XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP III F ó rum Internacional de Inicia ç ão Cient í fica da UNESP Plataforma de ensino de cinemática para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Advertisements

INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Tópicos de Educação Matemática A
Escola Municipal Efantina de Quadros Sólidos Geométricos
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
Danielle Domeneghetti Crepaldi Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa
IDENTIDADE VIRTUAL.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Componentes do grupo: Hilda Fátima e Tânia
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Figura 1 – Tela do Sistema CUNHA, Jerônimo Hermano Neves; SILVA, Murilo de Assis; WISNIEWSKI, Matheus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Comunidade de Aprendizagem
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Discente:Marielle Vasconcelos Machado Professora: Gilca dos Santos Vilarinho Maio/2007 Curso de Pedagogia.
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
KENNET EMERSON - JHONATTA PIETRO -
PISA (Programme for international student assessment)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Faculdade de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial - PET PET Biologia INTRODUÇÃO No Brasil, quando.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
Física Metodologia de Ensino.
TÍTULO DO SEU TRABALHO TODO CONTEÚDO DESTE BANNER É APENAS UM EXEMPLO Exemplo de integrantes: de Oliveira, Thiago Locatelli Candido1*; Riegel, Ivo M.2*;
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
1- ARAÚJO, Rosana Ap. Nogueira. ENCONTROS PRÓXIMOS: CAPTURA GRAVITACIONAL E ESFERA DE INFLUÊNCIA.. XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP III.
WIKIPÉDIA. Relé - Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em:. Acesso em: 03 fev LINAK. O que é um atuador linear? Segurança, Silêncio e Movimento.
IBGE. Caraguatatuba. Disponível em:. Acesso em 23 de abril de XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP III F ó rum Internacional de Inicia.
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
TÍTULO DO ARTIGO - GO 1 Primeiro Autor ², Segundo Autor (orientador) 3 1 Trabalho apresentado à Faculdade de Engenharia Ambiental como parte dos requisitos.
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Universidade Federal de Alagoas
Leandro Eiki Iriguchi- Kellis Germano Freitas – Ivanir Diniz Batistela Santa Bárbara -
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Hora do PISA Aloizio Mercadante 2/maio/2016.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
O papel pedagógico do órgão gestor
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Aula 2 – 05/março/2012. DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Softwares Educacionais
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP III F ó rum Internacional de Inicia ç ão Cient í fica da UNESP Plataforma de ensino de cinemática para uso em sala de aula em matéria de física do ensino médio usando Arduino Silas dos Santos Vergílio, Marco Aurélio Monteiro, Leonardo Mesquita Resultados e Discussão Conclusões Material e Método Bibliografia FACULDADE DE ENGENHARIA DE GUARATINGUETÁ A má qualidade do ensino praticado pela maioria das escolas brasileiras foi comprovada por recente pesquisa divulgada no Anuário Brasileiro da Educação Básica de Dados mostram que apenas 10% dos alunos que concluem o Ensino Médio demonstram possuir o nível de conhecimento esperado. Em relação ao Ensino de Ciências e Matemática a realidade não é diferente. No PISA (Programme for International Student Assessment), uma avaliação internacional realizada pela OCDE (Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Econômico),que envolve 65 países, fomos classificados em 53º colocado em Leitura e Ciências e 57º em Matemática Objetivos O intuito do trabalho foi desenvolver uma plataforma arduino com bibliotecas de programação prontas para a realização de experimentos de cinemática em aulas de Física do Ensino Médio. A plataforma foi desenvolvida com sucesso e aplicada em uma sala de aula do ensino médio de uma escola da prefeitura Financiamento Introdução Arduino é uma plataforma de prototipagem criada a partir do conceito de Hardware Livre como uma maneira de facilitar o desenvolvimento de aplicações que integram sensores, atuadores e processador por meio de placas de fácil uso de diferentes modelos para diferentes propostas. Figura 1 – Arduino, principal componente do projeto A biblitoeca desenvolvida conta com a possibildiade de permitir: o controle dos motores da plataforma que usa o circuito integrado de ponte H L298N; escrever no display LCD os dados a serem coletados pelo usuário; utilizar o clock interno do Arduino como cronômetro; e trabalhar trepidação do sensor. A base utilizada para montar o carrinho foi a da empresa Tamiya desenvolvida justamente para projetos educacionais. Além disso foi desenvolvido um shield para facilitar as conexões Figura 2 – Protótipo da plataforma desenvolvida Os experimentos são: determinação da velocidade média e velocidade instantânea, estudo do movimento retilíneo uniforme pelo encontro de dois móveis, estudo da aceleração e do movimento retilíneo Uniformemente Variado e o estudo do Movimento circular uniforme e variado. Figura 3 – Esquemático do experimento e do seu shield As bibliotecas, bem como o protótipo experimental funcionam corretamente e se apresentam como um importante recurso à disposição de professores de Física. 1 BRASÍLIA. Anuário Brasileiro da Educação Básica p. Disponível em Acesso em 10 de fev. de INEP. Resultados preliminares PISA Disponível em r esentacao_resultados_divulgacao.ppt. Acesso em 10 de fev. de MOREIRA, M.A. Teorias de aprendizagem. Pedagógica e Universitária: Porto Alegre, 2009.