TIPOS DE PERSONALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sempre que alguém da sua
Advertisements

RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Características Biográficas:
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
ALIMENTOS. ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões)
Profª. Selma Maria da Silva
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Prof. Ms Ana Paula Orichio UCB 2012
Professor Marcelo Rocha Contin
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Capítulo 7 Diferenças individuais e personalidade
1-Virtude da correta compreensão
PIRÂMIDE DE ABORDAGENS
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
A atitude e a experiência filosófica
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
QUATI Questionário de Avaliação Psicológica
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
6ª. Aula – Cap. 7 - Personalidade e Comportamento
Comportamento Organizacional
INTELIGÊNCIA RACIONAL
A palavra conviver originou-se
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
MBTI Myers-Briggs Type Indicator
AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES
MODELO DE DECISÃO DE SIMON
ValoresSentimentosAtitudesComportamentos Caroline de Angelis.
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Mente Positiva.
Gestão por Competências
ESTILOS DE DECISÃO Prof. Elizabete Nunes.
Liderança e Relações Interpessoais
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Psicologia da Personalidade questionário
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
QUEM É O CONSUMIDOR.
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
Disciplina: Técnicas de Negociação
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
A influência de fatores humanos no Gerenciamento de Projetos
Teorias da Personalidade II Prof. Felipe Stiebler Leite Villela
Compreendendo Equipes de Trabalho
Professor Douglas Pereira da Silva
PERSONALIDADE Estudo da Psicologia.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Ciclo de vida – Anos Escolares Curso: Odontologia Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Ética.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Profº. Antonio Luiz Alexandre
Teorias Educacionais.
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
PERSONALIDADE: por que estudar?
A PERSONALIDADE HUMANA
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Liderança e Relacionamento.
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Somos todos seres sociais
Falando de Relações Interpessoais Tempo de Criança Fac. Claudia Pedral AGOSTO/13.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

TIPOS DE PERSONALIDADE

conceito Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

grande variedade de comportamentos; formas diversas de ver o mundo; as pessoas são únicas; muito em comum entre si; Teste MBTI

A definição tende a ser ampla e acaba por incluir habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, o modo de comportar- se.

Duas vertentes Tabula Rasa - John Locke Hereditariedade - base biológica e modelagem de comportamento.

As diferentes teorias são diferentes recortes de um mesmo homem, que pensa, sente, age, se autoconhece e se transforma. Não há uma teoria que englobe todos os conhecimentos acumulados nesta área de estudo e supere esta diversidade.

Carl Jung o comportamento humano não é aleatório; pode ser medido, previsto e classificado através dos tipos de personalidade; dois tipos de atitude, a extroversão e introversão; toda a atividade mental consciente pode ser classificada em quatro funções mentais; duas funções perceptivas (Sensação e Intuição) e duas funções julgadoras (Pensamento e Sentimento).

as diferenças de comportamento, que nos parecem tão óbvias, são o resultado de preferências individuais na utilização das diversas funções e atitudes mentais básicas;

Todos os tipos de personalidades são igualmente valiosos; com aspectos inerentes positivos e negativos Não existem tipos melhores ou piores, mais inteligentes ou menos inteligentes, mais saudáveis ou doentes. O conceito de tipo de personalidade, ou simplesmente tipo, tem sido usado rotineiramente nos negócios por gerentes para motivar os seus empregados, para desenvolver equipes de trabalho mais produtivas e melhorar a comunicação.

EXTROVERTIDOS OU INTROVERTIDOS

A primeira classificação dos tipos de personalidade é quanto a maneira com que interagimos com o mundo, relativo a esse quesito podemos ser: Extrovertidos ( E ) ou Introvertidos ( I )

Extrovertidos ( E ): Quem tem este tipo de personalidade são pessoas extremamente sociáveis e que gostam de conversar e interagir com outras pessoas. Não tem medo de expor suas opiniões e são muito comunicativos. Concentram a sua energia no mundo real. Introvertidos ( I ): Em geral são pessoas que se sentem melhor sozinhas, são menos sociáveis e interagem com menos pessoas. Em geral, não se abrem facilmente. Concentram a sua energia no mundo dos pensamentos.

SENSORIAIS OU INTUITIVOS

A segunda classificação dos tipos de personalidade é relativa a maneira com que observamos e absorvemos as informações do mundo, relativo a este critério podemos ser: Sensoriais ( S ) ou Intuitivos ( N )

Sensoriais ( S ): Corresponde ao tipo de personalidade mais materialista, obtém a informação através da observação de fatos e detalhes concretos. São pessoas realistas e práticas. Intuitivos ( N ): São as pessoas que tem um perfil mais imaginativo, ao invés de obter a informação através de fatos concretos, preferem observar e tirar as conclusões finais a partir dos seus próprios pensamentos e crenças. São as pessoas mais criativas e complexas.

PENSADORES OU SENTIMENTAIS

A terceira classificação dos tipos de personalidade diz respeito aos modo com que julgamos as ações das outras pessoas e também o modo com que tomamos decisões. Relativo a este critério podemos ser: Pensadores ( T ) ou Sentimentais ( F )

Pensadores ( T ): Tomam as decisões e julgam as pessoas sempre com base na lógica, em geral pesando os prós e contras da situação, são objetivos e justos, raramente deixam os sentimentos influenciarem em suas decisões. Valorizam a lógica, a justiça e a igualdade entre as pessoas. Sentimentais ( F ): Pessoas com este tipo de personalidade julgam as pessoas e tomam as suas decisões guiados pelos seus instintos e também pelos sentimentos ( decidem com base no que estiverem se sentindo no momento ). Valorizam a harmonia, a empatia não seguem regras rígidas, aceitam bem as exceções.

JULGADORES OU PERCEPTIVOS

A quarta classificação dos tipos de personalidade tem relação com o modo com que preferimos viver, se preferimos agir de forma espontânea ou se preferimos pensar bem antes de agir. Relativo a este critérios podemos ser: Julgadores ( J ) ou Perceptivos ( P )

Julgadores ( J ): Quem tem o tipo de personalidade julgador fica satisfeito depois que as decisões foram tomadas, toma decisões rapidamente, fica angustiado de deixar os problemas se acumularem. Em geral não pensa muito antes de agir, prefere se arrepender. Perceptivos ( P ): Ficam mais satisfeitos em tomar decisões bem pensadas e mais acertadas, demoram para agir. Os perceptivos ficam angustiados se tem que tomar uma decisão rapidamente. Em geral pensam bastante antes de agir, pois tem medo de se arrepender.

RESUMO

Todos nós adotamos padrões de comportamento; personalidade pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais.

Necessidades do ser humano 1) De relacionamento (p/ assegurar o cuidado mútuo, a compreensão) 2) De transcendência ( capacidade de raciocinar, imaginar, criar, - p/ superar sua natureza animal, instintiva) 3) De Segurança (solidariedade, fraternidade) 4) De Identidade ( desenvolver seu potencial) 5) De orientação (p/ pautar sua conduta)