Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Advertisements

Hospital São Paulo Diretoria de Enfermagem Hospital São Paulo Diretoria de Enfermagem SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM REDE RUTE.
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
SERVIÇO DE ARQUIVO MÉDICO
As reuniões para apreciação de protocolo de pesquisa ocorrem periodicamente na última quarta-feira de cada mês. ELIANE MARQUES DUARTE DE SOUSA.
Estudo multicêntrico 11cidades, de 4 regiões brasileiras e 13 serviços ambulatoriais para aids Início março 2009 Financiamento CNPq/DECIT , PN/DSTAIDS/MS.
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
Total Care /Hospital Paulistano -Amil SP
Total Care /Hospital Paulistano -Amil SP
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
João Luiz Barbosa Nunes
Estudos Observacionais
Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A ÁREA DE SAÚDE NOÇÕES BÁSICAS
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
Stefan de Oliveira Simões
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE MEDICINA
Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI
Projeto de pesquisa Natal 2006
SEMINÁRIO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E META-ANÁLISE
Diretrizes Clínicas Nacionais
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
O papel do orientador de TCC
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5): MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI,
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
ESTRUTURA BÁSICA DO PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento de carcinoma epidermóide em sequela de Hanseniase
Controle de Infecção Hospitalar
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
BRASÍLIA, 3 de novembro de 2010
Organização da Atenção à Saúde Luiz Marcos Ribeiro 2011
Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp
RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
Classificação de risco: estratégia para reorganização da demanda espontânea na UBS Senhora do Carmo - Itabira Batista, Juliana Alves*; Ferreira, Leila.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA APLICADA A GERIATRIA
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
A História do Hipotireoidismo Congênito no Programa Estadual de Triagem Neonatal de Minas Gerais PETN-MG     Antônio José das Chagas Coordenador do.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
1 Médica Residente em Clínica Médica do Hospital Regional de Cacoal. 2 Médica dermatologista e Preceptora do Programa de Residência em Clínica Médica do.
PARACOCCIDIOIDOMICOSE BUCAL: FUNDAMENTAÇÃO/ INTRODUÇÃO
ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DA PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA POR ELETROACUPUNTURA DENTRO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA EQUIPE: Enfermeiras.
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
LiCAD – Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
Comitê de Ética em Pesquisa
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem.
PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS DE FERIDAS AGUDAS E CRÔNICAS EM PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS DE MANAUS-AM. Doutoranda: Nariani Souza Galvão. Orientadora:
CUSTOS DO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas, Florene Vale dos Anjos, Jennifer.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
CUSTO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO ESTÁGIO III E IV EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas,
ESTÁGIO CURRICULAR I FISIOTERAPIA EM ANGIOLOGIA
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA. 1 INTRODUÇÃO (3 páginas) 2 OBJETIVOS 2.1 GERAL 2.2 ESPECÍFICOS 3) REVISÃO DA LITERATURA E/OU REFERENCIAL TEÓRICO (10.
Prevalência de pé diabético em um ambulatório de cuidados com lesões Mirella de Souza Barbosa*, Maria Mayara Araújo Pereira, Jéssica Alcântara de Lira.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP Análise prospectiva por 2 anos Análise retrospectiva de 2 anos

AUTORES Alunos: Camila Maria Luna do Valle Juliana Martins Leal Lílian Viana Barbosa Luciana Antunes Chagas Mariana Boechat de Souza Pedro Pereira Neffá Orientadora: Profª Drª Jane Marcy Neffá Pinto Co-orientadora: Profª Drª Beatriz Guitton Renaud B. de Oliveira

INTRODUÇÃO As úlceras apresentam uma incidência assustadoramente elevada em relação às doenças vasculares periféricas que acometem os membros inferiores. Grande impacto socio-econômico e principalmente queda da qualidade de vida dos seus portadores. Geralmente o tratamento é somente sintomático, de custos enormes e sem resultados compensadores. Estamos interessados em obter maiores informações da frequência e causas desta patologia no Hospital Universitário Antônio Pedro buscando uma análise para propor soluções adequadas ao nosso meio.

OBJETIVOS Geral: Obter uma visão objetiva do tipo de úlceras crônicas mais freqüentes no ambulatório de dermatologia - HUAP. Específicos: Sistematizar, por meio de protocolo, o diagnóstico das úlceras no ambulatório; Verificar a incidência; Verificar as causas.

JUSTIFICATIVA Não há no ambulatório de dermatologia do HUAP uma estrutura que possa acompanhar e diagnosticar as úlceras crônicas. Os pacientes são acompanhados pela enfermagem no ambulatório de cirurgia para realização de curativos. Em conjunto com a equipe de enfermagem, poderá ser realizado um acompanhamento clínico e diagnóstico para que se obtenha resolutividade dos casos.

MATERIAIS E MÉTODOS Estudo retrospectivo com avaliação estatística Pacientes ambulatoriais que foram atendidos no HUAP e que apresentavam úlcera crônica; Aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa a Faculdade de Medicina e HUAP e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); Levantamento de dados clínicos, diagnóstico e registro fotográfico dos últimos 02 anos; Os dados serão tabulados, organizados em categorias e analisados de acordo com a literatura científica.

MATERIAIS E MÉTODOS Estudo prospectivo com avaliação estatística Avaliar clinicamente e laboratorialmente; Orientar e prescrever o tratamento adequado; Anotar, no prontuário e na Ficha de Evolução do Portador de Ferida, o quadro clínico do paciente; Acompanhar a evolução do paciente junto aos especialistas e/ou equipe de enfermagem; Registrar mensalmente com foto a evolução das lesões; Termo de consentimento.

CRONOGRAMA Os projetos estão em fase de levantamento bibliográfico. Início de seleção dos pacientes e coleta de dados em agosto de 2009. Conclusão do estudo retrospectivo em 2010. Conclusão do estudo prospectivo em 2011.

BIBLIOGRAFIA Protocolo de assistência aos portadores de feridas PMBH – Secretaria Municipal de Saúde Belo Horizonte. Dermatologia – Azulay e Azulay, 2ª edição, 2001 – Editora Artes Médicas. Síndromes Venosas Tratamento e Diagnóstico – João Batista Thomaz, 2001 – Editora Revinter ltda.