Obs. Todas as questões servirão para debate do tema em sala de aula.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Advertisements

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR
JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO ENAP - MARÇO/2006
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Fundação Estatal Verdades e Mentiras. Essa afirmação é falsa. A Fundação Estatal está dentro da estrutura do Estado. É uma categoria jurídica da administração.
Legística I Antecedentes
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Entre a habitação social e o mercado: que lugar para o acesso à propriedade? Paulo Conceição CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Projeto PEIEX: Esse projeto vem nos auxiliar em um momento de transição muito importante, não só em razão da crise mundial econômica mas com relação as.
A Gestão Escolar no âmbito das Reformas Educacionais
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
Participação da Comunidade na cogestão da saúde pública no Brasil
Planejamento estratégico
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Micro e Pequenas Empresas
Design !? 1.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Empresa Junior.
Fonte: Gaetani, F.- Fórum Reforma do Estado-DF, 2008 Sessão Científica DCS/ENSP Síntese da Mesa: Estrutura Básica da Administração Pública e Suas Atualizações.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
GESTÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
Ministério da Cultura.
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
Problema a resolver. Aula Inicial Carlos Freire 2013 Planejamento Estratégico de Marketing.
Início da gestão de risco na PRECE em …O início da gestão de risco dentro da PRECE foi de extrema complexidade, visto termos herdados ativos.
Prof. Dr. Luiz Renato Ignarra.  As entidades do terceiro setor precisam de recursos para ser efetivas quanto para ser sustentáveis.  A existência ou.
2º Encontro de Coordenação do PNAFM em 2003 Objetivos: Preparar os municípios para : Aplicar os Procedimentos de Aquisição e Contratação do Programa Utilizar.
A DECLARAÇÃO DE CONSTITUCIONALIDADE DA LEI DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS (ADI 1923) E OS NOVOS MODELOS DE AJUSTE PREVISTOS PELA LEI.
Planejamento e gestão Alunos Hudson Mello- Jullya da Silva-
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
Administração do Terceiro Setor
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
PAPEL DOS INSTITUTOS TECNOLÓGICOS E CENTROS DE PESQUISA Sergio Salles Filho Depto. de Política Científica e Tecnológica IG/UNICAMP Novembro de 2005.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Obs. Todas as questões servirão para debate do tema em sala de aula. Exercício de fixação Obs. Todas as questões servirão para debate do tema em sala de aula.

Questão 1 Para que existe o Estado?

Questão 2 Quais são as três vertentes das teorias que cuidam da análise da finalidade do Estado ?

Questão 3 Quais são os fatores que medem o nível de competitividade de um país no cenário mundial são?

Questão 4 Elabore uma síntese sobre o significado dos termos Governo e Administração Pública.

Questão 5 Partindo do entendimento de que existe uma nítida separação entre políticas de Estado e políticas de governo no âmbito do direito constitucional brasileiro, faça uma síntese dessas distinções.

Questão 6 Elabore uma síntese dos diferentes modelos de Estado, governo e Administração Pública adotados no mundo ocidental.

Questão 7 É sabido que os estímulos provocados pelo movimento internacional de Reforma do Estado foram responsáveis pela proliferação, nos países latino-americanos, de implementações de diversas experiências na área da Administração Pública. Essas mudanças tiveram como características básicas buscar maior flexibilidade gerencial em relação à compra de insumos e materiais, à contratação e dispensa de recursos humanos, à gestão financeira dos recursos, além de estimular a implantação de uma gestão que priorizasse resultados, satisfação dos usuários e qualidade dos serviços prestados. Faça uma síntese, com base nos estudo de Ferlie et aI. (1999), sobre os quatro modelos da Nova Administração Pública.

Questão 8 No Brasil, nas últimas décadas, os modelos jurídico-administrativos, em conformidade com essas inovações, obedeceram às figuras da administração indireta (autarquias, empresas públicas) ou, até mesmo, às fundações de direito privado, de apoio à administração direta. Em uma fase mais recente, foram definidas as normas para a qualificação de entidades civis sem fins lucrativos como organizações sociais. Defina o papel das "organizações sociais".

Questão 9 Vamos debater os temas que tratam da interface entre economia e Administração Pública.