Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ser humano é um ser social
Advertisements

ESCOLA:E.M.E.F.ANGELO CHIELE
Murilo Alvarez. NA SUA CASA DE BANHONA limpeza da sua casa de banho tenha uma atenção especial às zonasque envolvem as torneiras, aos ralos e ao chão.Limpe.
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Do campo para a cidade Migração: mudança de um lugar para outro dentro do próprio país.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
O estudo da Cultura Aulas 19, 20, 21 e 22 O estudo da Cultura  Cultura corresponde ao conjunto de saberes coletivos compartilhados e transmitidos no interior.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
O ser humano natureza ou cultura?
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Prof.: Evanildo Pitombeira
Tráfico negreiro e escravidão
Carina Ribeiro Oliveira Talissa Teixeira Coelho.  No período de escravidão no Brasil (séculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam.
AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLETORAS
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
A religião, segundo Rubem Alves Sociologia da Religião Júlio Paulo T. Zabatiero FUV
Mercado Saloio da EB de Freiria
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
E.E. Azarias Leite Projeto Baobá – A importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira. Quarto Bimestre / 2013 Disciplina:
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Toninho Vendramini Slides Apresenta um texto de minha autoria com sequência automática ÍNDIO BRASILEIRO Do Pajé ao Cacique... “ o desaparecimento de uma.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
A CULTURA ORGANIZACIONAL
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
A PRÉ-HISTÓRIA Custom animation effects: horizontal scrolling text
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
Brasil: território e sociedade. Conjunto de pessoas que vivem em determinado espaço e tempo e de acordo com certas regras Grupo de pessoas que falam a.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
Convivendo com a Diversidade Cultural
Segurança pública e Violência
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
ARTE GÓTICA.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
Paleolítico. Modo de vida- África Os primeiros homens: viviam em pequenos grupos que habitavam cavernas ou grutas. Isso garantia proteção contra animais.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
Referência: PAIVA, J. M. de. Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos. In: ______. Colonização e catequese, São.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Escravidão no Brasil História Unidade 7 4º Ano.
Transcrição da apresentação:

Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele

Diversidade cultural são os vários aspectos presentes no dia a dia, as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território. Diversidade Cultural

A dança, poderosa linguagem universal, é um meio de expressão importante desde épocas remotas. O índio dança para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria; para assinalar a puberdade de adolescentes ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outros flagelos. Dança Indígena

Os índios têm uma característica diferenciada de se vestir e se enfeitar. Penas na cabeça, saias, pinturas corporais e colares estão entre os adornos que os próprios índios confeccionam e utilizam no dia-a-dia. O visual do índio tem um sentido dentro do contexto da cultura indígena. Existem algumas vestimentas e enfeites próprios para cerimônias religiosas e rituais. Vestuário indígena

Os índios de hoje aderiram à evolução da modernidade e conforto sem abrir mão do respeito, crença e tradições culturais. Os índios atualmente AtualmenteAtualmente no Brasil distribuídos entre áreas urbanas ou territórios indígenas, alguns se mantêm afastados mantendo as tradições culturais longe da modernidade. O contato do índio com o homem branco no decorrer dos anos trouxe mudanças e hoje muitos deles vivem em suas comunidades com o auxílio da modernidade, não deixando sua cultura e tradição para trás, mas procurando viver de forma mais confortável.

NEGROS

Para o Brasil, são imensas e ainda hoje incomensuráveis as contribuições de mulheres e homens oriundos da África. Alguns dos exemplos pelo qual podemos citar da dança são: Frevo, Moçambique, Maracatu, Capoeira, Entre outros... Negros - Danças

É impossível falar da influência dos africanos sem lembrar a herança que eles deixaram para a nossa alimentação. Acarajé, mungunzá, quibebe, farofa, vatapá são pratos originalmente usados como comidas de santo, ou seja, comidas que eram oferecidas às divindades religiosas cultuadas pelos negros. Hoje, porém, são dignos representantes da culinária brasileira. As negras africanas começaram a trabalhar nas cozinhas dos Senhores de Engenho e introduziram novas técnicas de preparo e tempero dos alimentos. Negros - Culinária

Como os Negros vivem atualmente Vivem bem, com os mesmo direitos (no papel) na prática podemos haver algumas desavenças porem hoje todos conseguimos viver bem em comunidade geral no Brasil. Tanto que o Presidente dos estados unidos (EUA) é negro.

Conclusão sobre o trabalho O trabalho nos ajudou a compreender que nossa cultura, quase toda ela, depende também dos negros e dos índios, uma das características ótimas do Brasil é a mistura de culturas.

Referência Pesquisado 28/08/15 ontent&id=839:dancas-indigenas-do-brasilhttp://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_c ontent&id=839:dancas-indigenas-do-brasil Pesquisado 04/09/ Pesquisado 04/09/ Pesquisado 04/09/15 contribuicao-do-negro-no-folclore-danca-musica-literatura-e-outros/ contribuicao-do-negro-no-folclore-danca-musica-literatura-e-outros/ Pesquisado 18/09/15 contribuicao-do-negro-na-linguagem-e-culinaria/ contribuicao-do-negro-na-linguagem-e-culinaria/ Pesquisado 18/09/15 Pesquisado 18/09/15