Terapia do Processamento Auditivo
Desordem do Processamento Auditivo Inabilidade de analisar e interpretar sons; perda auditiva funcional. Deficiência no processamento da informação específica da modalidade auditiva. Associado a dificuldades de ouvir, compreender a fala, organização, desenvolvimento e aprendizado da linguagem por meio da audição.
Compreensão da Linguagem Gnosia Auditiva: aquisição do conhecimento via AUDIÇÃO Processos Gnósicos: transformação da linguagem externa em interna. Imagem mental completa: compreensão da fala e apreensão do significado.
Bases fisiológicas para terapia fonoaudiológica Plasticidade neural- auxilia a compreensão dos mecanismos neurofisiológicos para basear as estratégias terapêuticas Plasticidade-capacidade de ser moldado Sinaptogênese- formação de novas vias neurais Plasticidade sináptica-alterações na eficácia da transmissão sináptica Neurogênese- formação de novos neurônios. (Sameshima, 2002)
Plasticidade neural- mudança nas células nervosas provocadas por influências ambientais e esta alteração está geralmente associada à mudança comportamental (Musiek, Berge, 1997)
Criança com desordem do processamento auditivo em programa de reabilitação- aprendizado de uma nova língua estrangeira. Incompetência funcional natural do sistema auditivo do ouvinte exposto até o momento A simples exposição a novos sons não leva à reorganização do sistema auditivo O aprendizado é um processo dinâmico que requer participação ativa do indivíduo com tarefas motivantes
Maturação dependente de estimulação- treinamento auditivo serve como estimulação do sistema auditivo. Sono X aprendizado-6 horas de sono para efetiva assimilação da memória implícita
Princípios básicos da terapia nas desordens do Processamento Auditivo Modificações ambientais Processo terapêutico propriamente dito Estratégias comportamentais
Treinamento auditivo em terapia fonoaudiológica MATERIAL TERAPÊUTICO Instrumentos musicais Álbum com figuras Fitas ou CDs com diferentes tipos de músicas, vozes e ruído gravados Jogos de memória Fones de ouvido
Proposta de treinamento auditivo Quem são os candidatos? - indivíduos com alteração de PAC, confirmada pelos testes auditivos especiais -idade >9 anos de idade -motivação -disponibilidade
Treinamento Auditivo Formal Estimulação auditiva influencia mudanças funcionais e estruturais no SNAC. Pereira, Kalil e Zilliotto (1997)- proposta de trenamento auditivo: melhora nas habilidades auditivas de fechamento e figura-fundo, sem mudanças nos aspectos de consciência fonológica.
Treinamento Auditivo Formal TA muito utilizado em indivíduos com deficiência auditiva de grau severo, de origem periférica EUA (1970/1980): TA utilizado em indivíduos com implante coclear e DPAC.
TREINAMENTO AUDITIVO OBJETIVOS Fortalecer os processos e as habilidades auditivas, além de facilitar as estratégias de compensação; Dessensibilização da fala em presença de ruído ou de qualquer interferência; Estimulação mono e/ou binaural; Análise e síntese fonêmica.
o próprio terapeuta observa e se modifica continuamente para perceber quais são as estratégias compensatórias desenvolvidas espontaneamente pelo paciente; Busca de maiores conhecimentos sobre intervenção com bases nas neurociências.
Cuidados na aplicação Tempo de cada sessão: 30 a 45 minutos Tempo total: 8 a 12 sessões Observar limites do paciente: cansaço, frustração Erros não podem ultrapassar 60% em cada etapa de treinamento
Resposta Identificar os estímulos sonoros apontando as figuras correspondentes Seqüência de sons verbais : mão D (início OD) ambas as mãos mão E Seqüência de sons não-verbais: mão D (início OE) ambas as mãos
Treinamento auditivo em cabina acústica 1ª sessão-Discriminação do padrão tonal de duração Humming + Nomeação Como apoio utilizar: audiômetro ou figuras Ex:
2ª sessão- Discriminação do padrão tonal de freqüência Humming + Nomeação
3ª sessão-Reconhecimento de sons verbais em escuta monótica (frases)-PSI ou SSI MCI: 0,-10, -15 e -20 OD e depois OE
4ª sessão- Reconhecimento de sons verbais em escuta dicótica- aplicar o teste dicótico de Dígitos Relação:0,-20 e -40 OD e depois OE 8 9 4 5 7
5ª sessão-Reconhecimento de sons não-verbais em escuta dicótica- aplicar o teste dicótico Não-Verbal Relação:0,-20 e -40 OD e depois OE
6ª sessão- reconhecimento de sons verbais em escuta monótica- Teste Fala com ruído OD- relação 0,-10,-15 e -20 dB OE-idem
7ª sessão- Reconhecimento de sons verbais em escuta dicótica Aplicar o teste dicótico consoante-vogal Relação: +50, +30 e 0 dB. BA GA DA TA CA PA
8ª sessão- Reavaliação Na reavaliação não se pode aplicar os mesmos testes do treinamento auditivo
Importante Durante o treinamento auditivo importante orientação aos pais gerais quanto à desordem do Processamento Auditivo Leitura de histórias Leitura em voz alta Atividades com teclado Coleta de depoimentos
Musiek (1999) Treinamento auditivo formal - procedimentos realizados na clínica -utiliza equipamentos no computador -estímulo acústico específico Treinamento auditivo informal - complementar -participação de pais e escola
Musiek, Schochat (1998) Treino em casa - ler em voz alta com boa entonação e ritmo -ouvir músicas e tirar letras
Decodificação Melhorar o conhecimento dos fonemas Discriminação (PATO X GATO), síntese fonêmica, deleção, transposição, rima Treino das habilidades de consciência fonológica associadas a leitura Leitura em voz alta a dois Localizar estímulos sonoros
Codificação Extração de palavras chaves no texto Treino com música Procurar palavras no dicionário (aumento do vocabulário) Trabalhar figura-fundo no silencio variando a distância da fonte sonora, variando ruído ambientais Situações de escrita semelhantes (colcha, concha..)
Organização Exercícios com sons verbais e não verbais em seqüência Compreensão de estórias Entender a idéia principal da estória
Não-verbal Discriminação de intensidade, freqüência e duração de sons-teclado Informações com diferentes entonações Palavras de duplo-sentido Moral da história Imitar tom vocal, ritmo de fala, acentuação da fala, intensidade voz feminina, masculina e voz de criança.
Orientação aos pais Leitura em voz alta, com boa entonação e ritmo teclado redução de ordens verbais ouvir e tirar letras de música brincadeiras: eu fui a feira...
Ouvir é: atender à informação decodificar a informação Interpretá-la de maneira a extrair dela o real significado
Ouvir é deixar o som permear todas as nossas relações com a vida.