O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espaço Confinado  Vigia
Advertisements

"INDICADORES DE PERFORMANCE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO" Ivan Hecke Pereira 18 de junho.
Conceitos, âmbito e objetivo
Evolução demográfica na RMPA
Auditoria de Controles Organizacionais
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Recrutamento, Seleção e integração
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
O mais importante é a remuneração
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Estruturação de cargos e salários
Daniel Bellissimo Versão 1.0 Julho de 2012
CUSTO DO CAPITAL PRÓPRIO
POLÍTICA SALARIAL.
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
REVISÃO - RECUPERAÇÃO Turma 13MA d.
O “Ensaio de 1815” e a Lei dos Rendimentos Decrescentes
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
Comunicação e inteligência empresarial
CARGOS E SALÁRIOS Cargos e Salários é uma ferramenta estratégica para garantir uma administração de Cargos e Salários segura e consistente.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Aposentadoria Voluntária por Tempo de Contribuição Integral
Abrangência Cargos de provimento efetivo, em carreira e isolados
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO
Economia Monetária Carvalho et al (2007)
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
Fundamentos de economia
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Políticas de Segurança
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
BOLSA DE ESTUDO SENAC MINAS. OBJETIVO DO PROGRAMA Oferecer bolsas de estudo para cursos de capacitação e técnicos em vários municípios do Estado.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Administração De Salários.
NR-9 PPRA A NR 9 trata do PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O Objetivo dessa norma é garantir a saude e a integridade física do trabalhador.
CÁLCULO DO NÚMERO DE DORNAS
 O contrato não se altera, mas suas cláusulas;  A regra geral é que o contrato de trabalho não pode ser modificado unilateralmente (Art. 468 da CLT);
GESTÃO DE PESSOAS SELEÇÃO DE PESSOAS.
Análise de estabilidade de taludes
O Processo de Recrutamento
PLANO DE REMUNERAÇÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
COMO INTRODUZIR A ERGONOMIA NA EMPRESA
Conteúdo do Currículo Conteúdo do Currículo Dados Pessoais Objetivo
Projeto Ciências e a Vida Fontes e formas de Energia Aula Compartilhada.
FUNÇÃO AFIM.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
Estática Estática Histórico
1 – CONCEITO A eficiência de um empregado é avaliada “mediante comparação entre o que se espera que o empregado produza, tendo em vista as funções do.
Um giro pelo mercado de trabalho
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes
POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA
Solução Numérica de Equações
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Hartmann III Possível, necessário, contingente. Hartmann começa examinando os vários significados de: –Contingente –Necessário –Possível.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Ciclo Motivacional Profª. Tatiane Darino.
Avaliação de Cargos Consiste na determinação de um valor relativo a cada cargo, com o propósito de se constituir uma escala hierárquica para os mesmos.
FASES DE IMPLANTAÇÃO Mapeamento da Estrutura, Contexto e Necessidades da organização Envolvimento dos líderes e colaboradores da empresa na elaboração.
Tutorial: Inclusão de Produção Intelectual no Sipex O presente tutorial visa esclarecer as principais dúvidas sobre o procedimento para inclusão de Produção.
PCC - Caixa - Plano Cargo Comissionado PLANO DE CARGOS EM COMISSÃO DA Caixa (PCC) Grandes Temas.
POLÍTICA DE ADMINISTRAÇÃO SALARIAL A Política Salarial é a parte estratégica da Administração de Cargos e de Salários. A prática salarial adotada pelas.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO

