Adriano Cintia Flavia Renata Suelyn Marketing Esportivo Adriano Cintia Flavia Renata Suelyn
Marketing esportivo no mundo A indústria esportiva é o setor que mais cresce no mundo, movimentando algo em torno de 1 trilhão de dólares
Marketing através do esporte: quando uma empresa utilizando o esporte como veiculo de marketing Marketing do esporte: quando uma entidade esportiva utiliza o marketing para atingir seus clientes, no caso torcedor, fãs, etc.
Marketing esportivo no Brasil No Brasil a indústria esportiva movimenta cerca de R$ 31 bilhões por ano, isso equivale a 3,3% do Produto Interno Produto
Como se faz Patrocínio de eventos; Apoio de eventos; Patrocínio de equipes; Patrocínio de atletas; Compra de espaço nas mídias que transmitem eventos esportivos (durante os eventos e nos intervalos); Compra de espaços físicos de exibitécnicas, no local do evento; Investimento em mídias alternativas (compra de espaço: na roupa do atleta, no boné do corredor, etc.); Licenciamento; Franquia; Promoções de venda
Quanto custa? MRV e TENDA investimento aproximadamente de R$ 6 milhões Banco do Brasil principal patrocinador do vôlei algo em torno de R$ 49.000 Banco Nacional 1,2 milhões no ano da morte do Ayrton Senna
DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL Futebol 63% R$ 205.300,00 Patrocínio times 82.630,00 Publicidade em estádio 38.000,00 Atletas 1.920,00 Eventos 1.750,00 A seleção brasileira tem aproximadamente 40% dos patrocínios. O que equivale a R$ 81.000,00.
DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL Vôlei 15% R$ 49.000,00 Superliga 22.200,00 Vôlei de praia 6.300,00 Atletas 4.800,00 Outros 1.000,00 Maior patrocinador Banco do Brasil
DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL Esporte % Valor (em Reais) Áreas Basquete 5 16.496,00 Seleção / liga - R$ 15.596,00 Atletas - R$ 900,00 Futsal 2 5.626,00 Atletas – 420,00 Esporte Motor 1 3.872,00 Atletas – 720,00 Tênis 7.900,00 Atletas – 3.300,00 Eventos – 4.600,00 Outros 12% 40.266,00
Como funciona Função “LEMBRETE”