Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável – Idéias Sustentáveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Propostas para São Luiz do Paraitinga
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Políticas Públicas.
Gestão Ambiental Aplicada
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
O que é o potencial social?
PLENÁRIA FINAL.
HIDROLOGIA.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO MS
Segunda parte: Análise sistêmica
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
Desenvolvimento Econômico Local - DEL Novembro de 2009.
Palestra Meio Ambiente.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
A nova ordem do mercado : empresas e carreiras mais verdes Nelson Savioli.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Agroecologia.
Agroecologia.
Desenvolvimento sustentavel
Fundamentos de Extensão Rural
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Desenvolvimento Sustentável
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Projeto de extensão Capim Limão
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA Sistemas de Produção e Processos de Trabalho.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
C/T&I para Conhecimento e Uso do Patrimônio Natural da Amazônia Bertha K. Becker.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
Transcrição da apresentação:

Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável – Idéias Sustentáveis Áquila Balbinotti Everlon Gasparetto Gabriela Guimarães Juliane Galvan Luiz Alfredo Passoni Autor: Ignacy Sachs

Rumo a uma moderna Civilização Baseada em Biomassa Capítulo 1 Rumo a uma moderna Civilização Baseada em Biomassa

Idéias sustentáveis “ Uma nova forma de civilização, fundamentada no aproveitamento sustentável dos recursos renováveis, não é apenas possível, mas essencial. ” M. S. Swaminathan

Idéias sustentáveis As principais civilizações do passado foram civilizadas fundamentadas na biomassa – dependiam dela para sua vida material: Alimentos, ração animal, combustíveis, fibras para vestimentas, etc.

Idéias sustentáveis O nosso problema não é retroceder aos modos ancestrais de vida, mas decodificar e recodificar, como um ponto de partida para a invenção de uma moderna civilização de biomassa. Explorar ao máximo as ciências de ponta, com ênfase no B³: Biodiversidade; Biomassa; Biotécnicas.

Idéias sustentáveis A estudo da biodiversidade não deveria estar limitado a um inventário de espécies e genes. Porque o conceito abrange também os ecossistemas e as paisagens; Porque a biodiversidade e a diversidade cultural estão entrelaçadas no processo histórico de co-evolução.

O paradigma do “Biocubo”

DESAFIOS Como conservar escolhendo-se estratégias corretas de desenvolvimento em vez de simplesmente multiplicarem-se reservas supostamente invioláveis? Como planejar a sustentabilidade múltipla da Terra e dos recursos renováveis?

DESAFIOS Como desenhar uma estratégia diversificada de ocupação da Terra, na qual as reservas restritas e as reservas da biosfera tenham seu lugar nas normas estabelecidas para o território a ser utilizado para usos produtivos?

O uso produtivo não necessariamente precisa prejudicar o meio ambiente ou destruir a diversidade, se tivermos consciência de que todas as nossas atividades econômicas estão solidamente ficandas no ambiente natural. A biomassa coletada ou produzida em terra e na água pode ser utilizada para diferentes fins.

Otimização dos usos da Biomassa Os usos da biomassa seriam otimizados na escolha da combinação certa dos “5-F”, em sistemas integrados de alimento-energia adaptados a diferentes condições agroclimáticas e socioeconômicas. O sucesso de criação de projetos sustentáveis depende da nossa habilidade em desenvolver tais sistemas de produção e torná-los cada vez mais produtivos através da aplicação da ciência moderna.

Diagrama “5F”(Jyoti Parikh)

Otimização dos usos da Biomassa As biotecnologias terão um papel primordial neste esforço de alcançar ambas as extremidades da cadeia de produção, propiciando, um aumento na produtividade de biomassa e permitindo uma expansão na faixa de produtos dela derivados. O uso da biomassa deveria ser otimizada escolhendo certo

Otimização dos usos da Biomassa Disponibilizar biotecnologia moderna para os pequenos fazendeiros, capacitando-os assim, a participarem da segunda revolução verde; Acesso a terra, conhecimento, credito e ao mercado, bem como melhorar a educação rural. Desenvolvimento da Química Verde, como complemento ou até como substituto pleno da petroquímica, trocando energia fóssil por biocombustíveis;

O Clima Tropical Foi por muito tempo encarado como uma deficiência; Desponta agora como uma vantagem natural, por permitir produtividades maiores que as apresentadas nas zonas temperadas.

