 É um projeto do CEPEUSP junto à fundação Ayrton Senna.  O intuito do projeto é de promover educação através do esporte.  Atende crianças carentes.

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Transcrição da apresentação:

 É um projeto do CEPEUSP junto à fundação Ayrton Senna.  O intuito do projeto é de promover educação através do esporte.  Atende crianças carentes de 10 à 16 anos.  Realizados nas seguintes modalidades: Basquete, futebol, canoagem e handebol.

Objetivo O objetivo básico da supervisão é o desenvolvimento pessoal dos técnicos e de recursos para realizarem sua tarefa.

 Cunho terapêutico e pedagógico;  Espaço comum entre as áreas da aprendizagem e da clínica;  Objetivo comum : crescimento pessoal

 O trabalho foi desenvolvido com o grupo de técnicos, ora terapeuticamente, ora pedagogicamente, com a introdução de conceitos, de forma que eles pudessem refletir sobre algum tema que estivesse sendo discutido.

 Os parâmetros são muito parecidos com os da Gestalt-Terapia;  O foco não é somente o desenvolvimento pessoal, mas também de o indivíduo poder realizar tarefas;  Desenvolvimento e aprendizagem andam juntos.

 Concentração sobre o contato: para entrar em contato com algo, é necessário o mínimo de clareza;  Estímulo à consciência (Awareness): saber o que é esse algo, o que ele significa e que sentido tem para mim;  Aqui-e-agora: qualquer atividade só pode ser desenvolvida no presente.

 Estímulo do auto-suporte: fazer um levantamento se aquilo que estou me propondo a fazer está a meu alcance;  Responsabilidade: liberdade de decisão, mas chamando para nós a conseqüência de nossos atos;  Aprendizado pelo experiência: aprender algo que o torne diferente, que me modifique.

 Espontaneidade: se abrir ao novo e permitir dar a esta novidade, possibilidades nunca antes experimentadas;  Gestalt Fechada: dinamismo entre figura e fundo. Possibilidade de resolução.  Integração: União de mente, corpo e afetos. Posicionamento enquanto uno.

 Sinergia: relacionado com a lei gestáltica de que o todo é diferente da soma das partes;  Centralização sobre a pessoa: dar atenção ao indivíduo como único.  Aprender e ensinar dialógicos: tanto o ensinamento quanto a aprendizagem devem ocorrer de forma dialógica, de igual para igual.

 2 grupos de técnicos;  Duração 3 semestres;  Questões institucionais (disputa de poder) influenciaram o trabalho.

 Organização do Projeto Esporte-Talento;  Verbas insuficientes e conseqüência disto;  Influência no trabalho dos técnicos;  Questões políticas e ideológicas (jovens também têm).

 Dificuldade dos técnicos em trabalhar como equipe;  Dificuldade de falar de si mesmo, pois vinham questões do ponto de vista técnico;  Preferência por falar de questões burocráticas, fuga de questões pessoais;  Aos poucos se apropriaram do espaço, discutindo modos de articulação como equipe

 Após 1 semestre de reuniões, os 2 grupos começaram a se diferenciar.

 Avançou significativamente;  Começou a lidar com as questões pessoais ligadas ao trabalho;  Formou um grupo coeso;  Se organizaram para garantir receita financeira suficiente para os uniformes.

 Composto por técnicos mais velhos e experientes;  Técnicos com dificuldade de se apropriar da relação afetiva com o trabalho e com os alunos;  Depois de explanadas as diferenças dos grupos, houve mobilização dos participantes que perceberam que estavam paralisados.

 Foi muito produtiva;  Propiciou desenvolvimento pessoal;  Foram discutidas questões de como melhorar o serviços para os jovens usuários.