TAI TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Limit by Journal(s) Esta é a caixa de busca pelo nome da revista ("Journal Name")
Advertisements

Classificação de trilhas
AEROPORTO DE PORTO ALEGRE.
PERFORMANCE DE NAVEGAÇÃO REQUERIDA E ATUAL (RNP/ANP)
Prof. Dr. Flávio Renato de Góes Padula
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
ArcToolbox Carlos Ruberto Fragoso Júnior www. ctec. ufal
O Aeroporto Histórico e Localização Configuração de Aeroportos
TRANSPORTES - SIMBOLOGIA
UFRJ – 28 de Setembro de 2006 A Atividade de Controle do Trafego Aéreo no Brasil: Uma Abordagem Ergonômica das Demandas e Perspectivas na Área de Treinamento.
FRASEOLOGIA ATS.
FRASEOLOGIA ATS. FRASEOLOGIA ATS OBJETIVO ESPECÍFICO Caracterizar a Fraseologia como ferramenta padronizada de interação entre o Piloto e o Órgão ATS.
ATM 005.
NAVEGAÇÃO AÉREA DE PORTUGAL E.P.E.
MANCHESTER RINGWAY INTERNATIONAL AIRPORT
FRASEOLOGIA ATS AERONAVE DECOLANDO.
Tutorial “Fly Higher” I
O esporte Orientação.
DAC – IAC V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL.
UNITED Informática Interactor - Air
DIRETOR DE SEGURANÇA E OPERAÇÕES DE VOO
PILOT'S EYES POR HAROLDO JR.
Instituto de cartografia da aeronáutica
Educar o olhar... Rolagem automática Se você colocar um falcão em um cercado de 1m², inteiramente aberto em cima, ele se tornará um prisioneiro, apesar.
OBJETIVO Apresentar informações sobre as atividades desenvolvidas pelo
Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo
Código Brasileiro de Aeronáutica
Modais de Transportes e Seguros Internacionais
Lição de Vida.
Master FREIGHT Eficiência na sua Logística
NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
Planejamento do Espaço Aéreo ICEA 22 OUT 2013 Planejamento do Espaço Aéreo ICEA 22 OUT 2013.
Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle 28 de fevereiro de 2012.
Compensador avanço-atraso FONTE: gmu
O TRANSPORTE AÉREO NAAMAZÔNIA - O Passado, o Presente e a Visão Perspectiva dos Aeronautas - CTD - Comissão de Turismo e Desporto CAINDR - Comissão da.
Disposições Gerais Direito Aeronáutico.
 DIREITO AÉREO- BASTANTE RECENTE (SÉCULO XX) – INÍCIO DOS EXPERIMENTOS AERONÁUTICOS.   - É O CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAMENTAM A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO.
É provável que esta não seja a sua primeira viagem de avião, este meio altamente seguro de transporte, inventado por um brasileiro. Disso, tenho certeza,
Primeiramente, vamos fazer um breve passeio aéreo sobre a linda cidade de Frankfurt, mostrando suas áreas residenciais muito arborizadas...
A PESQUISA EM PSICOLOGIA DA AVIAÇÃO NO MUNDO
Miguel Sá Miranda | Drone Club Portugal © All Rights Reserved ATIVIDADES PROFISSIONAIS COM RPAS A importância de um quadro legal competitivo Sintra,
b) voar abaixo do nível de voo 150 (FL 150); e
Brasília, 26 de março de 2015 Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República Secretaria de Navegação Aérea Civil O Projeto Sirius e a Navegação.
LEI PENAL NO ESPAÇO Continuação.
T R A N S P O R T E AÉREO.
MÓDULO VII – Airport Safety
7 SERVIÇOS DE TRÁFEGO AÉREO 7.1 NORMAS E MÉTODOS
AEROPORTOS Grupo 4: Bárbara Vidrago, nº 78580
João Luiz de Castro Fortes Daniel Alberto Pamplona Carlos Müller
OPERAÇÃO AÉREA ROCK IN RIO 2011
Proposta de regulamento Brasília, 2 de setembro de 2015
DATUM SUPERFÍCIE DE REFERÊNCIA
COLISÃO em VÔO Cel. Rufino/CENIPA Vôo 1907 Fabric. EUA Mat. e Trip. BRA N600XL Fabric. BRA Mat. e Trip.EUA 29/SET/ :56 h.
Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia Avisos Meteorológicos
Fonte: Infraero-Corumbá/MS. COMPARATIVO 2014/2015 Movimentação geral OBS: Movimentação geral: Voo regular (Azul)+ Taxi Aéreo +Aviação executiva Fonte:
UNIEURO CENTRO UNIVERSITÁRIO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II Professora Responsável SELMA MORAES GESTÃO DE PROJETOS.
CÓDIGOS DE BARRAS.
CONHECIMENTOS NUMÉRICOS Professor TIO CHICO.
SINDAG – SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA AVIAÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA.
To represent, lead and serve the airline industry Lidando com passageiros indisciplinados.
Elaboração e Utilização
Velocidades MENU 1 É a velocidade mínima que assegura que uma decolagem poderá ser É a velocidade mínima continuada com segurança na pista remanescente,
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
Para onde vou? Para onde vou? Por onde vou? Por onde vou? Quanto tempo? Quanto tempo? Com qual Aeronave? Com qual Aeronave? A que velocidade? A que.
Regulação de aviação Experimental.
04 de setembro de 2013 Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Segurança Operacional e o crescimento da Aviação Civil Brasileira Audiência.
EXERCÍCIO MILITAR CORAL - MANESAR 1) BUSCA NO MAR COM BOTE NA BAÍA SUL (RDL 020º a 150º - 15 a 50NM - ÁREA “M”) SFC / 1000FT AMSL - RESTRITO 2) BUSCA NA.
Aviação Geral Óbices ao Desenvolvimento. A Aviação Civil tem muitos segmentos... Aviação Privada Táxi Aéreo Serviços Aéreos Especializados Aviação Agrícola.
Transcrição da apresentação:

