FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ TRANSPORTES DE PASSAGEIROS PROFª JUCELAINE AJUDA ENTRE PASSAGEIROS DE ÔNIBUS Abelardo Vinagre da Silva Hartmut Günther.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Diagnóstico da Violência no Trânsito
Advertisements

que comparava a vida a uma viagem de trem.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Segmentação de mercado
Comportamento Organizacional
A Rede Social.
Sociologia
de Programação de Linha de Ônibus
FAMÍLIA: avaliar para crescer
Ester Viana da Silva 2° PPM Como os pais influenciam os filhos na gestão de seus negócios?
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
Autores Vanessa Gomes de Lima Ana Carolina Salgado 17/10/2012
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas abertas de 2000 a 2003: 49,2% fecharam até o segundo ano de existência 56,4% fecharam até o segundo ano.
PERSONALIDADE E TRABALHO
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
O IMPACTO DA INFORMAÇÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE NO JOVEM UNIVERSITÁRIO Ingrid Rainier Lacerda Barbosa Pesquisa de Mercado.
Profa. Maria Emília Martins Silva
Economia e Mercado 2ª AULA.
Estilo de significações
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
O que é Liderança? Liderança
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
Aula 07 – Ensino Fundamental II
COMPONENTES DO TCC: DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
Poluição sonora em centros urbanos
Desenvolvimento Humano UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB) CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CCS) CURSO PSICOLOGIA ORGANIZAÇÃO: Chirley Reis Fernanda.
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Novembro, Transporte Público Transporte Público Lotados Imprevisíveis Desconfortáveis Fonte: Pesquisa de Percepção Qualitativa - Mobilidade Urbana.
EXERCÍCIOS 1) No Município de Boa Esperança, Estado de São Paulo, no ano de 1980, foram registrados 70 casos de sarampo e, no ano de 1997, 90 casos. Qual.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
As diversas formas de organização da coletividade.
Aquisição de língua estrangeira, identidades sociais e gênero: um estudo de caso marroquino اكتساب اللغة الأجنبية، والهويات الاجتماعية، والمساواة بين الجنسين:
CONFLÍTOS E DIFERENÇAS
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
6º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Novembro 2014.
Lindner Consultoria 4º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Novembro 2014.
Lindner Consultoria 2º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Novembro 2014.
8º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Dezembro 2014.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
A Importância do Transporte Urbano
Especificações Técnicas
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
REUNIÕES DE TRABALHO.
O que é CRAS?. O que é CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política nacional de assistência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Angélica Amanda Campos Seixas – Bolsista PIBIC/CNPq/UFBA Profa. Dra. Ilka Dias Bichara – Orientadora Faculdade de Filosofia.
Lindner Consultoria 3º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Novembro 2014.
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA SIMULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO POPULACIONAL EM UMA REGIÃO URBANA DOUTORANDA: Christiane Wenck Nogueira ORIENTAÇÃO: Profa.
Paradigma do carro Maior velocidade Maior eficiência Maior segurança Importância econômica Cidade como passagem e ponto de chegada.
Bicicleta e mobilidade Conhecendo os dados
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
Resultados Em São Paulo, a CET monitora mais de 30 rotas e realiza anualmente a Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) com dados de.
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Mayara T. Santos - Sociologia
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
RASTREIOS DE MASSA (SCREENING). EXAME ESPECÍFICO DOS MEMBROS DE UMA POPULAÇÃO, DESTINADO A IDENTIFICAR OS FACTORES DE RISCO OU DOENÇA NUMA FASE PRÉ- SINTOMÁTICA.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre.
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ TRANSPORTES DE PASSAGEIROS PROFª JUCELAINE AJUDA ENTRE PASSAGEIROS DE ÔNIBUS Abelardo Vinagre da Silva Hartmut Günther Universidade de Brasília EMERSON APARECIDO NACHBAR JUNDIAÍ

PESQUISA REALIZADA EM BRASÍLIA Avaliar o comportamento entre passageiros de ônibus ANALISAR O COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL Se existe ajuda entre passageiros COMPORTAMENTO DE AJUDA Pode contribuir com a qualidade do transporte público 2

COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL Tem sido motivo de estudos há muitos anos por diversos autores MILGRAN (1970) Diz que a vida agitada nas grandes cidades, comparadas a cidades menores provoca comportamentos não-sociais: entre eles, por exemplo; ajudar pessoas desconhecidas. WIRTH (1938/1996) Afirma que os aspectos de uma interação social são diferentes em decorrência de densidade, área e heterogeneidade da população 3