O Clima Tropical Portanto, os países tropicais, de modo geral, e o Brasil, em particular, tem hoje uma chance de pular etapas para chegar a uma moderna civilização de biomassa; Relevância social, prudência ecológica e viabilidade econômica ( pilares do desenvolvimento sustentável). Atendem simultaneamente os critérios de relevância social, prudência ecológica e viabilidade econômica (os três pilares do desenvolvimento sustentável).

O Clima Tropical Ao praticarem o aproveitamento racional da natureza o Brasil e outros países tropicais estarão contribuindo para um gerenciamento global inteligente da biosfera; Tem todas as condições de se tornarem exportadores da sustentabilidade, transformando o desafio ambiental em uma oportunidade.

Padrões de Crescimento Impactos:

Sugestões 1- Melhor compreensão quanto ao funcionamento dos diversos ecossistemas da Região Amazônica; 2- Criação de bancos de dados locais sobre a biodiversidade; 3- O estudo da diversidade ecológica e cultural deve ser conduzido por um grupo de cientistas naturais e sociais;

Sugestões 4- Capacidade de realização de pesquisa avançada no campo da ecologia molecular; 5- O estudo de sistemas de produção integrada, adaptados as condições locais, deve prosseguir em diferentes escalas de produção; 6- Criação de equipamentos para armazenamento, transporte e processamento de produtos florestais;

Sugestões 7- Teste de diferentes sistemas locais de geração de energia; 8- Modernização das técnicas empregadas pela agricultura familiar de subsistência; 9- Domesticação de espécies locais – agregação da piscicultura a agricultura familiar;

Sugestões 10- Dimensionamento de sistemas de serviços sociais em domicílio (educação e saúde), adaptados as condições específicas da Amazônia rural com sua população dispersa ao longo dos rios.

Critérios de Sustentabilidade 1° - Social: Alcance de um patamar razoável de homogeneidade social; Distribuição de renda justa; Emprego pleno e/ou autônomo com qualidade de vida decente; Igualdade no acesso aos recursos e serviços sociais;

Critérios de Sustentabilidade 2° - Cultural: Mudanças no interior da continuidade (equilibrio entre respeito a tradição e inovação); Capacidade de autonomia para elaboração de um projeto nacional integrado e endógeno; Autoconfiança combinada com abertura para o mundo.

Critérios de Sustentabilidade 3° - Ecológico: Preservação e proteção do capital natural na sua produção de recursos renováveis; Limitar o uso dos recursos não-renováveis. 4° - Ambiental: Respeitar e realçara a capacidade de autodepuração dos ecossistemas naturais.

Critérios de Sustentabilidade 5° - Territorial: Melhoria do ambiente urbano; Superação das disparidades inter-regionais; Configuração urbana e rurais balanceadas; Estratégias de desenvolvimento ambientalmente seguras para áreas ecologicamente frágeis.

Critérios de Sustentabilidade 6° - Econômico: Desenvolvimento econômico intersetorial equilibrado; Segurança alimentar; Capacidade de modernização continua dos instrumentos de produção; Inserção soberana na economia internacional.

Critérios de Sustentabilidade 7° - Política (Nacional): Democracia definida em termos de apropriação universal dos direitos humanos; Desenvolvimento da capacidade do Estado para implementar o projeto nacional, em parceria com todos os empreendedores; Um nível razoável de coesão social.

Critérios de Sustentabilidade 8° - Política (Internacional): Eficácia do sistema de prevenção de guerras da ONU; Um pacote Norte-Sul de co-desenvolvimento, baseado no princípio de igualdade; Controle instrumental efetivo do sistema internacional financeiro e de negócios; Controle instrumental efetivo da aplicação do Principio da Precaução na gestão do meio ambiente e dos recursos naturais.

O Grupo agradece pela Atenção! E-mail: gasparetto@agronomo.eng.br