TAI TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL

TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL Todos sabemos que a ICAO é o organismo que disciplina a aviação civil internacionalmente e que a língua oficial na aviação é a Língua Inglesa ou aquela do país sobrevoado e que “quase” todos os países filiados seguem as regras ICAO.

TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL Sabemos também que os EUA seguem regras próprias ditadas pela FAA (Federal Aviation Administration), mas poucos sabem que cada país pode ter algumas regras particulares que diferem daquelas da ICAO e, consequentemente das nossas, mesmo em países vizinhos da América do Sul.

TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL Voando nos Estados Unidos se você colocar o código 2000 no transponder, usar o ajuste padrão 1.013 Hpa e referir-se à FL-Flight Level (Nível de Voo) quando voando abaixo do FL 180 (18 mil pés) em Espaço Aéreo que adota as regras da FAA, estará pondo em risco a segurança de voo pois nesses espaços o voo visual é autorizado até o FL 180, o altímetro deverá ser ajustado com o QNH e o código transponder deverá ser 1200 até ser orientado por um órgão ATC a mudá-lo. 

TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL Os órgãos de controle: Clearence Delivery (Autorização de Tráfego), Ground Control (Controle de Solo), TWR (Torre de Controle), Departure Control (Controle de Saída), Approach (Controle de Aproximação). Center (Centro)

TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL Piloto brasileiro que cruzou toda a Terminal de Miami respondendo apenas “Roger, Roger” para as instruções do controlador de voo que tentava desesperadamente fazê-lo desviar dos aeroportos de Opa Loka, Pompano, Fort Lauderdale Executive, Fort Lauderdale International e Miami International , cujas ATZ-Zonas de Tráfego foram invadidas sem nenhuma autorização. Só não aconteceu um acidente mais sério porque o Controle de Miami desviou todas as aeronaves do caminho do brasileiro “safo”.

TAI – TRÁFEGO AÉREO INTERNACIONAL As categorias e tipos de espaço aéreo são determinadas pela:

FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) As categorias e tipos de espaço aéreo são determinadas pela: 1 - complexidade ou densidade do movimento de aeronaves;

FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) As categorias e tipos de espaço aéreo são determinadas pela: 1 - complexidade ou densidade do movimento de aeronaves; 2 - a natureza das operações conduzidas dentro do espaço aéreo;

FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) As categorias e tipos de espaço aéreo são determinadas pela: 1 - complexidade ou densidade do movimento de aeronaves; 2 - a natureza das operações conduzidas dentro do espaço aéreo; 3 - o nível de segurança exigido;

FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) As categorias e tipos de espaço aéreo são determinadas pela: 1 - complexidade ou densidade do movimento de aeronaves; 2 - a natureza das operações conduzidas dentro do espaço aéreo; 3 - o nível de segurança exigido; 4 – o interesse público e nacional.

Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo: FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo:

Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo: FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo: • regulado • não regulado

Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo: FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo: Subdivide em:

Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo: FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) Categorias de espaço aéreo ou áreas de espaço aéreo: • controlados; • não controlados; • de uso especial; • e outros tipos de áreas de espaço aéreo.