O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO O SALÁRIO SE ORIGINA BASICAMENTE DO VALOR DO CARGO E, DENTRO DELE, AS EVENTUAIS VARIAÇÕES TÊM ORIGEM, DE UM LADO, NAS QUALIFICAÇÕES E, DE OUTRO, NA PERFORMANCE DOS SEUS OCUPANTES, DE ACORDO COM A POLÍTICA SALARIAL DA ORGANIZAÇÃO. O VALOR DO CARGO É DETERMINADO BASICAMENTE PELOS SEUS REQUISITOS, OS QUAIS POR SUA VEZ SÃO DETERMINADOS PELAS SUAS RESPONSABILIDADES, COMPLEXIDADES ETC. O SALÁRIO CORRETO DE UM CARGO DEVE CORRESPONDER A ESSES REQUISITOS E, SUPONDO QUE SE TRABALHE COM UM ÚNICO VALOR SALARIAL PARA CADA CARGO, O OCUPANTE, PARA FAZER JUS AO SALÁRIO, DEVE PREENCHER TAIS REQUISITOS. NESSE CASO, DEVE HAVER EQUILIBRIO ENTRE CARGO, HOMEM E SALÁRIO. CARGO = COLABORADOR = SALÁRIO.

O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO A CADA CARGO, OU A CADA GRUPAMENTO DE CARGOS DE MESMO VALOR, DEVE CORRESPONDER MAIS DE UM VALOR SALARIAL, DE MANEIRA A CONTEMPLAR DIFERENTES CONDIÇÕES DOS OCUPANTES DOS CARGOS. EXIGIR, COMO ÚNICA HIPÓTESE, QUE O OCUPANTE ESTEJA RIGOROSAMENTE DE ACORDO COM O CARGO NEM ABAIXO NEM ACIMA, É UMA POSTURA POUCO REALISTA. O QUE SE PRECISA, PORTANTO, É DISPOR DE MEIOS PARA DETERMINAR COMO O OCUPANTE ESTÁ EM RELAÇÃO AO CARGO E, ASSIM ESTABELECER O SALARIO ADEQUADO. A CADA CARGO DEVE CORRESPONDER, INICIALMENTE, UM VALOR SALARIAL RIGOROSAMENTE EQUILIBRADO COM ELE E, A PARTIR DESSE VALOR, DEVE SER ESTABELECIDA UMA FAIXA DE VALORES, COM UMA TOLERÂNCIA PARA CIMA E PARA BAIXO, PARA CONTEMPLAR DIRERENTES CONDIÇÕES DOS OCUPANTES.

O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO ASSIM, DEVE EFETIVAMENTE HAVER EQUILIBRIO ENTRE O CARGO E SEU VALOR CENTRAL. ESTANDO O OCUPANTE PRECISAMENTE DENTRO DO CARGO, O EQUILIBRIO DEVE SE ESTENDER A ELE. MUITAS SÃO AS POSSIBILIDADES DESSES TRÊS ELEMENTOS ESTAREM EM DESEQUILIBRIO. POR EXEMPLO, O CARGO PODE ESTAR EQUILIBRADO COM O HOMEM, MAS NÃO COM O SALÁRIO; O CARGO PODE ESTAR EQUILIBRADO COM O SALÁRIO E O HOMEM ESTAR ACIMA OU ABAIXO ETC. QUALQUER DESSES DESEQUILIBRIOS CAUSAM PROBLEMAS, TANTO PARA A ORGANIZAÇÃO QUANTO PARA O EMPREGADO.

O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO PORTANTO, AO ANALISARMOS QUALQUER PROBLEMA SALARIAL OU DE CARGO, DEVEMOS EXAMINAR SE HÁ DESEQUILIBRIO ENTRE OS TRÊS ELEMENTOS E, ASSIM, ATACARMOS A ORIGEM DO PROBLEMA. MELHOR AINDA É ADOTARMOS PROCEDIMENTOS QUE PREVINAM TAIS DESEQUILIBRIOS E SEUS PROBLEMAS. É CERTO, POREM QUE, PARA IDENTIFICARMOS ESSES DESEQUILIBRIOS, PRECISAMOS TER UMA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS MINIMAMENTE SISTEMATIZADA COM O VALOR DOS CARGOS DETERMINADOS E SALÁRIOS COERENTEMENTE ESTABELECIDOS.