A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Leonardo Queiroga
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Letramento: um tema em três gêneros
Matemática para todos Educação Básica
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Teoria e Desenvolvimento Curricular “Conhecermo-nos …”
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
A música Uma jornada sonora E.E.E.F.Lions Club Porto Alegre – Farrapos
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Afinal, o que é PASTORAL da COMUNICAÇÃO?
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Educação Ambiental.
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Educação Ambiental.
Imagem Linguagem Visual
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
João Tarcísio Alves Maia Filho
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Vygotsky – Pensamento e linguagem
6LEM090 LEITURA EM LÍNGUA INGLESA Avaliação da disciplina Profa Simone Reis Dezembro Universidade Estadual de Londrina.
Linguagem e cognição: contexto social, cultural e cognitivo
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
O que é ensinar história?
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
A Importância da musicalização
Música ELEMENTOS Básicos.
Ponto de partida Capítulo 3
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Da avaliação ao acompanhamento
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Algumas dicotomias/pares binários encontrados em Respect and Science Learning Respeito/ Desrespeito Algo valorizado/ Sem valor Algo que se tem ou possui/
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Elementos básicos da linguagem
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
A Linguagem E seus termos.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA Expectativas Valorização pessoal e profissional; Colmatar lacunas na formação académica das docentes nas áreas.
Ser coordenador Ser Coordenador. Diálogo “Não há, realmente, pensamento isolado, na medida em que não há homem isolado” Paulo Freire Elaboração do pensamento:
O som ouvido, visto e sentido
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 1. Comunicação O ser humano é um ser eminentemente social. A palavra COMUNICAR deriva do latim communicare, que significa “"partilhar,
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Ricardo Breim. Cantor, arranjador, compositor, tecladista, formado em Engenharia Eletrônica, educador. Atuou na Coordenação do PAM "Projeto Alfabetização.
Marcelo S. Petraglia. Educação musical no contexto escolar.
Transcrição da apresentação:

A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação, expressão do pensamento e forma simbólica. É expresso de várias formas, não somente verbal, e se transforma continuamente. É um diálogo e não um monólogo. Em educação musical, reflete participação e colaboração entre professores e alunos (Swanwick, 1996). O ato de entender uma peça musical é extraordinariamente similar ao entendimento de qualquer texto; o entendimento requer um ato cognitivo de interpretação, de engajamento com o processo dinâmico de construção de significado. A música não é simplesmente uma ‘linguagem das emoções’, mas uma linguagem para o conhecimento humano; uma forma de conhecer, pensar e sentir, e como tal equivale a outras ‘disciplinas’. Se a música é uma linguagem, então é um modo de discurso e um ‘meio no qual as idéias sobre nós mesmos e os outros são articuladas em formas sonoras” (Swanwick, 2003).

Transformações metafóricas da Música Materiais Expressão Forma Valor Formas expressivas resultam em novas relações. Música tem “vida própria” Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos “Notas” tornam-se “melodias” A nova forma incorpora experiências anteriores Música informa a “vida do sentimento” (Swanwick, 2003, p.33, desenhos Beineke, 2006)

Transformações metafóricas da Música Materiais O trabalho com notas e outros elementos (materiais musicais, técnica e literatura sobre música) não é suficiente para vivenciar e conhecer a música. É preciso transformar notas em “melodias” com sentido musical. Materiais musicais: altura, duração, timbre, ritmo, melodia, escalas, dinâmica, textura, métrica, etc.

Transformações metafóricas da Música Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos. “Notas” tornam-se “melodias” Materiais Expressão Ao tornar notas “melodias” com sentido musical, lhes aferimos um caráter, um significado. Expressão: refere-se ao caráter expressivo da música, à comunicação de “gestos” musicais. Quando dizemos que uma música é alegre, triste, solene, dramática, majestosa, de terror, de suspense, etc., estamos nos referindo ao seu caráter expressivo. O caráter expressivo de uma obra musical é obtido mediante a manipulação dos seus “materiais”.

Transformações metafóricas da Música Formas expressivas resultam em novas relações. Música tem “vida própria” Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos “Notas” tornam-se “melodias” Materiais Expressão Forma Ao atribuir significado e sentido às notas, entendemos suas relações (frases), em seu contexto. A forma de uma obra musical diz respeito à “transformação de sons e gestos em estruturas musicais” (Swanwick, 1988), isto é, à maneira como a música está organizada. A estrutura depende da compreensão de repetições e contrastes, seqüência das idéias musicais, dos elementos que diferenciam as partes da música.

Transformações metafóricas da Música Formas expressivas resultam em novas relações. Música tem “vida própria” Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos “Notas” tornam-se “melodias” Materiais Expressão Forma Valor A nova forma incorpora experiências anteriores. Música informa a “vida do sentimento” Valor – posicionamento pessoal sobre uma determinada música ou estilo. “Com certos limites, podemos ampliar e observar a valoração musical, mas não podemos prevê-la ou planejá-la diretamente, a não ser com o desenvolvimento das outras dimensões” (Swanwick, 1994, p.126). Mas é o objetivo final do processo educativo, e se torna aparente quando há um deleite na música, quando ela é “valorizada” positiva ou negativamente, quando é entendido o significado do discurso musical enquanto uma apropriação pessoal de seu conteúdo (Swanwick, 2003).