo do módulo:
RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica . Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
RESENHA CRÍTICA Profª Anny Barros.
TCC: Monografia e/ou Artigo
Modelos de Textos Científicos
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Comunicações Técnico-científicas
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Metodologia Científica Divulgação de resultados
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Leitura de Textos Científicos
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Resenha Produção de texto.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Como elaborar um trabalho de pesquisa
A estrutura do artigo científico e outros
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
RESENHA Diferenças entre Resumo e Resenha Na resenha devem constar:
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Resenha Crítica HOSS, Osni. Ms. e Doutorando.
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
RESUMO.
Itens para avaliação do artigo
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Resenha Crítica.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
RESENHA Segundo a NBR 6028/90 da ABNT, a resenha é o mesmo que resumo crítico ou resenção. RESENHA: É uma crítica minuciosa que compreende certo número.
Resumo.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
RESENHA.
Leitura e interpretação de texto
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia Científica
Fichamento.
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Orientações para escrever um Artigo Científico
LEITURA E DOCUMENTAÇÃO
SÍNTESE Substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que significa composição ou arranjo. É a redução de um texto em suas ideias principais.
MODALIDADES DE TRABALHOS ACADÊMICOS (TA’s)
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DISCIPLINA: Redação científica
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Metodologia Científica
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
RESENHA.
Transcrição da apresentação:

Profa. Jeiel Lucena jeielucena@yahoo.com.br RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena jeielucena@yahoo.com.br

O que é uma Resenha? É um escrito de pequeno porte cuja finalidade é avaliar uma nova publicação (livro, artigo, etc.). Geralmente é publicada em revista especializada, sendo importante para divulgação de novos conhecimentos. Tem sido usada par estimular o estudante à leitura e à capacidade de entendimento, síntese e crítica.

TIPOS DE RESENHA BIBLIOGRÁFICA CRÍTICA Sintetiza as idéias de uma obra, simplesmente informando e limitando-se a expor o seu conteúdo com um grau maior de objetividade possível, sem a pretensão de fazer uma crítica. BIBLIOGRÁFICA Resume as ideias de uma obra, avaliando suas informações e a forma como foram expostas e justifica a avaliação realizada. O autor da resenha formula um conceito de valor da obra resenhada. CRÍTICA

A RESENHA... Não deve ser extensa, limitando-se a cinco páginas no máximo. A NBR 6028 denomina a resenha de resumo crítico, por isso seu objetivo é oferecer informações para que o leitor possa decidir quanto à consulta ou não do original.

Estrutura de uma Resenha Informações gerais sobre autor da obra resenhada (sua formação acadêmica, nacionalidade, experiências(quando, porque e onde), título, livro ou artigo publicado.) , CREDENCIAIS DO AUTOR Síntese da obra, descreve o conteúdo dos capítulos ou partes da obra. deve responder as questões: De que trata o texto? Qual sua característica principal? Como foi abordado o assunto?Exige algum conhecimento prévio para ser compreendido? RESUMO DA OBRA Parte que descreve as conclusões do autor o resenhista deve responder: Se existe conclusão ou não? Onde está? Quais foram as conclusões? CONCLUSÕES DO AUTOR

QUADRO DE REFERÊNCIA DO AUTOR Cont. Que métodos utilizou para expor suas ideias na obra? Dedutivo? Indutivo? Histórico? Comparativo? Estatístico? METODOLOGIA DO AUTOR Que teoria serve de apoio ao estudo apresentado? Qual o modelo teórico utilizado? Que método usou? seria a apreciação, mérito, estilo, forma da obra. QUADRO DE REFERÊNCIA DO AUTOR Seria o julgamento da obra pelo resenhista, deve responder as questões: Qual a contribuição da obra? As idéias são originais? Como é o estilo do autor: conciso, objetivo, simples? Idealista? Realista? CRÍTICA DO RESENHISTA

INDICAÇÕES DO RESENHISTA Cont. Responde a quem é dirigida a obra? É endereçada a que disciplina? Pode ser adotada em algum curso? Qual? INDICAÇÕES DO RESENHISTA

A resenha requer de quem a elabora... Competência de leitura; Capacidade de juízo crítico para distinguir claramente o essencial do supérfluo. Conhecimento completo da obra; Independência de juízo para ler, expor e julgar com isenção de preconceitos, simpatias, ou antipatias (imparcialidade≠ objetividade); Correção e urbanidade, respeitando sempre a pessoa do autor e suas intenções ( a crítica é ao conteúdo do texto); Fidelidade ao pensamento do autor.

Perguntas norteadoras... De que trata o livro? De que modo o assunto é abordado? E com que objetivos? A quem se dirige? Quem o escreveu? Tem o livro alguma característica especial? Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?

Cont. O tratamento dado ao tema é compreensivo? O livro foi escrito de modo interessante e agradável? As ilustrações foram bem escolhidas? O livro foi bem organizado? Que resulta da comparação dessa obra com outras similares (caso existam) e com outros trabalhos do mesmo autor?

REFERÊNCIA ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999. 144p.

EXEMPLO DE UMA RESENHA CRÍTICA

RESENHA CRÍTICA FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 1 CREDENCIAIS DO AUTOR Nascido em 1921, no Recife,formou-se advogado em 1959,mas nunca exerceu a profissão. O Ensino era a sua única paixão. Mais do que um educador foi um pensador. O professor Paulo Freire, publicou em 1996, o livro a Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à Prática Educativa, como parte da coleção de leitura, na qual abrange outros autores

2 RESUMO DA OBRA No capítulo I, o autor fala que, ensinar não é transferir conhecimento,mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção. Ainda nesse capítulo, nos ensina a pensar certo,não apenas ensinar conteúdos. No capítulo II, Freire nos ensina a partir do ser professor. Da inconclusa do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Ensina-nos que devemos respeitar a autonomia, a dignidade e a identidade do educando [...]

3 CONCLUSÃO DO AUTOR DA OBRA O autor se coloca em favor da compreensão e da prática, da avaliação enquanto instrumento de apreciação do que fazer, de sujeitos críticos a serviço, por isso mesmo, da libertação e não da domesticação. Todas as concepções evidenciadas, mostram claramente, que a prática do professor está relacionada a mudanças, e que o professor por mais ética que tenha,não pode apenas ensinar os conteúdos. A prática pedagógica mostrada no livro, começa a partir do ser do professor, seu bom senso, sua generosidade, suas experiências, fundamentadas numa ética pedagógica.

4. CRÍTICA DA RESENHISTA A obra fornece subsídios à prática docente e ao exercício de todos os profissionais, especialmente da área de humanas. No entanto o autor, reconhecidamente como um ícone na área da Pedagogia, tem como uma das suas características, a repetição de ideias e frases, o que em alguns momentos pode tornar a leitura enfadonha. Outro aspecto relevante é a linguagem utilizada pelo autor, que possui uma característica bem singular, tendo sido alvo de alguns críticos, no que se refere à linguagem culta.

5 INDICAÇOES DA RESENHISTA Por envolver uma concepção de conhecimento como algo que não se encontra pronto e acabado, a obra destina-se a todos que desejam melhorar a sua postura diante do mundo, na percepção do ser e do fazer. Destina-se principalmente aos cursos de licenciatura, podendo ser indicado aos demais da área de humanas, em especial. Jeiel Maira Lucena da Silva. Pedagoga, Mestre em Educação, docente da Faculdade Santo Agostinho.

Obrigada!