A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação, expressão do pensamento e forma simbólica. É expresso de várias formas, não somente verbal, e se transforma continuamente. É um diálogo e não um monólogo. Em educação musical, reflete participação e colaboração entre professores e alunos (Swanwick, 1996). O ato de entender uma peça musical é extraordinariamente similar ao entendimento de qualquer texto; o entendimento requer um ato cognitivo de interpretação, de engajamento com o processo dinâmico de construção de significado. A música não é simplesmente uma ‘linguagem das emoções’, mas uma linguagem para o conhecimento humano; uma forma de conhecer, pensar e sentir, e como tal equivale a outras ‘disciplinas’. Se a música é uma linguagem, então é um modo de discurso e um ‘meio no qual as idéias sobre nós mesmos e os outros são articuladas em formas sonoras” (Swanwick, 2003).
Transformações metafóricas da Música Materiais Expressão Forma Valor Formas expressivas resultam em novas relações. Música tem “vida própria” Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos “Notas” tornam-se “melodias” A nova forma incorpora experiências anteriores Música informa a “vida do sentimento” (Swanwick, 2003, p.33, desenhos Beineke, 2006)
Transformações metafóricas da Música Materiais O trabalho com notas e outros elementos (materiais musicais, técnica e literatura sobre música) não é suficiente para vivenciar e conhecer a música. É preciso transformar notas em “melodias” com sentido musical. Materiais musicais: altura, duração, timbre, ritmo, melodia, escalas, dinâmica, textura, métrica, etc.
Transformações metafóricas da Música Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos. “Notas” tornam-se “melodias” Materiais Expressão Ao tornar notas “melodias” com sentido musical, lhes aferimos um caráter, um significado. Expressão: refere-se ao caráter expressivo da música, à comunicação de “gestos” musicais. Quando dizemos que uma música é alegre, triste, solene, dramática, majestosa, de terror, de suspense, etc., estamos nos referindo ao seu caráter expressivo. O caráter expressivo de uma obra musical é obtido mediante a manipulação dos seus “materiais”.
Transformações metafóricas da Música Formas expressivas resultam em novas relações. Música tem “vida própria” Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos “Notas” tornam-se “melodias” Materiais Expressão Forma Ao atribuir significado e sentido às notas, entendemos suas relações (frases), em seu contexto. A forma de uma obra musical diz respeito à “transformação de sons e gestos em estruturas musicais” (Swanwick, 1988), isto é, à maneira como a música está organizada. A estrutura depende da compreensão de repetições e contrastes, seqüência das idéias musicais, dos elementos que diferenciam as partes da música.
Transformações metafóricas da Música Formas expressivas resultam em novas relações. Música tem “vida própria” Sons são ouvidos como formas expressivas, gestos “Notas” tornam-se “melodias” Materiais Expressão Forma Valor A nova forma incorpora experiências anteriores. Música informa a “vida do sentimento” Valor – posicionamento pessoal sobre uma determinada música ou estilo. “Com certos limites, podemos ampliar e observar a valoração musical, mas não podemos prevê-la ou planejá-la diretamente, a não ser com o desenvolvimento das outras dimensões” (Swanwick, 1994, p.126). Mas é o objetivo final do processo educativo, e se torna aparente quando há um deleite na música, quando ela é “valorizada” positiva ou negativamente, quando é entendido o significado do discurso musical enquanto uma apropriação pessoal de seu conteúdo (Swanwick, 2003).