Sônia Vieira/ Ronaldo Wada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
Advertisements

CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
Prof.: Antonio Edson Martins de Oliveira
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Estatística Alexandre Lima.
Bioestatística - Introdução
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
PROF. BRENO RICARDO 2º ANO – W.S.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
CONCEITOS BÁSICOS.
Métodos Quantitativos II
Uma ação muito comum em relação ao tratamento de uma distribuição de dados é agrupamento, que consiste em agrupar conjuntos grandes de dados antes de efetuar.
ESTATÍSTICA 1.
Estatística Descritiva
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Introdução à Estatística
Curso de Introdução à Metodologia Científica
Estatística Conceitos básicos1.
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
AVALIAÇÃO DE ESTATÍSTICA EDUCACIONAL
Matemática Financeira
Matemática / Estatística
INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA
Estatística Descritiva
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Estatística Descritiva
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
Aula 5 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
ESTATÍSTICA - Princípios
ESTATÍSTICA Generalidades Novembro 2009.
Séries Estatísticas FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Tratamento de Dados.
Distribuição de Frequências
Tecnologia para Sistemas em Internet
Noções de Estatística - I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
III - Amostragem Prof. Herondino.
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
Estatística tem objeto e métodos próprios
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Estatística Básica usando o
Estatística Básica usando o
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
Prof: Wildson Cruz Blog:
Matemática Financeira
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL Estudámos distribuições de probabilidade para variáveis aleatórias discretas. No final do capítulo falaremos da distribuição binomial.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
ESTATÍSTICA.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
Distribuição de Freqüências
Distribuição. de freqüência
Módulo 1 Estatística Básica.
Distribuição de freqüências
Medidas de Ordem (Percentis, Quartis) Estatística Aplicada - Componente Prática.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Transcrição da apresentação:

Sônia Vieira/ Ronaldo Wada Bioestatística Sônia Vieira/ Ronaldo Wada

Estatística É uma ciência muito antiga, temos notícias de censos realizados há 3000 A.C. na Babilônia. As sociedades modernas acumulam grande quantidade de dados numéricos relativos a eventos sociais, econômicos, científicos, esportivos, etc. Desta forma ela é bastante utilizada na atualidade.

Partes da Estatística Estatística Dedutiva: é a parte da estatística que a partir de análises, pode inferir conclusões. Por exemplo: Pessoas com maior estatura jogam melhor Basquete Estatística Indutiva: é a parte da estatística que trata das condições em que as inferências são válidas. Como a inferência não é absolutamente certa, faz-se necessária a linguagem das PROBABILIDADES para o estabelecimento das conclusões.

Conceitos Fundamentais A Bioestatística estuda os métodos para coletar, organizar, apresentar e analisar dados na área das ciências biológicas; O principal papel da Bioestatística é estudar comportamentos coletivos e traduzir as conclusões em resultados numéricos; Nesta área é muito utilizada a ESTATÍSTICA DESCRITIVA com seus procedimentos de organizar e apresentar dados de forma conveniente e comunicativa.

Tipos de Variáveis Variáveis Qualitativas: Você tem categorias e conta o número de elementos de cada categoria. Ex: sexo, raça, etc Variáveis Quantitativas: Você obtém uma medida para cada elemento. Ex: peso, estatura, etc

COMO FAZER TABELAS

Esta é uma Tabela com uma variável – o sexo do bebê

Mais alguns componentes

Mais Conceitos Importantes UNIVERSO ESTATÍSTICO (população estatística): É o conjunto formado por TODOS os elementos que possam fornecer dados relativos ao Universo em questão; AMOSTRA: Subconjunto do Universo Estatístico.

Mais Conceitos - continuação ROL: sequência numérica crescente ou decrescente. Ex: Os cinco alunos de uma amostra apresentaram as seguintes notas na prova bimestral de bioestatística:alunoA=6,0; alunoB=4,0; alunoC=8,0; alunoD=7,0 e alunoE=8,0.Apresentando estes dados em róis temos: (4, 6, 7, 8, 8) ou (8, 8, 7, 6, 4) Podemos adotar para os róis, classes representadas por intervalos Reais que contenham o rol.

Tabela com Dupla Entrada 2 1

Tabela de Distribuição de Frequências

Agora vamos ver tecnicamente como calcular o intervalo de uma classe e suas demais características

Cálculo do número de CLASSES e sua Amplitude (isto não está no livro) ● Amplitude da Amostra (n): É o maior valor menos o menor valor ► ●Amplitude da Classe (h): É dada por ► ONDE o Número de Classes é dado por ►

Agora faça com bastante atenção o exercício a ser proposto em classe, você vai aprender novos elementos como Frequência Acumulada e Frequência Relativa