INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização e Técnicas Comerciais
Advertisements

ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
INDRODUÇÃO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Estrutura organizacional Comércio Exterior
ESTRUTURA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
Questões sobre SFN.
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Caminhos para Exportar: passo a passo da exportação
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
Prof. Angello Reggio Neto
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
Bancos Especiais: Banco do Brasil
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO COMÉRCIO EXTERIOR NO BRASIL: SECEX. CAMEX.
SISTEMÁTICA DO COMÉRCIO EXTERIOR
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
$ Jogo do Milhão.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Sistemática de Importação e Exportação
Mercado cambial Uma importante diferença do comércio internacional em relação ao nacional, é que este último é realizado com uma mesma moeda nacional,
POLÍTICA CAMBIAL.
ENTIDADES INTERVENIENTES
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
Painel 1: Visão Panorâmica e Ações de Promoção Comercial de Serviços
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Selma Maria da Silva.
Conselho de Turismo | 2009 Tema do Debate | O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Conselho Monetário Nacional (CMN) Industrial
4 – SIST INFO COMEX.
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
Caminhos para Exportar: o passo a passo da exportação do agronegócio
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Setor de Serviços no Brasil
Sistema Financeiro Nacional
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
Mercado Financeiro: noções
Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial Departamento de Promoção Comercial e Investimentos Palestrante:
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
Mercado Financeiro e Investimentos
Tributos Internacionais
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
Cenários Ecônomicos Ministério da Fazenda e Bacen Acadêmicos de Ciências Contábeis: Caroline Saldanha, Cláudia, Gabriella Costa, Igor.
Ministério das Relações Exteriores – MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos – DPR Painel 1: Visão Panorâmica e Ações de Promoção Comercial.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
CÂMBIO E FINANÇAS INTERNACIONIAS Prof: Maria Rebono.
TECOM – ESTRUTURA DO COMEX.
Transcrição da apresentação:

INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX

7 - POLÍTICA DE COMEX 7. Órgãos intervenientes no comércio exterior: 7.1 Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior - MDIC 7.2 Ministério da Fazenda – MF 7.3 Ministério da Relações Exteriores - MRE

7 – ÓRGÃOS INTERVENIENTES O comércio exterior brasileiro é descentralizado, não possui um órgão específico para a atividade. A gestão se dá por áreas de competências, como: Política de Comércio Exterior Política Fiscal Política Financeira Política Cambial

7 – ÓRGÃOS INTERVENIENTES

7 - MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC É o ministério responsável pelas decisões e execução das diretrizes políticas de comércio e exerce sua função através do órgão gestor SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR - SECEX O MDIC foi criado em 1999 e tem como área de competência, no comércio exterior: Política de desenvolvimento da indústria, do comércio e dos serviços;

7 - MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC Políticas de comércio exterior; Regulamentação e execução dos programas e atividades relativas ao comércio exterior; Aplicação dos mecanismos de defesa comercial participação em negociações internacionais relativas ao comércio exterior; Ministro atual: Mauro Borges

7.2 - MINISTÉRIO DA FAZENDA - MF Responsável pela política monetária e fiscal, zela pela defesa e pelos interesses fazendários, de fiscalização e controle de entrada e saída de mercadoria do comércio exterior. Sua intervenção é feita através do principal órgão atuante e operacional, a RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Este órgão, que muitas vezes possui status de Ministério, atua na fiscalização aduaneira de mercadorias, produtos e bens que entram ou saem do país. É responsável também pela cobrança dos direitos aduaneiros incidentes nessas operações. Além da RFB, o MF exerce essa competência através do BANCO CENTRAL DO BRASIL – BACEN Ministro atual – Joaquim Levy

7.2 BANCO CENTRAL DO BRASIL - BACEN O BACEN é uma autarquia federal (Entidade autônoma, auxiliar e descentralizada da administração pública), vinculada ao MF e integrante do Sistema Financeiro Nacional. É a autoridade monetária e o principal executor das políticas formuladas pelo Conselho Monetário Nacional, colegiado responsável por apontar as diretrizes gerais das políticas monetária, cambial e creditícia. Além das competências de autoridade monetária, o BACEN autoriza os estabelecimentos bancários a comprar ou vender moedas estrangeiras no Brasil. Esta obrigação se dá pelo fato de no Brasil não ser permitido o livre curso de moedas estrangeiras, tanto a pessoas físicas como jurídicas. Ministro Atual – Alexandre Tombini

7.2 BANCO CENTRAL DO BRASIL - BACEN De forma prática, toda vez que um exportador ou importador for receber/pagar suas operações deverá procurar um banco autorizado pelo BACEN e comprar/vender as moedas estrangeiras recebendo/pagando em moedas nacional, operação esta firmada através de um contrato de câmbio.

7.3 - MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES - MRE Atua no marketing externo, fazendo a promoção e divulgação de oportunidades comerciais no estrangeiro, em duas frentes de trabalho: A promoção comercial das exportações brasileiras e as Negociações internacionais, sempre buscando o interesse da política externa brasileira. O MRE também é chamado de “Itamaraty” Ministro atual – Mauro Borges

7.3 - MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES - MRE SETOR DE PROMOÇÃO COMERCIAL - SECOM Atuam como "antenas" do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Itamaraty em postos estratégicos onde se localizam Embaixadas e Consulados brasileiros. Fornecendo apoio às exportações, são responsáveis pela coleta e divulgação de informações sobre demandas de importação de produtos e oportunidades de negócio, pela atração de investimentos e o apoio à participação de empresários em feiras, missões e eventos no exterior.

7.3 - MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES - MRE Os SECOMs elaboram estudos econômicos e comerciais, pesquisas de mercado para produtos, além de análises de competitividade e de concorrência nos mercados de sua jurisdição. Apoia também: - a divulgação de produtos e serviços brasileiros em eventos que se realizam em Cabo Verde; - a organização de viagens de empresários e compradores locais a feiras e eventos empresariais ao Brasil; - contatos de entidades empresariais brasileiras com empresas, agências e instituições públicas e privadas de Cabo Verde.