MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
PLANO DE GESTÃO.
Secretário Nacional de Juventude
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Governo Eletrônico para Todos
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Fabiano André Vergani
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Secretaria do Desenvolvimento Urbano
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Missão: Definir as políticas, o planejamento, a execução,
Secretaria Municipal de Planejamento PREFEITURA DE SÃO MATEUS DO SUL
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Ministério da Cultura.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
1ª Reunião da COMISSÃO DO PPA
Rio Mulher.
Gestão Estratégica na Política Pública
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
1. Niterói unido para saber como vamos e cobrar uma vida melhor Uma iniciativa que pretende mobilizar a sociedade niteroiense para monitorar a qualidade.
20/02/2014 Seminário sobre o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos - CPOP para os Conselheiros Temáticos Municipais.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Ouvidoria Órgão de Participação Social
Contexto de atuação do CME
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
PLANO DE GOVERNO – LIMEIRA
Iniciativa: Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos.
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Lei Orçamentária Anual - LOA
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
4ª Conferência das Cidades 2009
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Planejamento Urbano e Plano Diretor
APRESENTAÇÃO NA REGIÃO DO CASQUEIRO. CICLO ORÇAMENTÁRIO PLANO PLURIANUAL LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL PPA CUBATÃO 2010/2013.
Consciência Cidadã: Mecanismo de Accountability e Controle Social Secretaria de Articulação Institucional - SAI.
Hotsite Defesa Civil Ferramenta de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
09 DE ABRIL DE 2008 AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP Lei Orçamentária Anual
Transcrição da apresentação:

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA

Plano de Governo

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA Ruas da Cidadania Audiências públicas/LDO/LOA Conselhos municipais Democracia digital Canais de relacionamento com o cidadão Controle Social GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CIDADE

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA RUAS DA CIDADANIA

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA RUA DA CIDADANIA DO TATUQUARA

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA ANTECEDENTES HISTÓRICOS

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA RUAS DA CIDADANIA Objetivos: aproximar as ações e os serviços dos cidadãos para melhor conhecer e atender as suas demandas; adequar as ações e os serviços públicos às características e necessidades de cada região do município; facilitar o acesso às informações e serviços ofertados pela Prefeitura e outros serviços públicos; favorecer o exercício da cidadania, à medida que se ampliam os espaços de reivindicações, reclamações e de participação comunitária; constituir-se pólo de animação, de manifestação cultural, de esporte e de lazer da comunidade local; ser pólo de integração entre os diversos órgãos municipais com atuação regionalizada.

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA RUAS DA CIDADANIA ATENDIMENTOSNº Atendimentos na Rua da Cidadania Reuniões comunidade/associações /entidades reuniões SGM

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES PRESENTES NAS RUAS DA CIDADANIA, PRINCIPAIS SERVIÇOS E ATIVIDADES DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 22 Audiências não obrigatórias Mais de 10 mil participações PRINCIPAIS DEMANDAS: Segurança Pública Transporte Coletivo Saúde Pavimentação AUDIÊNCIA COM EMPRESÁRIOS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E SETORIAIS Sugestões dos cidadãos:

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA PPA / LDO / LOA Plano Plurianual Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei Orçamentária Anual LDO - 9 Consultas Públicas e 1 audiência LOA - 9 Consultas Públicas e 1 audiên Mais de participações LOA/2012

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA CONSELHOS Conselho Municipal da Condição Feminina, Conselho Municipal de Política Étnico-Racial Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas Conselho Municipal da Cultura da Paz, Conselho Municipal da Juventude Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência Conselho Municipal de Transporte Conselho da Cidade de Curitiba Objetivos: formular, elaborar e acompanhar as diretrizes do Desenvolvimento Urbano e regional de Curitiba, mediante participação social direta da sociedade civil, para promover maior integração entre iniciativas públicas e privadas municipais no âmbito da Política Urbana

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA DEMOCRACIA DIGITAL Participaram, em média, 28 a 53 usuários/dia em cada um dos Telecentros, permitindo a inserção de todos na sociedade da informação, simplificando a sua rotina diária, maximizando o tempo e as suas potencialidades.

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA CANAIS DE RELACIONAMENTO PORTAL DE SERVIÇOS DE CURITIBA

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão CANAIS DE RELACIONAMENTO Fonte: ICI / PMC Chat Internet

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA CANAIS DE RELACIONAMENTO CENTRAL DE RELACIONAMENTO MUNICIPAL – CRM PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO URBANA Fonte ICI 2011

MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA CONTROLE SOCIAL PORTAL CURITIBA ABERTA E-COMPRAS Curitiba é a cidade com o maior Índice de Transparência entre as capitais brasileiras. Nota: 75,9 ( Instituto de Estudos Socioeconômicos - Brasília