Planejamento e Controle de Estoque

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERENCIAMENTO DOS ESTOQUES
Advertisements

LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Administração de Logística e Materiais. Gestão de Compras.
O papel dos estoques nas empresas
Cadeia de Logística Integrada
Unidade 2 - Estoques Existem três caracaterísticas básicas de controle de estoques: Custos associados: custos relacionados aos pedidos e à manutenção.
Gestão de stock Paulo Martins.
O papel dos estoques nas empresas
Programação da Produção
ADMINISTRAÇÃO DOS ESTOQUES
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
* Prof. Gustavo André Pereira Guimarães
Controle de Estoques: o Lote Econômico
Estoques Capítulo 2.
Reestruturação e Consolidação de cadeias de suprimentos
ESTOQUES.
Estoques Timóteo Guimarães - 10/07955 Lucian Alves Ferreira - 08/34947 Maíra Pellicano Botelho - 08/35579 Fernanda Ferreira Passos - 03/77783 Thiago Henrique.
Questões Grupo: Andréia Pereira – 08/24674 Gustavo Portella – 09/44165
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
ESTOQUES Características Básicas de Controle Gestão versus Controle
U07 Grupo 19V.
Logística de distribuição
Os fluxos associados ao tipo de gestão
Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2.
Administração de Logística e Materiais. Gestão de Compras.
Unidade 2.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Dinâmica intraorganizacional
Controle de estoques.
Os fluxos associados ao tipo de Gestão de estoques
Logística Empresarial Unidade 2
ESTOQUE DE DEMANDA INDEPENDENTE
GESTÃO DE ESTOQUES.
Apresentação de ARM Páginas 38 à 53
Unidade 7 - Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Estoques Grupo: 19Q072.
Conceitos Básicos de Estoques
Classificação de Materiais
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
Papel da Logística na Empresa
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUE
ESTOQUES Fator-Chave O papel do estoque na Cadeia de Suprimento
Controle de estoque.
Foco Atual da Logística Empresarial
Papel dos Estoques Os estoques têm a função de atuar como reguladores do fluxo de negócios Unidade 3.
Técnico em Administração
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS Este capítulo estuda como é feito o planejamento das necessidades de materiais.
GESTÃO DE ESTOQUES: ADMINISTRANDO OS ESTOQUES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
Logística Distribuição Física.
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
Administração de Materiais
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Custos Material Direto Estocagem
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUES
Programação da Produção
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
Logística Política de Estoques.
Administração de Materiais e a estrutura organizacional.
Compras, Estoques, Armazenagem e Distribuição
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Planejamento.
Estoques de materiais (Insumos)
Estoques Logística Atividades primárias Atividades secundárias
Modelos de gestão de estoques.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Controle de Estoque

O que é estoque? Estoque é um material armazenado por algum tempo, para uso futuro, assim regulando o ritmo entres os fluxos de material de uma indústria, às custas de alguma imobilização financeira.

São vários os tipos: matéria-prima, material em processamento, peças componentes, produtos, material auxiliar e de uso geral.

Produção Produção Fornecedor Indústria Consumidor

Por que existe estoque? O estoque torna-se necessário para regular o ritmo entre os vários fluxos de material, por exemplo, em uma indústria, ou também, a taxa entre o fornecimento e a demanda.

Tipos de estoque:

Estoque isolador Também chamado de estoque de segurança, isto porque seu propósito é compensar as incertezas inerentes a fornecimento e demanda.

Estoque de ciclo O estoque de ciclo é utilizado nos casos onde a produção não pode fabricar todos os itens do estoque simultaneamente, daí a fabricação ocorre em etapas ou “lotes” que garantem a demanda mesmo quando não estão sendo fabricados.

Estoque de antecipação É estocar um item mesmo não havendo demanda, mas para prever uma demanda mais acentuada em uma ou outra época do ano.

Estoque no canal ou de distribuição É todo estoque em trânsito, assim é indisponível para o consumidor. Ocorre porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o posto de fornecimento e o ponto de demanda.

Valor dos estoques Talvez a mais óbvia diferença entre as operações de estoque, seja o valor dos estoques que elas mantêm. Itens de maior valor e em pequeno número podem e devem ser controlados rigidamente de uma maneira diferente daquelas que representam grande valor e pouco número.

Decisão do volume de ressuprimento Na tomada de decisão de quanto comprar, os gerentes de produção primeiro devem primeiro identificar os custos que serão afetados por suas decisões. Alguns custos são relevantes:

custos de colocação do pedido; custos de descontos de preços; custos de falta de estoque; custos de capital de giro; custos de armazenagem; custos de obsolescência.

Perfis de estoque Um perfil de estoque é uma representação visual do nível de estoque ao longo do tempo. Pode ser representado como um gráfico da quantidade de itens pedidos em função do tempo.

Lote Econômico de Compra Como a quantidade de itens a ser pedido, como já foi visto, depende basicamente dos custos envolvidos para o processo de estocagem. Devemos elaborar uma expressão do custo em função da quantidade de itens a serem solicitados.

Quando colocar um pedido A decisão de quando colocar um pedido torna-se importante quando a demanda é tratada como probabilística.

Revisões contínuas e periódicas Em vez de pedir em um nível de ressuprimento predeterminado, a abordagem periódica pede em intervalos de tempo regulares e fixos.

Sistemas de controle e análise de estoque O estoque pode ser medido de diferentes formas, mas as três mais comuns são: valor total do estoque; cobertura de estoque proporcionada pelo estoque médio; giro do estoque.

Sistema ABC: ordem de prioridade Classe A: 20% de itens de alto valor que representam cerca de 80% do valor total do estoque;

Classe B: são aqueles itens que representam cerca de 30% do estoque e 10% do valor total; Classe C: são aqueles itens de baixo valor, representando cerca de 50% dos itens estocados.

Sistemas de informação de estoque Funções: Atualizar registros de estoque; Gerar pedidos; Gerar registros de estoque; Prever.

Compras e desenvolvimento de Fornecedores Unidade Produtiva Função de Compras preparam cotações de especificações, preço, prazo etc. Requisições de produtos e serviços Prepara solicitações de cotações Solicitações Seleciona o fornecedor preferencial Cotações Discute com o requisitante Recebe os produtos Produz pedido de compra Pedido Discute com o requisitante Entrega produtos e serviços Informa a função de compras Abastece a produção

Objetivos da função de compras Procurar obter bens e serviços: pelo preço correto; para serem entregues no momento correto; na qualidade correta; na quantidade correta; da fonte correta.

Fonte única e fonte múltipla Dificuldade de encorajar o comprometimento do fornecedor Mais difícil desenvolver sistemas de garantia da qualidade eficazes Maior esforço requerido para comunicação Fornecedores tendem a investir menos em novos processos Maior vulnerabilidade a problemas caso ocorram falhas no fornecimento Fornecedor individual mais afetado por flutuações no volume de demanda Fornecedor pode forçar preços para cima caso não haja alternativas de fornecimento Desvantagens Comprador pode forçar preço para baixo através da competição dos fornecedores Possibilidade de mudar de fornecedor caso ocorram falhas no fornecimento Várias fontes de conhecimento e especialização disponíveis Relações mais fortes e mais duráveis Maior dependência favorece maior comprometimento e esforço Melhor comunicação Cooperação mais fácil no desenvolvimento de novos produtos e serviços Mais economias de escala Vantagens Multi-sourcing Single-sourcing