FAA – ESPAÇOS AÉREOS CONTROLADOS • Class A • Class B • Class C • Class D • Class E

FAA – ESPAÇOS AÉREOS NÃO CONTROLADOS • Class G

FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO

FAA – ESPAÇOS AÉREOS DE USO ESPECIAL • Prohibited areas • Restricted areas • Warning areas • Military operation areas (MOAs) • Alert areas • Controlled firing areas (CFAs)

FAA – ESPAÇOS AÉREOS DE USO ESPECIAL • Alert areas – Designadas nas cartas aeronáuticas com uma letra “A” seguida do número da área, por exemplo: A-211 - São áreas que podem conter um elevado volume de pilotos em treinamento ou um tipo incomum de atividade aérea

FAA – ESPAÇOS AÉREOS DE USO ESPECIAL • Controlled firing areas (CFAs) São área não designadas em cartas. O voo não é controlado, porem, caso haja uma aeronave em aproximação ou movimentação com ATC radar esta aeronave terá preferência.

FAA – OUTROS ESPAÇOS AÉREOS • Local airport advisory - the equivalent to our AFIS • Military training route (MTR) • Temporary flight restriction (TFR) • Parachute jump aircraft operations • Published VFR routes • Terminal radar service area (TRSA) • National security area (NSA)

Dentro da magenta em degrade é E com base em 700 pés. Quatro espaços aéreos representados Dentro da magenta em degrade é E com base em 700 pés. Azul em degrade é E com base em 1200 pés. Magenta tracejada, E com base no GND Azul tracejada, D com base no GND até o número (37 = 3700 pés, inclusive). Azul contínua é classe B. E magenta contínua, classe C

CLASSE C

FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO EXIGÊNCIAS IFR O FAR (Federal Aviation Regulations) especifica as exigências para pilotos e equipamentos da aeronave para voos IFR. Os pilotos devem lembrar que em adição às exigências de altitude ou nível de voo, o FAR 91.117 inclui: permanecer pelo menos 1000 pés (2000 pés sobre terreno montanhoso) acima do mais alto obstáculo dentro de uma distância horizontal de 4 milhas náuticas do curso a ser voado.

FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO SISTEMAS DE AEROVIAS VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) e L/MF (Non Directional Beacon)

FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO Consiste de aerovias que se estendem normalmente de 1.200 pés AGL a 18.000 pés MSL exclusive. As aerovias deste sistema têm uma largura de 8 NM.

FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO Aerovias VOR (VOR AIRWAYS) Aerovias balizadas exclusivamente por estações VOR/VORTAC (VOR and TACAN ). Aparecem nas cartas de radio navegação publicadas pela JEPPESEN ou DOD-FLIP* ENROUTE LOW ALTITUDE CHARTS US na cor preta; *Department of Defense FLIP enroute publications São designadas pela letra "V" (Victor) seguida de um número.

FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO Aerovias VOR (VOR AIRWAYS)

FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO Aerovias VOR (VOR AIRWAYS) Aerovias de Baixa e Média Frequência (L/MF AIRWAYS)

FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO Aerovias VOR (VOR AIRWAYS) Aerovias de Baixa e Média Frequência (L/MF AIRWAYS) SISTEMA DE ROTAS DE JATO (JET ROUTE SYSTEM)

FAA - ESPAÇO AÉREO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO Aerovias VOR (VOR AIRWAYS) Aerovias de Baixa e Média Frequência (L/MF AIRWAYS) SISTEMA DE ROTAS DE JATO (JET ROUTE SYSTEM) VOO ACIMA DO NÍVEL 450 Acima do FL 450 - livre seleção de rotas. Por esta razão, esta estrutura não possui aerovias pré-determinadas.

THE JAPANESE AIRSPACE CLASSIFICATION SYSTEM

Espaços Aéreos que não possuem rotas ATS definidas. FRA - FREE ROUTE AIRPACE Espaços Aéreos que não possuem rotas ATS definidas.

Pode-se voar DCT entre pontos de entrada e saída. FRA - FREE ROUTE AIRPACE Espaços Aéreos que não possuem rotas ATS definidas. Pode-se voar DCT entre pontos de entrada e saída.

FRA - FREE ROUTE AIRPACE Portugal Hungria Irlanda Espanha Sérvia Montenegro Bósnia, além de alguns outros países

FRA - FREE ROUTE AIRPACE Awy em Portugal só do FL195 ao FL245.

FRA - FREE ROUTE AIRPACE

ICAO's English Language Proficiency Requirements ICAO Level 6 (Expert) will not be required to demonstrate English language proficiency in the future. ICAO Level 5 (Extended) will need to be retested every six years. ICAO Level 4 (Operational) will need to be retested every three years. ICAO Level 3 or below will need specific Aviation English language training to reach the minimum ICAO Operational Level.

ICAO's English Language Proficiency Requirements Vocabulary Structure Pronunciation Fluency Comprehension Interactions

ICAO's English Language Proficiency Requirements LEVEL 4

ICAO's English Language Proficiency Requirements LEVEL 5

ICAO's English Language Proficiency Requirements LEVEL 6