GANS (1962,1967, CITADO POR KORTE, 1980) Não há impacto na vida social das pessoas O caráter das interações sociais é influenciado por fatores sociológicos ( idade, classe sócio-econômica, etnia) FISCHER (1975) Acredita que morar na cidade afeta o comportamento social, mas sua ênfase recai sobre os aspectos subculturais (étnico, ocupacional e religioso) KORTE (1980) Análise psicossocial do impacto da vida urbana 4

CASO GENOVESE (1964) Trinta e oito pessoas testemunharam o ataque mas ninguém foi em seu socorro... SÉRIE DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS Objetivo: analisar a influência de variáveis ambientais e sócio- contextuais sobre a probabilidade de oferecer/receber ajuda. A IMPORTÂNCIA DE ESTUDO NO TRANSPORTE URBANO (Três aspectos importantes) 5

PRIMEIRO LUGAR Aproximadamente 60% da população urbana utiliza ônibus todos os dias SEGUNDO LUGAR Muitos usuários sentem-se prejudicados por diversos aspectos deste meio de transporte, como baixa regularidade, falta de segurança, lotação excessiva, pouco conforto, tarifas elevadas e baixa qualidade do relacionamento TERCEIRO LUGAR Considerando que a qualidade do transporte envolve um conjunto de fatores, inclusive relacionais, pode-se supor que a melhoria no relacionamento entre passageiros também contribui com a qualidade do transporte e da vida diária da população usuária de ônibus urbano. 6

PESQUISA 7

INVESTIGADO:DUAS LINHAS DE ÔNIBUS REALIZADO 40 VIAGENS Nas 40 viagens realizadas nas duas linhas existiam 70 oportunidades de ajuda OBSERVAÇÕES E ANÁLISES Em quais condições passageiros sentados auxiliariam passageiros que viajavam de pé oferecendo-se para carregar as bagagens 8

OBSERVOU-SE O NÍVEL DE AJUDA EM FUNÇÃO DAS VARIÁVEIS: a)linha de ônibus; b) existência de contato visual entre passageiros; c) localização dentro do ônibus (frente ou fundo do ônibus), de quem necessitava de ajuda; d) horário da viagem; e) o gênero do potencial ajudante. 9

HORÁRIO DE PICO Pela manhã a partir das 7 horas; A tarde a partir das 18 horas; A SELEÇÃO ACONTECEU EM FUNÇÃO DO: a) percurso por elas realizado; 1ª linha transitava apenas no centro de Brasília 2ª linha transitava do centro para a periferia b) tempo total previsto para a realização de cada viagem; 1ª linha 75 minutos 2ª linha 70 minutos c ) número médio de passageiros conduzidos por viagem; 1ª linha estudantes de 2º grau aparentemente residentes da região. 2ª linha os passageiros eram trabalhadores, possivelmente residentes da periferia. 10

RESULTADOS 11

NÍVEL GERAL DE AJUDA Foi considerado bom, se comparado com outras pesquisas e outros aspectos, atingindo uma taxa de 60%. INFLUÊNCIA DA LINHA DE ÔNIBUS A Linha de ônibus mostrou-se o aspecto mais relevante para receber, ou não, ajuda. CONTATO VISUAL COM OS PASSAGEIROS Contato visual face-a-face favoreceu a ajuda. 12

GÊNERO DO PASSAGEIRO ALVO Observou-se um maior percentual de ajuda entre mulheres. Duas pessoas de sexo oposto não favorecia o recebimento de ajuda OUTROS ASPECTOS A CONSIDERAR Pesquisa ter sido realizada dentro do ônibus; Presença de informativo no terminal pode ter influenciado Colaboração com pessoas idosas e com quem carregava bagagem 13

CONCLUSÃO Embora não se possa dizer que a qualidade de vida de uma determinada população seja função exclusiva da qualidade dos relacionamentos interpessoais, não se pode ignorar sua participação vendo que o comportamento acaba sim influenciando e de uma maneira positiva. Neste sentido, pode se analisar a qualidade dos relacionamentos pessoais como aspecto da qualidade de vida de uma cidade, observando-se a vida das pessoas em seus locais de trabalho, lazer, vizinhança etc. O bom nível geral de ajuda parece indicar que, em certas situações, moradores de áreas urbanas podem apresentar índices aceitáveis de comportamentos pró- sociais, demonstrando “responsabilidade social”. Relembrando que pelo menos 60% da população das grandes cidades utilizam o transporte público de ônibus, qualquer melhoria nesse tipo de transporte pode refletir na qualidade de vida dos usuários. 14

OBRIGADO! 15