PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Advertisements

Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
Formação do Vínculo do Médico do Trabalho como Condutor do Processo de Promoção de Saúde nas Empresas Hudson de Araújo Couto.
Violência: complexidade e subjetividade
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
Resiliência O desenvolvimento da equipe é de responsabilidade do líder e também de cada pessoa que a compõe.  A ampliação da competência pessoal é importante.
CP - Capital psicológico
VIII Congresso Mineiro de Nefrologia
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA DO HIV – A ARTE DE COMUNICAR MÁS NOTÍCIAS
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Projeto de pesquisa Natal 2006
um novo caminho para você…
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
Grupos de Acolhimento.
Estilo de significações
DIAS E HORÁRIOS DO CURSO: *Encontro quinzenal ou semanal *Sexta - feira - tarde ou sábado - tarde *Cada encontro tem 90 min. de duração *Inscrições: 081.
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
O PACIENTE ONCOLÓGICO FRENTE A ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL: UMA VISÃO GLOBALIZADORA.
Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida
Relaxamento e Visualização
Animação Sociocultural
Oficinas de criatividade para jovens em situação de risco
Teorias da Motivação O processo Motivacional
Fisioterapia Geriatrica
Gestão Estratégica de Pessoas
TEORIA DO CUIDADO DE JEAN WATSON
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
MEDITAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
QUALIDADE DE VIDA SANDRA PULINO 2013.
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
A SAÚDE MENTAL DO PACIENTE E DA FAMÍLIA NA DESCOBERTA DO DIAGNÓSTICO
Semana de Psicologia PUC – RJ O Psicólogo no Hospital Geral O Psicólogo no Hospital Geral Apresentação: Decio Tenenbaum Apresentação: Decio Tenenbaum Material.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
POBREZA, CONCEPÇÕES E DEFINIÇÕES
Modelos da prática Psiquiátrica e de Saúde Mental
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Terapia Familiar.
Profª Enfª Adriana Cristina Hillesheim
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Texto 1 – Rosane Janczura Disciplina Atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade social.
Comportamento de compra do consumidor
Comportamento Organizacional
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
O desenvolvimento do adulto
OSP I Odontologia Social e Preventiva
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
P SICOLOGIA E S AÚDE P ÚBLICA P ROFA. L ÉDICE L. O LIVEIRA PSICOLOGIA DA SAÚDE: Objetivos gerais e a formação do Psicólogo Semana 7.
twitter.com/funasa.
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8 Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira

Bibliografia Ucker P, Campio CM, Lúcia MM, Nunes T. Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva: Perspectivas e Desafios. Psicologia Ciência e Profissão, 2007, 27(4), 706-717.

Psicologia da Saúde Visa a prevenção Visa o tratamento do processo saúde-doença e à identificação dos fatores relacionados ao desenvolvimento de enfermidades Contribui para a análise e a melhora do sistema dos serviços de saúde e para a elaboração de uma política sanítária

Psicologia da Saúde É interdisciplinar, com a finalidade de realizar estudos relacionados à promoção, prevenção e tratamento da saúde do indivíduo e da população p/a melhoria da qualidade de vida (atenção primária, secundária e terciária); Objetiva: Compreender e avaliar a interação existente entre o estado de bem-estar físico e os diferentes fatores biológicos, psicológicos e sociais; Buscar entender como as teorias e os métodos de pesquisa podem ser aplicados p/ potencializar a promoção da saúde e o tratamento de doenças.

Psicologia Positiva Espiritualidade otimismo criatividade Bem-estar Imagem corporal Qualidade de vida

A Psicologia Positiva transcende o sistema de saúde vigente!! Propõe estimular o desenvolvimento das forças positivas inerentes à pessoa e sugere o investimento em intervenções nesse enfoque.

No contexto das práticas de saúde, a influência de aspectos religiosos na cura e tratamento de doenças tem sido foco de pesquisas, como forma de enfrentamento destacada para lidar com situações de adversidade, como a situação de enfermidade. É importante a escuta dos aspectos religiosos bem como dos demais aspectos do desenvolvimento humano no contexto do atendimento psicológico.

A análise estatística revela que existe uma correlação altamente significativa entre espiritualidade e saúde geral, o que demonstra que essa variável pode contribuir para a promoção de saúde e a prevenção de doença.

Estresse x Enfrentamento Coping: Refere-se a adaptação psicossocial do ser humano diante da adversidade, influenciada pelas exigências situacionais, limitações, recursos disponíveis e fatores pessoais relacionados ao significado que a pessoa atribui ao contexto. As crenças espirituais e religiosas (coping religioso) podem auxiliar na descoberta de significado na experiência da doença e no manejo do estresse: Conforto das emoções e dos sentimentos; Força, controle; Suporte emocional e senso de perseverança; Encontro de significado e aceitação da doença; Redução da culpa.

Estresse x Enfrentamento Resiliência: Capacidade individual para se recuperar psicologicamente frente às adversidades, tendo como características a flexibilidade e a versatilidade, e advém do significado que a pessoa atribui aos eventos da vida, da capacidade afetiva, e, ainda, da presença de projeto de vida, e tem enfoque positivo no desenvolvimento Então a resiliência se relaciona à espiritualidade a medida q. também contribui p/ o aprendizado e o crescimento por meio da adversidade!! A Psicologia Positiva enfatiza q. a religiosidade/espiritualidade são um dos aspectos formadores da resiliência e contribuem p/ melhoria da Q.V. por que enfatizam os aspectos (+) do desenvolvimento humano.

Na prática ... Torna-se fundamental o entendimento dos aspectos individuais e ambientais, capacidade de resiliência do indivíduo, sua rede de apoio social, enfatizando os aspectos sadios do desenvolvimento humano (emoções positivas), objetivando ressignificar a doença frente à situação de adversidade.