Grupo: Lívia Roale Mário Carvalho Monique Bastos Pamella Karla

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercício Físico no Diabetes Mellitus
Advertisements

Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO
VIGILÂNCIA DO CRESCIMENTO INFANTIL
Medicamentos utilizados no tratamento do diabetes mellitus
DIABETES MELLITUS Farmacologia Nutrição
Impacto de Mudanças de Estilo de Vida e uso de Metformina nos fatores de risco cardiovasculares Felipe Antunes e Silva de Souza Lopes Muniz.
Amostras utilizadas em Imunoensaios Profa
DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DISCIPLINA DE OBSTETRÍCIA
PERFIL LIPÍDICO OU LIPIDOGRAMA
PROF. VANEIR INOCÊNCIO BEZERRA (MESTRE EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS)
Prevenindo a Hipertensão
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Estudo de coorte retrospectivo
Fibromyalgic rheumatoid arthritis and disease assessment Rheumatology 2010;49: Laurindo Rocha Clube de revista IAMSPE – 14/10/10.
Metodologia Científica
a pressão venosa central em neonatos
Avaliação de testes diagnósticos
João Luiz Barbosa Nunes
ESTATÍSTICA.
EFEITO DOS DIFERENTES TIPOS DE EXERCÍCIO EM INDIVÍDUOS MOÇAMBICANOS PORTADORES DO HIV QUE FAZEM O USO DA TERAPIA COM ANTIRETROVIRAL Bom dia as minhas.
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
PLANO DE REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL E AO DIABETES MELLITUS Caso clínico Identificação: Idade: 56 anos; Sexo: feminino; Profissão:
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Diabetes mellitus Diagnóstico e monitoramento laboratorial
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
Quero correr a São Silvestre! Dr. Nabil Ghorayeb, especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte, doutor em Cardiologia pela FMUSP, chefe da Seção.
MJ Sheffield, DK Lambert, E Henry and RD Christensen
Cícero Fidelis Lopes AVALIAÇÃO DOS PULSOS DISTAIS DE MEMBROS INFERIORES EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇA ARTERIAL.
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Estudo caso-controle Hjm jul-2001.
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
Roberta Iglesias Bonfim Candelária R4 Medicina Intensiva Pediátrica/HRAS/HMIB/SES/DF Coordenação: Alexandre Serafim Brasília,
Etapa Estatística Planejamento Análise Estatística Efeito de sequência
A relação bilirrubina/albumina correlaciona com a concentração de bilirrubina livre? Is bilirubin/albumin ratio correlated with unbound bilirubin concentration?
Projeto SABE (Saúde, Bem-estar e Envelhecimento)
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
Ana Paula Pereira Cleber Silveira Conrado Berger Diogo Souza
Introdução à Estatística
25-hidroxi Vitamina D baixa e Risco de Diabetes do Tipo 2: Um Estudo Grupal Prospectivo e Meta-análise S. Afzal, S.E. Bojesen, e B.G. Nordestgaard Fevereiro.
Internato de Ginecologia e Obstetrícia
Diabetes Mellitus - Caso Clínico 1
DIABETES MELLITUS TIPO 2
C.M. é uma mulher de 24 anos de idade com DM1 desde os 10 anos de idade, quando teve cetoacidose diabética. À época do diagnóstico, observou-se que a paciente.
QUALIDADE DE VIDA, COMPOSIÇÃO CORPORAL E ADAPTAÇÕES CARDIOVASCULARES EM INDIVIDUOS APÓS PROGRAMA DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR Coordenador(a):
Disciplina de Epidemiologia I Faculdade de Saúde Pública da USP
SOP FISIOPATOLOGIA: Hipófise não reconhece altos níveis de estrogênio.
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Profa Sheyla Fernandes
Aspectos epidemiológicos, clínicos, terapêuticos e preventivos do Diabetes Mellitus Gestacional –estudo de coorte multicêntrico.
ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS
Aula 6. Delineamento amostral
Diabetes Mellitus Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior
FUNCESI / FATEC Prevalência de Diabetes Mellitus e Fatores de Risco em Campos de Goytacazes,RJ Antes de começar: Os alunos que estão participando deste.
Inferência Estatística Básica
Risco Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo
Avaliação da Eficácia da Cirurgia de Varizes em Pacientes Idosos
“CASO CLÍNICO” MONITORIA DE CLÍNICA MÉDICA
Interferências clínicas envolvendo dosagem de glicose
Alterações do Metabolismo dos Carboidratos
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Exames de rotina para o paciente com Diabetes tipo 2
Tratamento Farmacológico no Diabetes tipo 2
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
Medidas de validade de testes diagnósticos
1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL Gestacional diabetes screening of a multiethnic,
DIAGNÓSTICO, MONITORIZAÇÃO E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
Transcrição da apresentação:

