RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AGRADECIMENTOS BIBLIOGRAFIAS FIGUEIREDO, A.; Pietrocola, M. Física um Outro Lado. Editora FTD, São Paulo, MENEZES, L.C. Física para o Ensino Médio.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Empresas Juniores: prescrições para um contexto de pesquisa
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
Subprojeto: Geografia
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLA NORMAL ESTADUAL PADRE EMÍDIO VIANA CORREIA
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS UMA LEITURA DA PAISAGEM CENTRAL DE CAMPINA GRANDE-PB: UMA PERSPECTIVA ATRAVÉS DE AULA DE CAMPO Josinete Maciel Soares¹ Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana¹ Jocilene Ferreira da Silva² Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana² Marconilza Tenório da Silva Gomes³ Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana³ Madalena Paiva Vieira Escola Normal Estadual Pe. Emídio Viana METODOLOGIA INTRODUÇÃO Para a execução do trabalho, foi necessário o planejado prévio do percurso da aula de campo. Sendo esta realizada no centro da cidade, pela professora titular, juntamente com os bolsistas do PIBID/UEPB e colaboração do professor Antônio Albuquerque . Logo as aulas foram realizadas nos dias 25 de Março e 17 de Abril do corrente ano. O alunado registrou em fotografias: ruas, casarões, praças, comércios entre outros espaços. Em aulas subsequentes, houve a apresentação das fotografias, no qual revelou as transformações ocorridas na cidade. Mediante o exposto os alunos poderão transmitir os conhecimentos para alguns colegas que não participaram da aula de campo. Ler as paisagens no mundo é um dos papéis da Geografia, no qual a partir de um olhar crítico, percebem-se as modificações exercidas pela humanidade no espaço geográfico. Neste contexto uma ferramenta importante é a aula de campo, pois está nos fornece a oportunidade de aprender a ciência geográfica mediante a observação in loco. Assim o presente estudo é um relato de experiência de alunos do 1° e 3° ano médio do curso de Eventos da Escola Normal Pe. Emídio Viana, em Campina Grande-PB. Tendo como objetivo principal identificar as transformações ocorridas na paisagem central desta cidade nos últimos séculos. RESULTADOS E DISCUSSÃO As aulas de campo possibilitou ao alunado a percepção da realidade e dos conteúdos geográficos através do “desaceleramento” do olhar. Identificando assim alguns aspectos do processo de crescimento urbano e da dinâmica econômica na área central de Campina Grande – PB. Deste modo observado nas figuras: Fonte: Equipe PIBID. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Identificar e avaliar a evolução histórica da paisagem central da cidade de Campina Grande-PB, no sentido de apreender sobre as modificações exercidas pela humanidade nos últimos séculos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer e resgatar a história de Campina Grande-PB, valorizando a escola como parte integrante da sociedade; Propiciar para os alunos do curso Técnico em Eventos o melhor conhecimento do lugar onde vivem, estudam e, irão atuar profissionalmente. Proporcionar a parceria do Ensino básico com o superior. Possibilitar a associação da teoria com a prática a partir da aula de campo. CONCLUSÃO Foi de fundamental importância a aula de campo no Centro da cidade de Campina Grande, onde foi possível relacionar a teoria com a prática. Pois só assim o alunado passa a conhecer melhor a historiografia da cidade, através das modificações e permanências na paisagem. Outro fato a se comentar foi a importância da parceria do Ensino Superior com o Básico, a qual proporcionou esta aula interessante e prazerosa. Portanto este estudo foi significativo para os alunos do curso de eventos, em virtude do conhecimento adquirido no qual deve ser aplicado na atuação profissional futura. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OLIVEIRA, J. C. M. Campina Grande a cidade se consolida no século XXI. Monografia (Graduação em Geografia). Departamento de Geociências, UFPB, João pessoa-PB, 2007. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de; Educação e Ensino de Geografia na Realidade Brasileira, IN: Para onde vai o ensino de geografia?Contexto. São Paulo, 1998.7°ed. P.135-144. SANTOS, Rosselvelt José; COSTA, Cláudia Lúcia da; e KINN, Marli Graniel. Ensino de Geografia e Novas Linguagens. Escola, IN: Coleção Explorando O Ensino: Geografia, Ministério Da Educação. Brasília, 2010. p.43-58.