Grupo: Lívia Roale Mário Carvalho Monique Bastos Pamella Karla Utility of Glycated Hemoglobin in Diagnosing Type 2 Diabetes Mellitus: A Community-Based Study Padala Ravi Kumar, Anil Bhansali, Muthuswamy Ravikiran, Shobhit Bhansali, Pinaki Dutta, J. S. Thakur, Naresh Sachdeva, Sanjay Kumar Bhadada and Rama Walia Grupo: Lívia Roale Mário Carvalho Monique Bastos Pamella Karla

INTRODUÇÃO

O diagnóstico da Diabetes Mellitus é baseado: glicemia de jejum glicemia após 2 horas de realizado o teste oral de tolerância à glicose (TOTG), utilizando 75 g de glicose

Critérios diagnósticos da American Diabetes Association(ADA,1997) e da OMS(1999) glicose plasmática em jejum igual ou superior a 126 mg/dl. glicemia superior a 200 mg/dl no TOTG. * Os testes precisam ser repetidos em um dia posterior.

Hemoglobina Glicada Recentemente a ADA recomenda a hemoglobina glicada (HBA1c) como o teste diagnóstico. Um nível igual ou superior a 6,5% confirma o diagnóstico, mas o teste deve ser repetido no dia posterior.

Antes da HB glicada... Alta variabilidade individual (4 a 14%) Variabilidade pré-analítica, como o método de coleta Armazenamento (taxa de queda de glicose em amostras à temperatura ambiente 3 a 8 mg/dl.h Exercício e restrição calórica Dificuldade em garantir o estado de jejum antes da medição da glicemia

Depois da HB glicada ... Jejum não é necessário Variabilidade analítica é inferior a 2% Glicemia nos últimos 2 a 3 meses.

Desvantagens Exame oneroso Afetado por: Hemoglobinopatias hemólise recentes triglicérides elevados Salicilatos vitaminas C e E.

METODOLOGIA Grande estudo transversal sobre a prevalência de diabetes entre adultos em Chandigarh, cidade com a maior renda per capita da Índia. Chandigarh é uma cidade bem planejada, com 56 setores e subsetores 6 setores foram escolhidos de forma aleatória simples Em cada setor todos os adultos com idade igual ou superior a 20 anos foram selecionados para a pesquisa de diabetes mellitus com base no TOTG com 75 g de glicose

A glicemia de jejum e a obtida após o TOTG foi estimada usando um glicosímetro (Ultra 2; Johnson e Johnson, em Nova Brunswick, NJ), que foi validado. Em todos os casos, a glicose plasmática venosa foi estimada usando o método da glicose oxidase (Autoanlayzer 902; Hitachi, Tóquio, Japão).

O diagnóstico de Diabetes Mellitus teve como base os critérios da OMS,1999. O sangue para pesquisa de HbA1 glicada foi coletado em frascos de EDTA e estimada pela Bio-Rad 10 Sistema (Bio Rad, Hercules, CA), baseado em cromatografia de troca iônica.

Os coeficientes de variação intra-ensaio para os indivíduos normais e diabéticos foram de 0,81 e 0,48%, respectivamente. Os coeficientes de variação interensaio para os pacientes normais e diabéticos foram 2,35 e 1,65%, respectivamente.

Antropometria detalhada (altura, peso e circunferência abdominal) e pressão arterial foram definidos utilizando os métodos padrão. Sensibilidade e Especificidade formam a base para a análise do estudo.

Análise Estatística Sensibilidade e especificidade de diferentes níveis de corte de HbA1 glicada foram calculados. As curvas foram construídas para a população de estudo, excluindo sujeitos com diabetes mellitus conhecida. ROC curve of HbA1c in NDM subjects.